Após 12 rodadas, Premier League tem apenas segundo técnico demitido
Erik Ten Hag, no Manchester United, e Steve Cooper, no Leicester, são únicas demissões em mais de três meses de temporada
Se no Brasil a cultura da troca de técnicos é comum praticamente a cada semana, na Inglaterra a roda gira diferente. Uma prova é que nas 12 primeiras rodadas, com mais de três meses da temporada 2024/25, apenas dois times da Premier League demitiram treinadores — a essa altura, o Brasileirão já tinha sete saídas.
O mais recente foi o inglês Steve Cooper, demitido do Leicester neste domingo (24), um dia depois da derrota por 2 a 1 para o Chelsea. O treinador e sua comissão estavam no cargo desde julho, quando Enzo Maresca deixou o campeão da segunda divisão inglesa na última temporada para assumir justamente os Blues.
— O Leicester City se desligou de Steve Cooper, que deixa seu cargo de técnico do time principal com efeito imediato. O assistente técnico Alan Tate e o técnico e analista Steve Rands também deixaram o clube. Eles partem com nossos agradecimentos por suas contribuições durante seu tempo no clube e com nossos melhores desejos para o futuro. — anunciou o clube.
Os Foxes estão em 16º com 10 pontos, um a mais que o Ipswich, o primeiro time dentro da zona de rebaixamento. A equipe será treinada pelo interino Ben Dawson até ser definido o substituto.
— O time principal será comandado pelo técnico do Ben Dawson, apoiado pelos auxiliares Danny Alcock e Andy Hughes, enquanto o clube inicia o processo de nomeação de um novo técnico, que esperamos concluir o mais rápido possível. — concluiu o Leicester em comunicado.
Leicester sob o comando de Steve Cooper:
- 15 jogos, 3 vitórias, 5 empates e 7 derrotas
- 16º colocado na Premier League e eliminado na quarta rodada da Copa da Liga Inglesa para o Manchester United
Manchester United foi o primeiro time a demitir na elite inglesa em 2024/25
Antes de Cooper, Erik ten Hag foi o primeiro técnico do Campeonato Inglês 24/25 a ser demitido. O holandês deixou o United após apenas nove rodadas da competição, acumulando um início negativo de temporada não só na PL, mas também na Liga Europa. Ele estava no cargo desde o meio de 2022.
Os Red Devils inicialmente foram comandados pelo interino Ruud van Nistelrooy, enquanto o português Rúben Amorim assumiu a partir do meio de novembro, estreando com empate com o Ipswich hoje.
Obviamente que a lista deve aumentar até o fim da temporada. Os técnicos dos times do Z4, no caso Russel Martin (do lanterna Southampton), Oliver Glasner (do 19º Crystal Palace) e Kieran McKenna (18º Ipswich), estão sempre no radar, mas também é importante acompanhar o decepcionante West Ham de Lopetegui e outros times da parte de baixo da tabela.
Os técnicos demitidos ou que saíram do cargo no Brasileirão 2024 até a 12ª rodada
- Fernando Diniz (Fluminense)
- Cuca (Athletico-PR)
- Ramón Díaz (Vasco)
- Álvaro Pacheco (Vasco)
- Jair Ventura (Atlético-GO)
- Léo Condé (Vitória)
- Thiago Carpini (São Paulo)
Todos os técnicos da Premier League 24/25
- Arsenal — Mikel Arteta
- Aston Villa — Unai Emery
- Bournemouth — Andoni Iraola
- Brentford — Thomas Frank
- Brighton — Fabian Hürzeler
- Chelsea — Enzo Maresca
- Crystal Palace — Oliver Glasner
- Everton — Sean Dyche
- Fulham — Marco Silva
- Ipswich — Kieran McKenna
- Leicester City — Ben Dawson (interino substituindo Steve Cooper)
- Liverpool — Arne Slot
- Manchester City — Pep Guardiola
- Manchester United — Rúben Amorim (substituindo Erik ten Hag)
- Newcastle — Eddie Howe
- Nottingham Forest — Nuno Espírito Santo
- Southampton — Russell Martin
- Tottenham — Ange Postecoglou
- West Ham — Julen Lopetegui
- Wolverhampton — Gary O'Neil