BundesligaPremier League

O Brentford se prepara para a saída de Raya e anuncia Flekken, um dos principais goleiros da Bundesliga nos últimos anos

O Brentford pagou a cláusula de rescisão de Mark Flekken, do Freiburg, o que indica também a iminente saída de David Raya

O Brentford não conquistou vaga nas copas europeias, mas fez uma campanha tão boa quanto as de Brighton e Aston Villa, surpresas da Premier League na próxima temporada continental. As Abelhas já tinha ido muito bem em sua reestreia na primeira divisão inglesa, com o 13° lugar na tabela. Agora, a equipe de Thomas Frank conseguiu somar 13 pontos a mais e saltou para a nona colocação. Naturalmente, alguns dos destaques do elenco se tornam mais visados. E os alvirrubros iniciaram um trabalho de reposição. Nesta quarta-feira, anunciaram a contratação do goleiro Mark Flekken, destaque do Freiburg nas últimas temporadas. Ao que parece, vem para ser o substituto de David Raya, herói do time nos anos recentes.

Flekken desembarca na Premier League como um investimento notável. O goleiro custou €13 milhões aos cofres do Brentford, o preço de sua cláusula de rescisão. Firmou-se como um dos principais goleiros da Bundesliga nas duas últimas temporadas, importante para as ótimas campanhas do Freiburg no campeonato. Também mostrou serviço na Copa da Alemanha e na atual edição da Liga Europa. Carrega boa experiência, com algumas convocações para a seleção holandesa desde 2021, apesar da surpreendente ausência na Copa do Mundo.

“Estamos muito felizes por termos contratado Mark. Ele é um jogador de muita qualidade, que fortalecerá nosso grupo de goleiros. Tem muita experiência e se junta a nós após duas grandes temporadas com o Freiburg, que fez uma campanha de primeiro nível na Bundesliga. Ele foi importante no time e agora está chegando ao Brentford. Esperamos tornar o grupo cada vez melhor. É ótimo sob as traves e confortável com a bola nos pés. Sua saída de jogo é muito impressionante”, avaliou o técnico Thomas Frank.

Flekken possui uma trajetória curiosa. Apesar de nascido nos Países Baixos, ele chegou ao futebol alemão ainda nas categorias de base. Passou pelo Alemannia Aachen e pelo Greuther Fürth, antes de se destacar no Duisburg que conquistou o acesso para a segunda divisão em 2016/17. Foram duas temporadas com os alviazuis, até ser contratado pelo Freiburg em 2018/19. Flekken permaneceu como reserva de Alexander Schwolow durante as duas primeiras temporadas na Floresta Negra. Quando deveria virar o titular após a venda do colega ao Hertha Berlim, sofreu uma grave lesão no cotovelo em 2020/21, que o tirou da temporada praticamente inteira. Ainda assim, deu a volta por cima a partir de sua recuperação em 2021/22.

Segundo a tradicional pontuação da revista Kicker, Flekken foi o sétimo melhor goleiro da Bundesliga na temporada 2021/22, à frente de nomes mais badalados como Gregor Kobel e Peter Gulácsi. Já nesta temporada, a publicação considerou o goleiro do Freiburg como o segundo melhor do campeonato, somente atrás de Kobel. Por vezes comete seus deslizes, mas a regularidade é grande. Possui como trunfos a enorme agilidade e também a qualidade para atuar com os pés – o que certamente foi um diferencial no negócio feito pelo Brentford. Em 96 partidas na Floresta Negra, o holandês passou 30 jogos sem sofrer gols. Foi importante especialmente na caminhada às semifinais da Liga Europa.

Com a saída de Mark Flekken, o Freiburg deve promover ao time principal o jovem Noah Otubolu. O garoto de 21 anos é visto como uma das maiores promessas da posição na Alemanha. Integra as seleções de base desde o sub-17 e é o atual titular da Mannschaft no sub-21. Além disso, Otubolu ganhou rodagem no time B do Freiburg. Participou do acesso à terceira divisão há duas temporadas e, em 2022/23, teve grande papel na campanha que rendeu o vice-campeonato à filial na terceirona. Outra opção mais experiente é Benjamin Uphoff, de 29 anos, reserva direto de Flekken nesta temporada.

Já o Brentford, aparentemente, se prepara para a saída de David Raya. O espanhol de 27 anos foi um dos principais responsáveis pela conquista do acesso na Championship e fez duas ótimas temporadas na Premier League, mesmo atrapalhado pelas lesões no último ano. Totalmente recuperado, foi o titular nos 38 jogos da atual campanha, com 46 gols sofridos e 12 partidas sem ser vazado. Valorizado, é especulado em clubes como o Manchester United, o Chelsea e o Tottenham. As Abelhas devem aproveitar para capitalizar. Entre os reservas atuais há a alternativa de Thomas Strakosha. O albanês chegou ao fim de seu contrato com a Lazio, mas entrou em campo apenas duas vezes na temporada, ambas nas copas nacionais.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo