Premier League

Manchester United renova com a Adidas em acordo bilionário até 2035

Contrato de fornecimento de material esportivo da Adidas com o Manchester United foi renovado até 2035 com valor que ultrapassa €1 bilhão no total

O Manchester United pode não viver o seu melhor momento esportivo, mas isso não impede o clube de continuar batendo grandes marcas em termos comerciais. O clube anunciou a renovação do contrato com a Adidas como fornecedora de material esportivo até 2035. O contrato anterior acabaria em 2025. O contrato agora passou a ser de £900 milhões (€1,05 bilhão/US$ 1,15 bilhão).

O acordo gera, portanto, algo em torno de €105 milhões por ano, similar ao Barcelona, segundo maior acordo do tipo no mundo com a Nike. O líder é o Real Madrid. A renovação por 10 anos é a maior da história da Premier League, com um valor de £90 milhões por temporada (€100 milhões), e é o maior acordo de fornecedor esportivo do mundo.

O acordo anterior era de £750 milhões, o que significa um aumento importante nos valores em um momento que o clube não vive uma série de títulos e está claramente atrás do rival, Manchester City. Só que a máquina de fazer dinheiro que o United se tornou não diminuiu, pelo contrário.

– A relação entre o Manchester United e a adidas é uma das mais icônicas do esporte mundial, forjada por meio de um compromisso compartilhado com estilo, talento e, o mais importante, alto desempenho. Com suas raízes na década de 1980, nossa parceria foi reinventada na última década com alguns dos designs e tecnologias mais inovadores em roupas esportivas. Agora estamos ansiosos para renovar esta poderosa parceria novamente até o final desta década e na década de 2030 – afirmou Richard Arnold, CEO do Manchester United.

Adidas tem história no Manchester United

Ao longo da história, a Adidas já patrocinou o Manchester United no passado. Como quase tudo no Manchester United, os acordos com as marcas normalmente são longos e, até aqui na história, são sete períodos de fornecedores, com a repetição de duas das marcas.

A primeira vez que a Adidas foi fornecedora do Manchester United foi de 1980 a 1992, justamente quando começou a Premier League. O clube desde então passou por Umbro e Nike, até retornar ao acordo com a Adidas a partir de 2015, depois de passar 23 anos com a Nike.

– Estamos extremamente orgulhosos de anunciar a extensão do contrato com o Manchester United. Adidas e Manchester United são duas das marcas mais importantes do futebol internacional e é muito natural para nós continuarmos nossa cooperação. Vamos combinar tradição e inovação para agradar jogadores e torcedores. Estamos ansiosos para continuar nossa parceria com um dos clubes mais emblemáticos do futebol! – afirmou Bjorn Gulden, CEO da Adidas.

Veja os acordos de fornecimento esportivo do Manchester United na história:

  • Fabricação própria (de 1878 até 1945)
  • Umbro (1945 até 1975)
  • Admiral (1975 até 1980)
  • Adidas (1980 até 1992)
  • Umbro (1992 até 2002)
  • Nike (2002 até 2015)
  • Adidas (desde 2015)

Quem tem o maior acordo de fornecedor esportivo no mundo?

O acordo do Manchester United mantém o clube como o maior acordo de material esportivo da Premier League, mas não no mundo. O Real Madrid segue como quem tem o maior acordo, com um valor ligeiramente maior: €1,1 bilhão (US$ 1,21 bilhão) como mínimo garantido, com outros bônus em caso de sucesso esportivo que eleva o valor patê até €1,5 bilhão.

Maiores acordos de fornecimento esportivos (em euros, valores aproximados):

  1. Real Madrid – Adidas: €120 milhões por ano
  2. Barcelona – Nike: €105 milhões
  3. Manchester United – Adidas: €105 milhões
  4. Paris Saint-Germain – Nike: €80 milhões por ano
  5. Manchester City – Puma: €75 milhões por ano
  6. Bayern de Munique – Adidas: €60 milhões por ano
  7. Arsenal – Adidas: €60 milhões por ano
  8. Chelsea – Adidas: €60 milhões por ano
  9. Juventus – Adidas: €45 milhões por ano
  10. Liverpool – Nike: €35 milhões por ano
  11. Tottenham – Nike: €35 milhões por ano
  12. Milan – Adidas: €30 milhões por ano
  13. Inter de Milão – Nike: €30 milhões por ano
Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo