O Wolverhampton ainda aguarda a recuperação de Raúl Jiménez, após a séria concussão sofrida pelo mexicano. Sem o seu centroavante titular, os Lobos precisavam reforçar o setor. Até chamaram de volta Patrick Cutrone, que estava emprestado à Fiorentina. No entanto, o substituto de Jiménez foi anunciado neste sábado: Willian José será o novo homem de referência do clube. O brasileiro tentará a sorte na Premier League após uma marcante passagem pela Real Sociedad. O atacante de 29 anos permanecerá emprestado no Estádio Molineux até o final da temporada, com opção de compra estimada em €20 milhões.

Desde que se mudou à Espanha, Willian José evoluiu bastante. O centroavante passou primeiro pelo Real Madrid Castilla, antes de tentar o acesso com o Zaragoza. Não conseguiu subir o time, apesar da presença nos playoffs, mas ganhou uma chance na primeira divisão graças ao bom desempenho. E o ano que Willian passou no Las , em 2015/16, seria transformador. Num grande segundo turno da equipe de Quique Setién, o jovem anotou gols contra Barcelona e Real Madrid. Assim, chamou atenção de clubes maiores. A Real Sociedad pagou €6 milhões por sua contratação em 2016.

Willian José foi titular da Real Sociedad em quatro temporadas completas de La Liga. Sempre anotou mais de dez gols por campanha, chegando ao ápice com os 15 tentos de 2017/18. Se os números não são tão espantosos, o centroavante deu grande contribuição ao time. É um jogador que abre espaços aos companheiros e briga pela bola, além de contribuir com seus chutes potentes e suas cabeçadas. Desta maneira, caiu nas graças da e também na preferência de diferentes .

O problema para Willian José aconteceu na janela de transferências do inverno passado. Pretendido pelo Barcelona e pelo Tottenham, o atacante pediu para não ser relacionado durante as negociações. Nenhum dos acordos aconteceu, diante das pedidas da Real Sociedad. Alexander Isak ganhou uma chance e foi tão bem que se tornou mais frequente na equipe titular. Além disso, Willian se queimou um pouco com a torcida, a ponto de pedir desculpas públicas por sua atitude. Depois, no início da atual temporada, o Tottenham voltou a sondá-lo e não cumpriu as exigências da Real. Isak seguiria como opção mais frequente entre os titulares.

Em 2020/21, Willian José disputou 21 jogos pela Real Sociedad, 10 deles como titular e outros 11 saindo do banco. Anotou seis gols, três deles por La Liga. Os dois últimos vieram nesta semana, em sua despedida contra o , pela Copa do Rei. Diante do desempenho mais modesto e de outras opções no setor, os bascos se permitiram liberar o jogador, mesmo que o rendimento do time nas últimas rodadas não seja bom. O Atlético de Madrid também demonstrou o interesse na transferência, antes do acerto com Moussa Dembélé. No fim, pesou a oferta do Wolverhampton e a vontade do atleta em atuar na Inglaterra. Willian deixa o Estádio Anoeta totalizando 62 gols e 15 assistências em 170 partidas. E tem condições de se dar bem na Premier League, especialmente pelo ambiente que encontrará no Wolverhampton.

O estilo de jogo de Willian José deve se encaixar sem grandes problemas no time de Nuno Espírito Santo. É um centroavante participativo e forte fisicamente, com condições de se adaptar à Premier League. Além disso, deverá ter um papel central nos Lobos. Difícil imaginar uma opção tão boa para substituir Raúl Jiménez neste momento. Além do mais, a adaptação de Willian nos vestiários deverá ser facilitada pela colônia lusófona no Estádio Molineux. Mesmo que não domine o inglês, a língua não tende a ser uma barreira.

Aos 29 anos, Willian José é um centroavante que melhorou com o tempo. Tinha algum potencial no início de sua carreira, mas começou a dominar os detalhes da posição com o passar dos anos. Cresceu passo a passo na Espanha e ganhou um status relevante na Real Sociedad. Com a camisa do Wolverhampton, seu futebol estará mais exposto. O time não vem tão bem na Premier League, mas segue em frente na . Mesmo que Raúl Jiménez seja mais jogador, o brasileiro poderá aproveitar a oportunidade, quem sabe para se estabelecer no .