Premier League

Manchester United recebe permissão para testar setor de pé no Old Trafford quando o futebol voltar

Ainda não sabemos quando o futebol poderá voltar na Inglaterra, muito menos com portões abertos aos torcedores. De qualquer forma, quando isso acontecer, o Manchester United deverá ter uma grande novidade no Old Trafford. Isso porque o clube acaba de receber a permissão das autoridades para testar seu novo setor em que a torcida poderá ficar de pé no Teatro dos Sonhos.

[foo_related_posts]

A instalação será de cerca de 1.500 lugares, em um dos quadrantes de canto do estádio, e donos de ingressos de temporada com assentos no setor receberam, no início deste ano, aviso de que provavelmente haveria testes ainda na atual edição da Premier League. Esta previsão havia sido feita antes da eclosão da pandemia global de Coronavírus que paralisou o futebol em quase todo o mundo. Com isso, os testes deverão ser feitos agora na temporada 2020/21.

Em comunicado oficial, o diretor administrativo do clube, Richard Arnold, reconheceu que pode parecer estranho falar de planos para o estádio no momento, mas destacou que “o futebol e nossos torcedores voltarão quando for seguro, e nossas preparações para isso precisam continuar rolando nos bastidores”.

“Este anúncio é o mais recente passo no que tem sido uma longa jornada com os nossos torcedores. Ouvimos seu feedback, particularmente pela representação feita pela MUST (grupo que defende os interesses da torcida do clube) e trabalhamos com o Conselho de Trafford (autoridade local do município metropolitano de Trafford, na Grande Manchester) para desenvolver e aprovar esta proposta”, comemorou.

Este passo é importante para o avanço da luta dos clubes ingleses pelo retorno de setores para torcer de pé em seus estádios, algo proibido depois da tragédia de Hillsborough, em 1989. A estrutura seguiria o padrão de setores parecidos vistos, por exemplo, na Alemanha, do qual a famosa Muralha Amarela do Borussia Dortmund é o melhor exemplo. A famosa arquibancada Sul do Signal Iduna Park conta com assentos que podem ser levantados e barras que garantem a segurança dos torcedores contra o risco de episódios trágicos como o vivido na Inglaterra no fim dos anos 1980.

A novidade foi possibilitada depois que uma mudança em 2018 na legislação pela Sports Ground Safety Authority (SGSA, órgão consultor de segurança em estádios para o governo do Reino Unido) abriu caminho para a introdução de barras à frente das cadeiras.

O novo setor faz parte também de um esforço maior do Manchester United para melhorar o ambiente de seu estádio em dias de jogos. Cada vez mais, o apelido de “Teatro dos Sonhos” tem sido justificado na realidade, com engajamento gradualmente menor dos torcedores. Outra medida para remediar isso foi a ampliação do “setor de cantoria” para 2 mil lugares. Sim, isso mesmo, um setor do estádio para os torcedores que mais gostam de entoar os cantos do clube. Uma solução que por si só já ilustra o tamanho do problema de atmosfera dos estádios ingleses causado pela gentrificação paulatina do público frequentador de jogos de futebol no país.

A área das arquibancadas escolhida pelo United para o teste é um dos lugares em que há mais insistência dos torcedores em ficar de pé, apesar do trabalho de seguranças e funcionários para pedir que todos se sentem. A recomendação da SGSA é de que os clubes considerem instalar o mesmo tipo de barras que o United irá implementar agora, trazendo maior segurança aos torcedores nesses locais de maior desrespeito às regras atuais de que todos fiquem sentados.

Wolverhampton e Tottenham atualmente contam com setores parecidos em seus estádios, e o Everton deverá implementar o mesmo em parte de sua nova arena, prevista para ser inaugurada na temporada 2023/24.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo