Salah comemora recorde que “sempre perseguiu”, após superar gols de Fowler na Premier League
O egípcio marcou duas vezes contra o Manchester United e chegou a 129 gols de Premier League pelo Liverpool, superando a marca de Robbie Fowler

É consenso que Mohamed Salah não faz sua melhor temporada pelo Liverpool. Ainda assim, chegou a 22 gols por todas as competições no último domingo, na goleada por 7 a 0 sobre o Manchester United. Um resultado tão pesado que acabou deixando uma marca um pouco ofuscada: ao marcar duas vezes, Salah chegou a 129 gols em Premier League com a camisa vermelha e superou Robbie Fowler como o maior artilheiro dos Reds na era moderna do futebol inglês.
Essa não é uma era muito feliz da história do Liverpool, tanto que três dos seis maiores artilheiros são do time montado por Jürgen Klopp, que finalmente conseguiu conquistar a Premier League e quebrar um jejum de 30 anos sem títulos ingleses: Salah (129), Sadio Mané (90), em quinto, e Roberto Firmino (79), em sexto. Steven Gerrard fecha o pódio, com 120 gols, e Michael Owen é o quarto colocado, com 118. Para se ter uma ideia, Dirk Kuyt, com 51, que não era conhecido por ser artilheiro, é o nono, atrás de Luis Suárez (69) e Fernando Torres (65). A lista completa está aqui.
O impressionante é que Salah conseguiu assumir a liderança da lista em apenas cinco temporadas e meia. Fowler, também um competente goleador, defendeu o Liverpool em nove. “É muito especial. Não posso mentir. Este recorde está na minha cabeça desde que cheguei. Eu acho que depois da minha primeira temporada eu estava sempre perseguindo esse recorde. Quebrá-lo contra o United, com aquele resultado, foi inacreditável. Vou para casa comemorar com a família, tomar um chá de camomila e dormir”, disse o baladeiro atacante de 30 anos.
Questionado sobre qual o favorito dos seus 129 gols, Salah não se esforçou muito e elegeu o último que marcou contra o Manchester United no domingo, o sexto da goleada. E afirmou que é importante não deixar a goleada subir à cabeça. “É muito especial vencer o jogo, com aquele resultado, mas ao mesmo tempo, não quero que estejamos com excesso de confiança para a próxima partida. Precisamos continuar humildes e jogar e vencer o jogo porque não estamos na posição que queríamos estar. Mas espero que isso nos dê um bom empurrão para nos fazer continuar vencendo”, afirmou.
Com a saída de Mané para o Bayern de Munique e o provável fim da passagem de Roberto Firmino, que não deve renovar contrato, Klopp comemorou o feito do remanescente do seu lendário trio de ataque. “Mo Salah conseguiu algo muito, muito especial. Não deveríamos esquecer apenas porque estamos acostumados a vê-lo marcar muitos gols. Muito especial, um jogador muito especial, um garoto muito especial e ele deveria estar orgulhoso”, afirmou o alemão.
O Liverpool entrou com tudo na briga pelo quarto lugar, a três pontos do Tottenham, que tem um jogo a mais – o Newcastle está um ponto atrás, com uma partida a menos que os Reds, que voltam a campo no próximo sábado fora de casa contra o Bournemouth.