Premier League

Como funcionava a rígida ‘regra dos dois quilos’ de Pep Guardiola

Gaël Clichy, ex-lateral do Manchester City, relembrou sua curta (mas intensa) experiência com Guardiola no clube inglês

Gaël Clichy, lateral-esquerdo que defendeu o Manchester City de 2011 a 2016, revelou em entrevista ao canal “The Coaches Voice”, do YouTube, as exigências de Pep Guardiola no vestiário dos Citizens e sua preocupação em cuidar dos detalhes. Já aposentado do futebol, o ex-jogador, que hoje é treinador adjunto da Seleção Francesa sub-21, explicou a “regra dos dois quilos” do comandante espanhol.

– Se você pesava dois quilos a mais do que ele considerava seu peso máximo, você não treinava. No futebol, você sempre ouve os treinadores dizerem: ‘Se você está acima do peso, não treina’. Um jogador importante, a norma é varrida para debaixo do tapete porque eles precisam desse jogador. Com Pep Guardiola, se você estava dois quilos acima do peso que deveria ter depois de terminar o trabalho duro e a alimentação adequada da pré-temporada, você não treinava. Eu vi jogadores que não treinaram durante duas semanas -, disse Clichy.

Clichy, atualmente com 38 anos, relembrou seu período na Premier League. O francês afirmou que quando se transferiu para o Manchester City em 2011, o futebol já tinha mudado bastante. Sobre Pep Guardiola, ele elogiou o método de trabalho, mas admitiu que gostaria de ter tido mais tempo com o treinador.

– Juntei-me ao Arsenal quando tinha 18 anos, em 2003. Quando assinei pelo Manchester City em 2011, o futebol já tinha mudado (…) O meu último ano no City foi a primeira temporada de Pep no clube. Joguei mais jogos com ele numa temporada do que com qualquer outro treinador do City. Tenho sentimentos opostos em relação ao meu ano com Pep Guardiola. Sou grato pelo que aprendi sob sua liderança, mas gostaria que tivesse sido mais de uma temporada.

Guardiola dando instruções para Clichy na beira do campo (Foto: Icon Sport)

Carreira de Gaël Clichy

Revelado pelo Cannes, Gaël Clichy foi contratado pelo Arsenal em agosto de 2023 depois de se destacar pelo clube francês. Nos Gunners, o lateral-esquerdo fez parte do histórico time campeão da Premier League de 2003/2004. Venceu ainda uma Copa da Inglaterra (2004/05) e uma Supercopa da Inglaterra (2004). Ao todo, disputou 264 partidas com a camisa da equipe londrina, marcou dois gols e concedeu 11 assistências.

Em 2011, Clichy resolveu mudar de ares na Inglaterra. Trocou o Arsenal pelo Manchester City em uma transferência que girou na casa dos 7,5 milhões de euros. Na época, os Citizens iniciavam seu processo de crescimento. O clube recebeu um investimento financeiro considerável após sua aquisição pelo Sheik Mansour bin Zayed Al Nahyan, através do Abu Dhabi United Group, em agosto de 2008. O jogador francês fez parte do começo de uma caminhada de sucesso. Afinal, hoje os Citizens dominam a Premier League e são considerados um dos principais times da Europa.

Clichy deixou o City no dia 30 de junho de 2017, depois de um período de seis anos em que ajudou o clube de Manchester a conquistar dois títulos de Premier League (2011/12 e 2013/14), duas Copas da Liga Inglesa (2013/14 e 2015/16) e uma Supercopa da Inglaterra (2012). Foram 203 jogos, com três gols e 14 assistências.

O lateral francês se aposentou em julho de 2023. Antes disso, defendeu mais duas equipes: İstanbul Başakşehir (Turquia) e Servette (Suíça). No time turco, fez sucesso. Disputou 113 partidas (de 2017 a 2020) e venceu o título da Süper Lig de 2019–20.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo