Num dérbi para a memória, Lamela anotou um gol antológico, mas o Arsenal virou e celebrou a simbólica vitória
Arsenal e Tottenham estão distantes de seu momento mais prolífico na atual temporada, mas fizeram um dérbi para ser lembrado por muito tempo no norte de Londres. O embate no Estádio Emirates teve todos os elementos para ser memorável, entre reviravoltas e doses cavalares de emoção. E, no fim das contas, os Gunners acabaram premiados pela atuação superior e venceram por 2 a 1, de virada. Os Spurs tomavam um sufoco danado no primeiro tempo, mas saíram em vantagem com um gol espetacular de Lamela. O Arsenal empatou com Odegaard antes do intervalo e Lacazette virou na segunda etapa, num pênalti discutível. Porém, antes do apito final, os comandados de Arteta precisaram superar as provações. Mesmo com a expulsão de Lamela, o Tottenham deu sustos no fim e poderia ter decretado a igualdade. O resultado não significa muito para a tabela, mas tem um valor simbólico imenso aos Gunners, que não venciam os rivais desde dezembro de 2018.
O grande assunto antes da partida era a ausência de Pierre-Emerick Aubameyang. O atacante foi barrado por Mikel Arteta, por questões disciplinares não especificadas. Porém, não foi a ausência do gabonês que atrapalhou o bom início do Arsenal, muito mais presente no campo de ataque. Os Gunners exploravam principalmente o lado esquerdo e tinham plena posse de bola, mas por vezes abusavam dos cruzamentos. Aos 17 minutos, a pressão quase resultou em gol, num chute de Emile Smith Howe que beijou o travessão. O garoto, inclusive, era um dos melhores em campo.
Como se não bastasse ao Tottenham, o time perdeu Son Heung-min. O atacante se lesionou aos 19 e deu lugar a Eric Lamela. O dérbi estava nas mãos do Arsenal, senhor das ações e muito mais propositivo, apesar das dificuldades para converter seu tento. No fim das contas, o próprio Lamela seria capaz de tirar o coelho da cartola e marcar um gol para a antologia do clássico, aos 33. O argentino já tinha um famoso golaço de letra na carreira, ao bater de fora da área num jogo da Liga Europa. A pintura deste domingo foi ainda mais impressionante. Mesmo cercado por dois, Lamela arriscou a batida de letra e mandou uma tacada de sinuca, que enganou os adversários e morreu no cantinho da meta de Bernd Leno.
O Arsenal precisava fazer ainda mais para sublinhar seu domínio no clássico. E de novo a sorte estaria contra o Gunners, quando Cedric Soares carimbou a trave de novo aos 38. O time de Mikel Arteta precisaria trabalhar duro, mas conseguiu arrancar o justo empate antes do intervalo, aos 44. Num ótimo lance de Kieran Tierney pela esquerda, Martin Odegaard arrematou o cruzamento e contou com um desvio para vencer Hugo Lloris. A sorte começava a mudar de lado.
Não demorou para que o Arsenal retomasse o protagonismo no segundo tempo. José Mourinho tentou dar uma outra cara ao seu time, com as entradas de Moussa Sissoko e Dele Alli. Porém, aos 18, os Gunners abriram a porta à virada. Alexandre Lacazette furou o chute, mas Davinson Sánchez chegou atrasado e derrubou o atacante. A arbitragem anotou um pênalti discutível, ainda assim confirmado após a revisão. Na cobrança, Lacazette converteu e botou os alvirrubros em vantagem.
Só então o Tottenham começou a sair para o jogo e a rondar mais o ataque. O problema seria exatamente Lamela. Em pouquíssimo tempo, o argentino cometeu uma série de faltas imprudentes. Recebeu o primeiro amarelo aos 23, escapou do segundo pouco depois e não o evitaria mais aos 31, expulso de campo. A inferioridade numérica dificultava ainda mais a missão dos Spurs, que iam para cima. E o grito ficou preso aos 38, num gol de Harry Kane que acabou bem anulado por impedimento. O abafa seguia, com grande participação de Lucas Moura, e o lance mais inacreditável, mesmo assim, estava por vir. Aos 44, Kane cobrou uma falta no contrapé de Leno e carimbou a trave. No rebote, Sánchez bateu com o gol aberto e Gabriel Magalhães salvou de cabeça. Antes do fim, Kane ainda teria outra falta frontal, mas isolou. O alívio e a alegria eram dos Gunners.
O Arsenal permanece abaixo do Tottenham na tabela. É o décimo colocado, com 41 pontos. Ainda assim, se aproxima dos rivais, que somam 45 pontos na sétima colocação. Ambos estão distantes do G-4 na Premier League e devem apostar suas fichas na Liga Europa, onde já deram passos importantes na classificação às quartas de final. Quem sabe, para um histórico dérbi continental em breve.



