Premier League

City x United: Prodígio castiga erros de brasileiros e comanda virada espetacular

Red Devils vencem no finalzinho com gol antológico em estreia de Rúben Amorim no clássico de Manchester

Manchester City e Manchester United fizeram o clássico que teve um final digno de Premier League na tarde deste domingo, 15 de dezembro. Jogando na casa do rival, os Red Devils bateram os Citizens de virada por 2 a 1, com dois gols nos minutos finais.

Josko Gvardiol abriu a contagem para o City após aproveitar belo cruzamento de Kevin de Bruyne, aos 36 minutos do primeiro tempo.

O placar parecia garantido ao time de Pep Guardiola até os últimos minutos do segundo tempo, quando Amad Diallo entrou em cena para mudar a história do jogo.

O jovem marfinense de 22 anos recuperou a bola de Matheus Nunes e logo em seguida acabou derrubado pelo brasileiro naturalizado português. Mesmo fora de sua posição, o lateral-esquerdo fazia um bom jogo, mas vacilou em um momento crucial da partida.

Na cobrança, Bruno Fernandes esbanjou categoria e mandou a bola para o fundo do gol, deixando tudo igual no Eithad Stadium.

Três minutos mais tarde, o mesmo Diallo recebeu lançamento maravilhoso de Lindelöf, chapelou o goleiro Ederson e com o gol vazio, rolou para as redes.

Aos 22 anos, o ponta pode chamar o jogo de hoje como o maior da carreira. E Diallo tem tudo para ser um protagonista dos novos tempos em Old Trafford.

Diallo na temporada 2024/25

  • 23 jogos
  • 4 gols
  • 6 assistências

A virada foi muito comemorada pela torcida visitante presente no Etihad Stadium, além do treinador Rúben Amorim e os jogadores. O português, aliás, foi o primeiro treinador desde Sir Alex Ferguson a estrear com uma vitória no dérbi da cidade.

United encosta no rival e pode sonhar com voos maiores

A vitória do Manchester United sobre o City diminuiu a distância dos rivais para cinco pontos. Os Red Devils aparecem na 12ª colocação com 22 pontos, enquanto os Citizens estão na quinta posição com 27.

Na próxima rodada, os comandados de Rúben Amorim recebem o Bournemouth em Old Trafford, mas antes terão o Tottenham pela Copa da Inglaterra.

Na zona de classificação as oitavas de final da Liga Europa e cada vez mais próximo do pelotão da frente na Premier League, a virada neste domingo pode ser um ponto-chave para a recuperação do United na temporada.

Amorim vence Guardiola pela segunda vez em 40 dias

Rúben Amorim fez sua estreia no clássico de Manchester no comando do United. No entanto, o duelo deste domingo foi o segundo do português contra Guardiola.

Por enquanto, o treinador tem 100% de aproveitamento contra o técnico do City, já que no último dia cinco de novembro, o Sporting, seu antigo time, goleou os ingleses por 4 a 1 pela Champions League. 

Amorim vence seu primeiro clássico de Manchester no comando do United e mantém tabu sobre Guardiola
Amorim vence seu primeiro clássico de Manchester no comando do United e mantém tabu sobre Guardiola. Foto: Imago

Festa de um lado, decepção do outro

Um lado de Manchester festeja a grande vitória sobre o rival e o do outro lado o que resta é lamentar a vantagem destruída nos acréscimos.

O Manchester City contou com a sorte já que o Aston Villa perdeu para o Nottingham Forest por 1 a 0 e fechará a rodada na zona de classificação da Liga Europa.

Porém, o time de Guardiola somou seu terceiro jogo seguido sem vitória e o oitavo revés nos últimos 11 jogos. Nem mesmo o triunfo diante do mesmo Nottingham Forest no último dia quatro serviu para amenizar alguma aos Citizens.

O City visita o Aston Villa na próxima rodada da Premier League, em confronto direto na parte de cima da tabela. Caso perca o jogo, equipe azul de Manchester pode ficar fora da zona de classificação as competições europeias.

 

 

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo