Richarlison critica Conte ao cobrar mais minutos em campo no Tottenham e assume um risco com isso
Com declarações fortes, Richarlison entra em rota de atrito com Conte por jogar menos, mas também fez uma autocrítica sobre seu desempenho até aqui no clube

A eliminação do Tottenham diante do Milan nesta quarta-feira gerou frustração na torcida e nos jogadores e um, em particular, deu declarações muito fortes após o jogo. Richarlison, principal contratação do Tottenham na temporada, custando £ 50 milhões. Ele admite que ainda não correspondeu pelo alto valor pago, mas reclamou que não tem tido minutos o suficiente em campo e criticou o técnico Antonio Conte por tirá-lo do time. Mais: disse que deveria ter jogado nesta partida de volta da Champions League.
“Saímos da maior competição de clubes, mas a gente não pode jogar assim precisando de um gol. Acho que tinha que colocar o time para frente, principalmente no segundo tempo. E é isso, agora não tem muito o que falar, não é achar culpado, e o que resto para nós é só a Premier League mesmo. Não tem muito o que falar, é treinar amanhã cedo e ir para o próximo jogo com o Nottingham Forest”, disse Richarlison ao repórter Fred Caldeira, da TNT Sports, na zona mista após o jogo contra o Milan.
Perguntado sobre jogar pouco, Richarlison usou a opção nuclear. “Foi o que eu não entendi também. Vinha bem, em uma sequência boa, tinha duas vitórias, contra o West Ham e contra o Chelsea, e de repente me colocou no banco. Contra o Wolves me colocou cinco minutos, perguntei por que e eles não me falaram nada. Ontem eles pediram para eu fazer um teste na academia, falaram que se eu estivesse bom, ia para o jogo e chegou na hora do jogo me colocou no banco. São coisas que não dá para entender”, afirmou o brasileiro.
Perguntado se o técnico explicava para ele sobre a situação, ele disse: “Ele não fala nada, vamos ver o que ele vai falar amanhã, mas aqui também não tem nenhum bobo, sou profissional, trabalho todo dia, e quero jogar. Faltam minutos, falta tempo, essa temporada, desculpa o palavreado, mas tá sendo uma merda porque não tenho minutos. Sofri um pouco de lesões também, mas quando entro dentro de campo, dou minha vida”, declarou o atacante.
“Vinha de dois jogos bem, querendo ou não, vinha de dois jogos bem, principalmente contra o Chelsea, que joguei os 90 minutos e ganhamos a partida. Então, é isso, não tem muito o que falar, eu deveria ter jogado e não tenho que ficar chorando também não”, continuou Richarlison.
“Faltam 20 jogos, uns 20 jogos, 18 (nota do editor: na verdade faltam 12 jogos). Então é focar nesses jogos, fazer o máximo de gols possível, porque o clube pagou caro por mim e até agora eu não correspondi dentro de campo. Claro que as lesões me atrapalharam um pouco, faltaram minutos também para me colocar para jogar, mas agora é ir para casa, descansar, amanhã tem treino cedo, e vamos ver se ele me coloca como titular no próximo jogo”.
A opção de Richarlison de questionar abertamente o técnico Antonio Conte é arriscada. O italiano é conhecido por não levar desaforo para casa e jogadores como Diego Costa já sofreram com isso, sendo afastados e ficando fora do time por meses após entrar em conflito com o treinador.
O risco, porém, parece calculado, porque Conte tem sido muito questionado pela torcida, pela imprensa e sua permanência, neste momento, parece improvável para além desta temporada. Richarlison, mais do que qualquer um de nós, sabe disso. O clima para Conte pesou e a pressão sobre o treinador aumentará. Embora Conte tenha até falado depois do jogo que teme ser demitido antes do fim da temporada, isso é improvável. Assim como é improvável que ele continue no clube após o fim da temporada. O desgaste já parece grande e os resultados são bastante questionáveis e, dá para dizer, insuficientes.
O Tottenham parece em uma rota de perder a quarta posição na Premier League, o que implicaria ficar fora da próxima Champions League. Embora um dos concorrentes diretos, o Newcastle, tenha caído de produção, o Liverpool vem em crescimento, especialmente após a goleada sobre o Manchester United por 7 a 0.
Para o Tottenham, a caminhada caminha para terminar melancolicamente. E Richarlison precisará torcer para que Conte não fique, porque se não é ele quem não deve ficar no clube.
Veja abaixo a entrevista de Richarlison à TNT Sports: