Manchester City perde 5ª seguida: por isso técnico do Tottenham é temido por Guardiola
Na pior sequência de sua carreira, Pep Guardiola e seu Manchester City foram presas fáceis para o Tottenham de Ange Postecoglou
Pela primeira vez na carreira, Pep Guardiola perdeu seu 5º jogo consecutivo. Dessa vez, o Manchester City não foi páreo para o Tottenham, cujo treinador é extremamente respeitado pelo espanhol.
Neste sábado (23), os Citizens foram goleados pelos Spurs por 4 a 0, no Etihad Stadium, pela 12ª rodada da Premier League. Com o resultado, o Manchester City pode ver o Liverpool abrir ainda mais vantagem de cinco pontos na liderança do campeonato.
Por incrível que pareça, o time de Guardiola começou melhor a partida. Com mais posse de bola e a busca incessante pelo ataque, os Spurs sofreram nos primeiros 15 minutos da etapa inicial. Entretanto, a equipe de Ange Postecoglou só precisou de uma bola para mudar a história do jogo.
Em um rápido avanço ao setor ofensivo, o Tottenham descolou um cruzamento com Kulusevski, que encontrou Maddison dentro da grande área. E o camisa 10 dos Spurs ainda aproveitou uma saída de bola errada dos Citizens para fazer mais um gol — no dia do seu aniversário de 28 anos.
Mesmo pressionado, o treinador australiano se manteve fiel a sua filosofia de trabalho para equilibrar a partida contra o técnico espanhol. Já no 2º tempo, o Manchester City sofreu um contra-ataque mortal do Tottenham, que fez com Pedro Porro.
Já no apagar das luzes, outro contra-ataque dos Spurs terminaram em gol. Johnson foi o responsável por dar números finais à partida, que deixa os Citizens em uma crise sem precedentes.
Postecoglou é temido por Guardiola
Contratado no início da última temporada, Ange Postecoglou transformou rapidamente o Tottenham em uma das sensações da Premier League. Os Spurs chegaram a liderar o campeonato em 2023/24, porém, as várias lesões atrapalharam a briga pelo título.
Apesar disso, Pep Guardiola não teve problemas em revelar sua admiração pelo técnico australiano. Em dezembro do ano passado, antes de enfrentar o Tottenham pelo 1º turno da Premier League, o treinador do Manchester City exaltou Ange:
A Trivela já publicou uma matéria especial explicando o “Angeball”. Mesmo fora de casa, os Spurs empataram com os Citizens por 3 a 3, pela 14ª rodada da última Premier League, sendo que a partida foi frenética e a vitória poderia cair para qualquer lado.
Desde então, o Manchester City enfrentou o Tottenham de Ange Postecoglou mais quatro vezes, sendo duas vitórias e duas derrotas na conta de Guardiola — incluindo o jogo deste final de semana.
Aliás, os Spurs eliminaram os Citizens da Copa da Liga Inglesa no dia 30 de outubro ao vencer por 2 a 1, em casa. Curiosamente, a partida iniciou a sequência de cinco derrotas do treinador espanhol.
Festa do Manchester City virou tragédia
O Manchester City tinha planejado um dia de festa no Etihad. Antes da bola rolar, Rodri foi homenageado pela conquista da Bola de Ouro, desfilando com o prêmio de melhor jogador do mundo no gramado enquanto era ovacionado pela torcida.
Vale lembrar que o volante sofreu uma grave lesão no joelho no final de setembro e precisou passar por cirurgia. Por conta disso, o jogador de 28 anos só deve voltar a jogar no final de 2024/25 — e a ausência do espanhol é muito sentida pelo time.
Além disso, os Citizens anunciaram a renovação do contrato de Pep Guardiola na última quinta-feira (21). O vínculo do treinador se encerraria em junho de 2025, porém, o novo acordo mantém o espanhol no Manchester City até meados de 2027.
Mesmo em má fase, Guardiola ainda faz parte do projeto dos Citizens para o futuro. O Tottenham, que nada tem a ver com isso, venceu o Manchester City dentro de campo e jogou água no chopp dos rivais.