Para Giggs, United pode demorar 15 ou 20 anos para conquistar novamente a Premier League
O Manchester United conquistou o seu último título da Alex Ferguson se aposentou. Desde então, o clube tem patinado para retomar o caminho dos títulos, o que conseguiu com Louis van Gaal e com José Mourinho, mas sem a conquista da Premier League. Vieram títulos da Copa da Inglaterra, Copa da Liga e da Liga Europa. Para um dos maiores vencedores da história do clube, Ryan Giggs, que conquistou 13 títulos do Campeonato Inglês, pode demorar 15 ou até 20 anos para ver o United novamente no topo da liga local.
“Pode demorar 15 ou 20 anos antes que você perceba, especialmente se (Jürgen) Klopp e (Pep) Guardiola ficarem por aqui”, disse Giggs durante o podcast The Greatest Game, com Jamie Carragher. “Eles têm os recursos e os jogadores, então temos o Liverpool para olhar quando eles foram campeões em 1990, pensaram que voltariam a ganhar logo”, afirmou o galês.
“Mesmo Klopp levou quatro anos e meio para vencer – leva um tempo longo. Você tem que pensar sobre o que Klopp fez”, analisou ainda o ex-camisa 11. “Ele melhorou o time a cada temporada ou ganhou um troféu como a Champions League e então você viu as melhoras, então a pressão diminuiu um pouco”, continuou. “Todo técnico e contratação é vista como alguém que vai ganhar a liga para nós e não é assim”.
“O melhor sentimento que eu sempre tive foi sair de Anfield depois de vencer, mesmo se o Liverpool não fosse o melhor time naquela época”, afirmou Giggs. “Eu joguei pelos garotos do Salford e nossos jogos mais difíceis eram contra o Bootle, Liverpool, Kirkby, Sefton”, disse ainda o ex-jogador. “Assim que você fosse para o East Lancs (região da Inglaterra), era uma mentalidade, será um jogo difícil e um teste não apenas da habilidade futebolística, mas também sua força mental”.
O Liverpool conquistou o Campeonato Inglês em 1989/90 e só voltou a conquistar o título em 2019/20. Nesse tempo, o clube conquistou duas vezes a Champions League, em 2004/05, e depois em 2018/19. A busca pelo título local teve capítulos dramáticos, como na temporada 2013/14, quando o ídolo maior do time, Steven Gerrard, escorregou em uma derrota para o Chelsea em Anfield, no que ficou marcada como a derrota que destruiu as chances do time de Brendan Rodgers na época.
O Manchester United já completou sete anos sem o título da Premier League. A perspectiva, no momento, não é boa para os Red Devils. O time parece bastante atrás dos rivais Liverpool e Manchester United em termos de força para a disputa do título. É possível que a conquista da liga realmente ainda leve algum tempo, mas os torcedores certamente esperam que o tempo não seja tão grande quanto a possibilidade colocada por Giggs.