Premier League

Premier League entra em estado de alerta e pede cautela dos clubes

Aviso para funcionários estarem alertas para possíveis atentados acontecem durante o Ramadã e após os ataques recentes ocorridos na Rússia

Se os ataques recentes em Moscou atribuídos ao Estado Islâmico, ocorridos em 22 de março, com 137 pessoas mortas, deixaram praticamente todos os grandes países europeus em estado de alerta, não foi diferente com o mundo do futebol. No último sábado (30), antes do início da rodada da Páscoa, a Premier League pediu para que os clubes aumentassem a vigilância em torno dos estádios e que denunciassem quaisquer atividades suspeitas.

Segundo o tabloide Daily Mail, eles também foram instruídos para informarem seus funcionários sobre possíveis atentados, para que eles estivessem vigilantes e preparados para possíveis medidas de emergência. Os organizadores do campeonato inglês usaram o atentado na capital da Rússia como ‘exemplo dos grandes ataques complexos que ainda aconteceram no mundo ocidental' e que era necessário maior cuidado ‘devido à vulnerabilidade das multidões nos estádios por conta do número de pessoas em um só lugar e pelas ameaças contínuas do Estado Islâmico'.

Jornalista exilado foi esfaqueado na Inglaterra

O dia anterior foi de muita tensão na capital britânica devido a um atentado. Pouria Zeraati, jornalista iraniano exilado no Reino Unido, foi esfaqueado na última sexta-feira em Wimbledon. Ainda investigando o caso, a polícia disse que não era clara a motivação do crime, mas afirmou que oficiais especializados em contraterrorismo estavam envolvidos na investigação devido às constantes ameaças feitas a iranianos que moram no país.

E a vigilância contínua provavelmente deve se estender até a próxima semana. No comunicado, a Premier League destacou os comentários de Abu Hudhaifa Al-Ansari, líder do EI, que pediu para ‘lobos solitários' atacarem cristãos e judeus nos Estados Unidos, na Europa e em Israel durante o período do Ramadã, sagrado aos muçulmanos.

O que é o Ramadã?

O período remete ao nono mês do calendário islâmico, e é considerado sagrado por supostamente ter sido na época em que o Arcanjo Gabriel entregou os primeiros versos do Alcorão ao profeta Maomé. Em 2024, o Ramadã começou em 11 de março, e vai até a próxima terça-feira, no dia 9 de abril. Durante esse período, muçulmanos ao redor de todo o mundo se abstêm de comer, beber, fumar e ter relações conjugais do nascer ao pôr do Sol.

Não só nos estádios da Premier League, como em todo o mundo, o estado é de olhos abertos com possíveis novos ataques terroristas. Mas tentando prevenir os milhares de torcedores que vão semanalmente aos estádios semanalmente, a organização do campeonato inglês tenta, mesmo com limitações, evitar tragédias onde multidões acompanham os seus jogos.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson PimentelRedator de esportes

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo