Premier League

A performance da árbitra Rebecca Welch rendeu até elogios de Kompany: ‘Feliz por fazer parte’

Na vitória do Burnley por 2 a 0 sobre o Fulham, Rebecca Welch se tornou a primeira mulher a apitar um jogo de Premier League

A partida entre Fulham e Burnley, disputada no sábado (23) pela 18ª rodada da Premier League em Craven Cottage, foi histórica. Não pela vitória por 2 a 0 dos Clarets, que não venciam há três partidas e agora não estão mais na lanterna, mas sim pela participação da árbitra Rebecca Welch, que se tornou a primeira mulher a apitar um jogo da competição.

A inglesa teve um bom desempenho, sem decisões polêmicas, intervenção do VAR ou críticas por parte dos jogadores ao apito final. Foram três cartões amarelos apresentados, sendo dois para os donos da casa e um para os visitantes. A atuação foi tão boa que até rendeu elogios de Vincent Kompay, ex-zagueiro e atualmente treinador do Burnley.

— Queria parabenizá-la porque além do desempenho é um grande momento. Eu disse que quando você está no jogo não é sobre o árbitro, não é sobre o treinador, é sobre os jogadores, mas depois do jogo é justo dizer que este é um momento marcante e que pode haver muitos mais — afirmou o belga na entrevista coletiva após a partida.

— A melhor coisa sempre será quando as pessoas forem julgadas pelo mérito, mas é preciso ter uma prioridade. Muito bem, estou feliz por fazer parte deste momento — completou.

Marco Silva, comandante do Fulham, não se alongou tanto ao falar sobre a arbitragem de Welch, se limitando a dizer que “foi normal”. Tendo em vista que a atuação de um juiz só costuma ser assunto em coletivas quando é considerada ruim ou ao menos questionável, isso não deixa de ser um bom sinal.

Com a vitória por 2 a 0, o Burnley chegou a 11 pontos e agora é o 19º colocado da Premier League. A primeira equipe fora da zona de rebaixamento é o Nottingham Forest, com 14 pontos, mas vale lembrar que o Luton Town tem 12 pontos e um jogo a menos que os demais adversários. O Fulham, por sua vez, tem 21 pontos e ocupa o 13º lugar.

Rebecca Welch já fez história antes

Apitar o embate entre Fulham e Burnley foi histórico, mas Rebecca Welch já havia quebrado paradigmas no futebol anteriormente. Em 2021, ela se tornou a primeira árbitra a comandar um jogo da Championship, a segundona inglesa. No ano seguinte, repetiu a dose ao ser a estreante entre as mulheres em uma partida da FA Cup, a Copa da Inglaterra.

Aos 40 anos, Welch é considerada uma das melhores árbitras da Inglaterra e é recorrente em jogos da Women’s Super League, o campeonato inglês feminino, e da Women’s Champions League, a versão feminina da competição continental. Apesar do prestígio, ela infelizmente também não escapa dos lamentáveis episódios de violência contra a mulher no futebol (e em todo o mundo).

No fim de novembro, dois adolescentes de 17 anos foram presos sob suspeita de direcionar cânticos misóginos para Rebecca Welch durante o confronto entre Birmingham City e Sheffield Wednesday, pela 17ª rodada da Championship. Antes da partida, o Birmingham já havia emitido um comunicado solicitando que os torcedores não gritassem ofensas para a árbitra, coisa que já havia acontecido na última vez que ela havia apitado no estádio St. Andrews.

Foto de Felipe Novis

Felipe Novis

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo