Premier League

Mat Ryan chega para ser reserva no Arsenal, mas é legal ver sua empolgação ao assinar pelo time que torcia na infância

O Arsenal tem diferentes necessidades em seu elenco e, entre elas, poderia buscar uma opção mais tarimbada para fazer sombra a Bernd Leno no gol. Depois da saída de Emiliano Martínez ao Aston Villa, o islandês Rúnar Alex Rúnarsson se tornou a segunda opção na posição ao ser contratado do Dijon, mas não convenceu muito quando entrou. Agora, os Gunners contarão com um goleiro reserva mais experiente: o australiano Mat Ryan, referência na meta do Brighton durante os últimos anos. O arqueiro de 28 anos chega por empréstimo de seis meses, mas motivado para defender seu clube preferido na infância.

Mat Ryan possui uma carreira consolidada na Europa, que inclui passagens por Club Brugge, Valencia e Genk. Além disso, é titular absoluto da seleção australiana e um dos principais nomes do futebol no país. O Brighton, de qualquer forma, marcou a fase mais proeminente de sua trajetória. O goleiro assumiu a posição das Gaivotas assim que o time subiu à Premier League e se manteve como titular por três temporadas completas. Seus números podem não ser tão impressionantes, mas se manteve como um dos goleiros mais confiáveis dos times militando na metade inferior da tabela.

Na atual campanha da Premier League, Ryan começou como titular do Brighton, mas perdeu a posição em dezembro diante da queda de desempenho. O técnico Graham Potter resolveu apostar nos atributos e no potencial de Robert Sánchez, espanhol de 23 anos. Naquele momento, o comandante abriu as portas para uma transferência do australiano, se ele quisesse assumir a titularidade em outro clube. No Arsenal, Leno deve manter a posição. Em compensação, o novo arqueiro poderá ser uma alternativa mais frequente às copas, sobretudo à Liga Europa. Além disso, realizará um sonho de infância com a mudança aos Gunners.

“Para ser honesto, ainda há uma aura surreal vir ao centro de treinamentos e ver o escudo do Arsenal no muro. Estou realmente orgulhoso, fica difícil de colocar em palavras as emoções e o sentimento por esse sonho se tornar uma realidade. Lembro de todas aquelas manhãs quando criança na Austrália, acordando de madrugada para ver jogos da Champions League e tudo isso. De ser torcedor nos tempos de Thierry Henry e Dennis Bergkamp para estar aqui agora, isso me enche de orgulho e de uma sensação de conquista. Quero fazer o melhor possível para o clube e representá-lo da melhor forma possível”, afirmou Ryan, em sua primeira entrevista.

Mikel Arteta também elogiou a nova contratação: “Conhecemos Mat muito bem, através de suas atuações com o Brighton, e ele traz uma qualidade adicional ao nosso elenco. Mat tem uma ótima experiência na Premier League, com mais de 100 jogos, o que nos beneficiará muito dentro e fora de campo. Damos as boas-vindas a Mat e estamos ansiosos para trabalhar juntos com ele nesta temporada”. O goleiro também deve estar ansioso para começar a trabalhar, a notar por sua empolgação nas redes sociais. Quando sua carreira parecia perder embalo, o australiano ganha um motivo e tanto para se motivar.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo