Premier League

Newcastle sapeca o Chelsea em St. James’ Park em grande atuação de Anthony Gordon

Gordon participou de três dos quatro gols do Newcastle em goleada que teve participação importante de brasileiros dos dois lados

O Newcastle se impôs de forma contundente diante do Chelsea e goleou por 4 a 1 no Estádio St. James’ Park, em jogo pela Premier League. Os Magpies fizeram um ótimo jogo e um segundo tempo que atropelou o time visitante. Anthony Gordon foi o grande nome do jogo, com boa participação nos lances dos gols e uma atuação gigante. Ele foi contratado em janeiro, ainda na temporada passada, e agora tem se tornado cada vez mais importante. Os brasileiros Joelinton, pelo Newcastle, e Thiago Silva, pelo Chelsea, também tiveram participações marcantes, mas de maneiras opostas.

A lista de desfalques do Newcastle continuava alta. O técnico Eddie Howe era grande, com nomes importantes como Harvey Barnes, Sven Botman, Dan Burn e Callum Wilson, além de Sandro Tonali, que não jogará mais nesta temporada e em parte da próxima pela suspensão por apostas. Howe armou o time no 4-3-3, que tem sido a formação mais habitual da equipe, com Bruno Guimarães e Joelinton atuando no setor de meio-campo e um ataque com Miguel Almirón, Alexander Isak e Anthony Gordon.

No lado visitante, o Chelsea de Mauricio Pochettino tinha também alguns desfalques. Trovoh Chalobah, Ben Chilwell, Wesley Fofana, Carney Chukwuemeka, Romeo Lavia, Christophe Nkunku e Malo Gusto. Pochettino usou o 4-2-3-1 como sua formação, com Conor Gallagher como meia central e Cole Palmer na ponta direita. Lesley Ugochukwu e Enzo Fernández formaram a linha de meio-campo mais defensivo. Raheem Sterling jogou na ponta esquerda, com Nicolas Jackson no ataque.

Equilíbrio e gol de falta de Sterling

Sterling cobra falta com precisão (Icon Sport)

Aos 13 minutos, o Newcastle conseguiu abrir o placar. Em jogada de Anthony Gordon pela esquerda, ele passou para o meio, onde Joelinton ajeitou, Lewis Miley ficou com a bola, fez o passe no meio da área para Alexander Isak, que, sozinho, finalizou para colocar no fundo da rede: 1 a 0.

Só que o Chelsea conseguiu o empate aos 22 minutos. Em um contra-ataque, Sterling arrancou, demorou a definir a jogada e recebeu uma falta na entrada da área. O próprio Sterling cobrou com categoria, por cima da barreira, e venceu Nick Pope: 1 a 1.

Foi outra cobrança de falta que quase mexer no placar antes do fim do primeiro tempo. Kieram Trippier cobrou uma falta perigosíssima, que tocou no travessão e saiu. O segundo gol do Newcastle passou bem perto.

Um atropelamento do Newcastle

Joelinton comemora gol pelo Newcastle (Icon Sport)

O Newcastle chegaria ao segundo gol aos 14 minutos. O time rodou a bola de um lado para outro depois de cobrança de falta na intermediária, até que Joelinton tocou para Anthony Gordon na ponta esquerda e o camisa 10 cruzou para a área. O zagueiro Jamaal Lascelles apareceu livre na área para cabecear e marcar 2 a 1.

Logo em seguida, aos 15 minutos, um erro terrível gerou o terceiro gol. Cole Palmer recuou para Thiago Silva, que se atrapalhou com a bola, Joelinton ficou com a bola e, dentro da área, bateu firme e forte para colocar na rede: 3 a 1. Uma vantagem significativa para os Magpies logo no começo da etapa final. Um raro erro de Thiago Silva, que vinha sendo um dos poucos que se salvavam neste ainda tão instável Chelsea. Desta vez, o zagueiro brasileiro acabou responsável direto por um dos gols.

A situação do Chelsea se complicou significativamente. Reece James, que já tinha cartão amarelo, dominou mal uma bola, viu Anthony Gordon tomar a bola e o lateral dos Blues segurou o adversário pela camisa. Tomou o segundo cartão e deixou o Chelsea com um jogador a menos.

O golpe de misericórdia do Newcastle veio aos 37 minutos. Em um ataque rápido pelo meio, Anthony Gordon recebeu um lindo passe de Miguel Almirón, avançou até a área, balançou o corpo na frente de Benoit Badiashile e finalizou no cantinho, rasteiro e fora do alcance do goleiro Robert Sánchez: 4 a 1. Depois disso, o jogo já estava definido e o Chelsea não parecia ter forças para reagir. Foi só gastar o tempo até o apito final de uma vitória com autoridade dos Magpies.

A vitória coloca o Newcastle com 23 pontos, em sexto lugar (ainda pode ser ultrapassado até o fim da rodada). Foi a sétima vitória do Newcastle na Premier League, que tem também dois empates e quatro derrotas até aqui.

A situação do Chelsea é ruim, especialmente se pensarmos nas expectativas criadas com um clube que trocou de técnico e principalmente fez muitas contratações. O time só tem 16 pontos depois de 13 jogos e perdeu pela quinta vez nesta Premier League. Tem mais derrotas do que vitórias ou empates (quatro de cada um).

O Chelsea só volta a campo no dia 3 de dezembro, próximo domingo, diante do Brighton, em casa. O Newcastle tem compromisso no meio da semana: vai até Paris enfrentar o PSG, pela Champions League. Depois, no sábado (2/12), enfrenta o Manchester United, novamente em casa, no Estádio St. James’ Park.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo