Premier League

‘Rúben Amorim ficou chocado com o quanto o elenco do Manchester United é ruim’

Red Devils somam outra derrota traumática com o técnico português: 4 a 1 para o Newcastle

O Manchester United acumulou outra derrota dolorosa na temporada neste domingo (13). O time tomou 4 a 1 para o Newcastle em um baile tático e individual, com o dono do St. James' Park melhor por quase toda a partida.

Apesar de um claro problema coletivo, as falhas individuais pesaram no duelo, sendo dois gols diretamente após erros de Mazraoui e Bayindir, e as críticas estão voltadas para o elenco. Foi o caminho que seguiu o ex-jogador Roy Keane em comentários na emissora “Sky Sports”.

O ídolo dos Red Devils, por onde venceu sete títulos da Premier League e um da Champions League entre 1993 e 2005, acredita que o técnico Rúben Amorim, no cargo desde setembro do ano passado, foi surpreendido pelo nível abaixo dos atletas que hoje defendem o time de Old Trafford.

— Acho que a Premier League pegou esse técnico e sua comissão técnica de surpresa. Sei que as pessoas fazem a lição de casa antes de ir a um clube, mas acho que ele entrou lá e ficou chocado com o quão ruim esse grupo de jogadores é. Você não conhece a qualidade de um grupo de jogadores até entrar e começar a trabalhar com eles — disse.

— Claro, você faz sua pequena pesquisa de fora para dentro e tem um pouco de orgulho e ego, pensando que pode melhorar os jogadores. Esse é o trabalho do técnico — completou o comentarista.

Mason Mount em ação pelo Manchester United
Mason Mount em ação pelo Manchester United (Foto: Imago)

O irlandês ainda criticou quem contratou aos atletas, pois não identificou que eles não tinham o perfil para o futebol inglês e nem ao menos tinham a experiência de atuar no país. Entre os que entraram em campo hoje, Zirkzee, Yoro, Mazraoiu, Dorgu e Ugarte chegaram nesta temporada sem nunca ter jogado na Premier League.

— Nos últimos anos, o recrutamento tem sido voltado para trazer jogadores que não jogaram na Premier League, e parece ter pegado muitos deles de surpresa. Eles parecem não conseguir lidar com as exigências, o lado físico do jogo, e a falta de gols é um grande problema — finalizou.

Rúben Amorim foca na Liga Europa, grande objetivo do Manchester United na temporada

Na coletiva após a partida, Amorim escolheu os erros como uma das razões para a dura derrota, especialmente por enfrentar um time tão qualificado como o Newcastle, mas não só isso. A atuação foi tão ruim que ele não conseguiu elencar outro entre tantos motivos para a goleada.

— Muitos erros, eles foram mais fortes nas segundas bolas e são um time melhor. Cometemos muitos erros, o que torna mais difícil vencer o jogo. É um pouco de tudo — é difícil apontar apenas uma coisa que deu errado. É muito difícil vencer times de ponta quando você comete erros para ajudá-los a marcar gols. Podemos fazer muito melhor.

Como o Manchester United é o 14º no Campeonato Inglês e não luta por nada no torneio, o grande foco da equipe é a Liga Europa, como reiterou o técnico português. Os Red Devils recebem o Lyon na próxima quinta-feira (17) e uma vitória simples classifica a equipe, já que a ida terminou empatada. Em caso de título, o clube conquista uma vaga na próxima Champions.

— Vamos nos concentrar na quinta-feira. Todos os erros que cometemos hoje não podemos repetir na quinta-feira. Entendo as críticas, não me importo. Não há nada pior do que perder jogos. As pessoas podem dizer o que quiserem. Não quero me defender, pois, se você olhar para a nossa posição na tabela, ela diz tudo. Quinta-feira é muito importante, então não me importo com o que as pessoas dizem. Perder jogos é a parte mais difícil deste trabalho — afirmou.

— Temos a chance de classificar à Liga dos Campeões, mas vai ser muito difícil. Precisamos nos concentrar nisso. Tivemos uma temporada de derrotas difíceis, então é normal nos recuperarmos, podemos fazer isso na quinta-feira. É um jogo diferente diante da nossa torcida — concluiu.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo