Premier League

Próximo de retorno aos gramados, Martinelli empolga Arteta: “Ele é puro entusiasmo, energia e gols”

Mikel Arteta não está vivendo seu melhor momento no comando do Arsenal. Seu início de trabalho na temporada passada foi promissor, e aquela campanha terminou em título de Copa da Inglaterra, o que automaticamente aumentou as expectativas sobre o que poderia apresentar em sua primeira temporada completa à frente dos Gunners. A jornada até agora em 2020/21, no entanto, tem sido frustrante, e o técnico espera em breve contar com um importante impulso para dar a volta por cima: o retorno aos gramados de Gabriel Martinelli.

O brasileiro, de apenas 19 anos, não joga desde março, tendo sofrido lesão durante a preparação para o reinício da Premier League, que aconteceu em junho. A contusão grave no joelho o deixou de fora de todos os jogos dos Gunners desde então, mas o garoto já tem participado de treinamentos, cada vez mais próximo do retorno definitivo.

Arteta parece ser um grande apreciador não apenas do futebol de Martinelli, mas também de sua mentalidade, e afirma que o brasileiro deu uma nova energia aos treinamentos no CT de London Colney.

“O Gabi é puro entusiasmo, energia, crença, carisma e gols. Ele é isso. Ele está conosco no centro de treinamento, conosco nas sessões de treino, e a energia é diferente (com ele presente), porque ele vai a cem por hora”, comentou Arteta em entrevista coletiva prévia ao duelo com o Everton, marcado para este sábado (19).

O treinador basco prevê que a volta iminente do atacante será uma grande adição aos Gunners e destaca sobretudo a atitude do brasileiro para confirmar isso: “Ele tem paixão, seu jeito de jogar e é uma ameaça (aos adversários). É um jogador de que estamos sentindo falta, porque ele traz algo especial ao time. Ele contagia com sua atitude, e acho que será um grande impulso quando ele estiver disponível novamente”.

Martinelli tem sido lentamente reintegrado à equipe. No início deste mês, dez dias atrás, participou durante 45 minutos de uma partida do time sub-23 do Arsenal, contra o Wimbledon, e deve estar no duelo desta noite de sexta-feira contra o Leicester sub-23.

Na temporada passada, o brasileiro impressionou por seu impacto em campo mesmo tendo acabado de chegar ao clube, dando um salto enorme do modesto Ituano à primeira divisão inglesa. Em 26 partidas na campanha 2019/20, marcou dez gols e deu quatro assistências.

Em uma equipe que tem sofrido, entre outras coisas, pela falta de eficácia lá na frente, com apenas 11 gols marcados em 13 jogos na Premier League e ocupando a 15ª colocação na tabela, Martinelli pode ser de fato a peça que faltava para começar a resolver pelo menos os problemas ofensivos.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo