Premier League

Torcedores de (quase) todas os times da Premier League se unem em protesto

Fãs de 19 equipes da primeira divisão inglesa prometem protestos nas arquibancadas nas duas próximas rodadas

Grupos de torcedores de diversos clubes da Premier League preparam protestos nos jogos dos dois próximos fins de semana da competição. O motivo de tal insatisfação coletiva? O aumento do preço dos ingressos.

Ao todo, 19 das 20 equipes da primeira divisão inglesa aumentaram os preços dos tickets para atual temporada, com exceção do Crystal Palace. No último sábado (19), inclusive, fãs do Tottenham e do West Ham deram início ao protesto, antes da bola rolar em Londres. O mesmo aconteceu na partida entre Aston Villa x Everton.

Dados coletados pela Associação de Torcedores de Futebol do Reino Unido (FSA) revelam um crescimento médio de 7% nos custos das entradas, embora certos aumentos — particularmente ingressos com desconto — sejam significativamente maiores.

Os protestos previstos para as próximas semanas fazem parte da campanha Stop Exploiting Loyalty — ‘Pare de explorar a lealdade' em português.

Torcedores de quase todos os clubes da Premier League aderem à campanha Stop Exploiting Loyalty
Torcedores de quase todos os clubes da Premier League aderem à campanha Stop Exploiting Loyalty (Foto: IMAGO Images)

‘A Premier League e seus clubes precisam ouvir essa mensagem'

Engajada na causa, a FSA saiu em defesa dos torcedores. Tom Greatrex, presidente da associação, criticou veementemente a postura mercadológica da Premier League e dos 19 clubes.

— A Premier League e seus clubes realmente precisam ouvir esta mensagem. Os clubes devem valorizar e recompensar a lealdade dos torcedores em vez de explorá-la. Os fãs acham que os clubes geralmente se preocupam mais em atrair visitantes ocasionais que pagam uma fortuna por um ingresso e gastam fortunas na loja do clube, quando deveriam estar procurando recompensar aqueles que vão semana após semana, ganhando ou perdendo — disse Tom, antes de concluir:

— Uma década atrás, a FSA garantiu um teto de preço de 30 libras para visitantes na Premier League, e nós imploramos aos clubes que falassem com seus torcedores e encontrassem novas maneiras de garantir que o futebol fosse acessível para todos.

Panfleto da campanha Stop Exploiting Loyalty
Panfleto da campanha Stop Exploiting Loyalty (Foto: IMAGO Images)

Exemplos de clubes que aumentaram os preços dos ingressos

O Nottingham Forest é um dos casos que mais chama atenção. A diretoria do time aumentou os preços em 20% em relação à temporada passada.

O Tottenham, por sua vez, encerrou a ajuda aos torcedores jovens e idosos. Tal ação, segundo o grupo de torcedores dos Spurs, economizou ao clube londrino cerca de três milhões de libras, mesma quantia que o presidente Daniel Levy recebe anualmente, como bônus.

— As ações das próximas duas semanas são uma resposta direta aos aumentos e ataques à ajuda preferencial em tantos clubes — garantiu a FSA em comunicado.

Em Manchester, tanto o United quanto o City elevaram os preços de seus tickets mais baratos para toda a temporada, antes do início da Premier League 2024/2025. Os Citizens subiram 10,4% — de 385 para 425 libras. Já os Red Devils viabilizaram um aumento de 5% — de 551 para 579 libras.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo