Premier League
Tendência

Saka, Odegaard e Haaland estão entre os finalistas do prêmio de craque da Premier League

Em outra votação, Arsenal, Brighton e Newcastle dominam os candidatos a melhor jogador jovem da temporada

Sem grandes surpresas, os dois times que brigaram pelo título até as rodadas finais estão bem representados entre os finalistas dos prêmios da temporada da Premier League. Bukayo Saka e Martin Odegaard, do Arsenal, e Erling Haaland e Kevin de Bruyne, do Manchester City, concorrem a craque da competição, ao lado de Harry Kane, do Tottenham, Marcus Rashford, do Manchester United, e Kieran Trippier, do Newcastle.

O Manchester City ficou com o prêmio, dado por uma combinação entre um painel de especialistas e voto popular, nas últimas três temporadas, duas vezes com De Bruyne e uma com Rúben Dias. E tem boas chances de levá-lo novamente porque precisa de apenas mais uma vitória para o primeiro tricampeonato inglês desde Alex Ferguson. O candidato mais forte é Haaland, com 36 gols e sete assistências em 33 partidas – o jogador que mais vezes marcou em uma única edição da era moderna do Campeonato Inglês. De Bruyne, com 16 assistências, não pode ser descartado.

Quando parecia que o título ficaria com o Arsenal, Martin Odegaard pintava como um possível favorito. O capitão, jovem como a maioria dos companheiros, marcou 15 vezes e teve mesmo uma excelente temporada. Bukayo Saka, com 13 gols e 11 assistências, é o outro concorrente do provável vice-campeão inglês. O último jogador dos Gunners a ganhar esse prêmio foi Thierry Henry, em 2005/06.

Apesar de todos os problemas coletivos, da bagunça no banco de reservas e de uma reta final desastrosa, o Tottenham está representado entre os finalistas porque, meio que sem tanto alarde, Harry Kane fez 27 gols até agora. Individualmente, é sua melhor marca na Premier League nos últimos cinco anos. A arrancada pós-Copa do Mundo, marcando nove vezes em dez rodadas, colocou Marcus Rashford na disputa. E na hora de escolher alguém do Newcastle, foram com um veterano e velho conhecido da liga inglesa. Kieran Trippier não tem números fenomenais, mas, aos 32 anos, foi o jogador com mais minutos na temporada dos Magpies.

Os finalistas de outros dois prêmios também foram anunciados. A Premier League honra o melhor jogador jovem da temporada, e Haaland também está na briga. Odegaard (com 24 anos) e Saka são as outras repetições, com Gabriel Martinelli fechando um triunvirato do Arsenal. Pelo Newcastle, os candidatos são Alexander Isak, que perdeu uma boa parte da temporada por lesão, mas mostrou muita qualidade quando jogou, e Sven Botman.

O Brighton, cuja especialidade é contratar e desenvolver garotos, pode levar o prêmio com Alexis Mac Allister ou Moisés Caicedo. As Gaivotas, com grande chance de Liga Europa e na briga por Champions League, colocaram o técnico Roberto de Zerbi entre os finalistas do prêmio de técnico da temporada. Ele está ao lado de Mikel Arteta, do Arsenal, Unai Emery, do Aston Villa, Marco Silva, do Fulham, Eddie Howe, do Newcastle, e, claro, Pep Guardiola, do Manchester City.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo