Premier League

Richarlison marcou de novo, mas foi o goleiro Vicario quem garantiu a vitória do Tottenham sobre o Everton

Mesmo com Richarlison marcando pela quarta vez em três jogos, o goleiro Guglielmo Vicario foi o destaque do Tottenham na vitória sobre o Everton com grandes defesas e um milagre nos acréscimos

O Tottenham realmente reencontrou o caminho das vitórias na Premier League. Após cinco jogos seguidos sem vencer, os Spurs garantiram o terceiro triunfo consecutivo ao superarem o Everton por 2 a 1 neste sábado (23), no Tottenham Hotspur Stadium, pela 18ª rodada da competição. O brasileiro Richarlison abriu o placar e marcou seu quarto gol nas últimas três partidas, enquanto Son Heung-min ampliou ainda no primeiro tempo. André Gomes, por sua vez, descontou para os Toffees.

O grande nome do confronto, no entanto, foi Guglielmo Vicario. O goleiro italiano fez grandes defesas e foi o principal responsável pelo Everton não ter buscado o empate, especialmente pelo milagre feito já no último minuto após Arnaut Danjuma acertar o travessão. Os visitantes, inclusive, foram melhores na reta final da primeira etapa e em quase todo o segundo tempo, tendo até um gol anulado por falta de André Gomes na origem do lance.

Com o resultado, o Tottenham segue se recuperando na Premier League e vai dormir na quarta colocação, com 36 pontos após 18 jogos. O Manchester City, que atualmente ocupa o quinto lugar, tem 34 pontos, mas disputou 17 partidas. Já o Everton tem 16 pontos e permanece na 16ª posição.

 Tottenham constrói a vitória no primeiro tempo

Tottenham e Everton fizeram um bom e movimentado primeiro tempo em Londres. A primeira finalização do jogo foi logo aos 30 segundos, em voleio da entrada da área de Pape Matar Sarr que acabou tranquilamente defendido por Jordan Pickford. Os visitantes responderam aos seis minutos, mas Dominic Calvert-Lewin demorou demais para concluir a jogada e acabou bloqueado por Cuti Romero no momento do chute de canhota.

Com o alto ritmo da partida, não demorou para sair o primeiro gol. Aos oito, Brennan Johnson recebeu boa enfiada de bola de Sarr pela direita e cruzou rasteiro na medida para Richarlison, que apareceu na entrada da pequena área para completar com o pé direito no canto inferior esquerdo de Pickford.

A vantagem não mudou a postura dos Spurs, que continuaram com uma abordagem direta ao atacar e chegando rapidamente ao campo de ataque. Aos 11 minutos, Brennan Johnson entrou livre dentro da área para receber cruzamento de canhota de Emerson Royal, mas não pegou bem na bola e mandou por cima do gol visitante. Já aos 17, Son Heung-min ampliou após boa jogada ensaiada em cobrança de falta pela direita. Depois de Brennan Johson receber de Dejan Kulusevski dentro da área e exigir defesa de Pickford, o atacante sul-coreano ficou com o rebote e precisou apenas chutar de primeira para balançar a rede.

A reta final da primeira etapa, por outro lado, foi totalmente dominada pelo Everton. Os Toffees exigiram ao menos duas boas intervenções do goleiro Guglielmo Vicario, sendo a melhor delas em finalização de Jack Harrison de dentro da área já nos acréscimos.

Everton pressiona muito até o fim, mas Tottenham segura a vantagem

O panorama do fim do primeiro tempo se manteve após o intervalo. O Everton foi melhor na segunda etapa e pressionou pelo empate, mas parou na trave, no goleiro Vicario e até mesmo no VAR. Logo aos quatro minutos, Calvert-Lewin balançou a rede do Tottenham ao receber dentro da área e finalizar cruzado de pé direito, mas o gol foi anulado após o árbitro Stuart Attwell ir ao monitor e perceber a falta de André Gomes em Emerson Royal na origem do lance.

Aos 16, foi a vez de James Garner ficar com a bola dentro da área após lindo lançamento de trivela de Jack Harrison e bater cruzado, mas também não deu sorte e acabou acertando a trave direita de Vicario. O Tottenham conseguiu responder aos 29 minutos, com Kulusevski ganhando a disputa na entrada da área e chutando com força de canhota, mas Pickford fez grande defesa.

Depois de muito insistir, o Everton diminuiu com André Gomes. Aos 36 minutos, o meio-campista português aproveitou a sobra dentro da área após escanteio cobrado pela esquerda e arriscou uma finalização de primeira e foi muito feliz, mandando no canto direito de Vicario. Um pouco antes, o camisa 21 já havia balançado a rede do Tottenham em chute de canhota, mas pelo lado de fora.

Após o gol, a pressão dos Toffees foi ainda maior. Vicario foi o grande responsável por assegurar a vitória dos Spurs, defendendo a batida de esquerda de Arnaut Danjuma aos 38 e, milagrosamente, impedindo que a bola entrasse já no último minuto da partida com a coxa direita depois do próprio Danjuma acertar o travessão ao completar cruzamento na pequena área.

Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo