Repaginado e invicto no ano, Manchester United quer despachar de vez sua crise e o Luton Town
Manchester United tenta chegar à quarta vitória seguida na Premier League para sonhar de vez com a volta à disputa pelas vagas em competições europeias

Faz muito tempo que você não lê isso, mas que fase boa vive o Manchester United. Após bater o Aston Villa na última rodada da Premier League, chegou a três vitórias seguidas na competição, cravou seu lugar entre os seis melhores do Campeonato Inglês e, agora, pode se dar ao luxo de sonhar com a disputa por uma vaga em competições europeias — se não a Champions League, pelo menos Liga Europa ou Conference League. Para seguir nessa toada, neste domingo (18) enfrenta o fraco Luton Town, time que luta desesperadamente contra o rebaixamento.
O que parecia impossível um pouco mais de um mês e meio atrás se concretizou e o Manchester United, ao que tudo indica, parece ter voltado aos trilhos e encontrado, se não seu melhor futebol, o mais próximo disso que praticou em meses. Um ambiente menos tumultuado tem feito os jovens do United renderem e, não por acaso, a equipe segue invicta em 2024, não tendo perdido simplesmente nenhum dos compromissos que fez por Premier League ou Copa da Inglaterra.
O mesmo não se pode dizer do Luton Town, que cada vez mais se vê ameaçado de voltar à segunda divisão da Inglaterra. O caçulinha da Premier League, que estreou na competição nesta temporada, está tendo as dificuldades esperadas, mas mesmo assim, muito graças à dedução de dez pontos que o Everton sofreu por quebrar regras financeiras, ainda consegue se manter fora da zona de rebaixamento. Resta saber por quanto tempo.
Como o Manchester United chega para o jogo contra o Luton Town?
O Manchester United fez seis jogos em 2024 e venceu cinco deles, empatando apenas um, o clássico contra o Tottenham. Tais resultados deram uma guinada no time comandado por Erik ten Hag, que agora é o sexto colocado na Premier League. Mais do que sua colocação na tabela, o United pode comemorar a distância que abriu para o Newcastle, sétimo lugar: são cinco pontos que deixam os torcedores mais tranquilos e tentando focar mais para o alto.
Chegar no Aston Villa, vítima no último final de semana e quinto colocado da Premier League, é difícil: são também cinco pontos, mas neste caso, de desvantagem. O ponto positivo é que, por exemplo, se o Liverpool vencer o Chelsea na final da Copa da Liga Inglesa, a atual posição do Manchester United daria ao time uma vaga na Conference League. Mais ainda: se não vencer a Copa da Inglaterra, mas algum dos cinco primeiros colocados o fizer, ganha vaga na Liga Europa se terminar em sexto — sim, é confuso e por isso temos um manual de como funciona isso que você pode acessar clicando aqui.
Mas mais do que posição ou classificação para outras competições, o que anima o bom momento do Manchester United são, preponderantemente, dois fatores: o primeiro é que o time, na maior parte dos jogos que fez em 2024, jogou bem, muito melhor do que vinha jogando; o segundo é que o ambiente do clube parece outro, muito mais tranquilo, e isso tem dado a paz necessária para que alguns jovens brilhem. Entre esses jogadores mais novos, destaque absoluto para Rasmus Højlund.
O atacante dinamarquês de apenas 21 anos foi bastante criticado em seu começo de temporada, logo após ter sido comprado da Atalanta. Acontece que, agora, deixa claro que o mau ambiente o influenciava: desde que o Manchester United melhorou, Rasmus Højlund também melhorou — e muito. São cinco gols e duas assistências nas últimas cinco partidas que o United disputou, seja pela Premier League ou pela Copa da Inglaterra, o que tem credenciado o jovem a ser o principal atleta do time no momento. Uma aposta de futuro que mostra que, com clima bom, os Red Devils podem ter muito a comemorar nos próximos anos.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Como o Luton Town chega para o jogo contra o Manchester United?
Com uma partida a menos na tabela, a ser disputada contra o Bournemouth, o Luton Town estaria na zona de rebaixamento se não fossem os dez pontos que o Everton perdeu por irregularidades financeiras. Sem nada que ver com isso, no entanto, o caçula da Premier League vai fazendo um grande esforço para não ser rebaixado de volta à segunda divisão. Até agora, tem dado certo e, primeiro time fora da zona de descenso, tem um ponto de vantagem sobre os Toffees, que abrem o Z4.
E se o jovem atacante Rasmus Højlund tem sido o destaque do Manchester United, um matador um pouco mais veterano e que ajudou o Luton Town a chegar na primeira divisão do futebol da Inglaterra tem sido o grande nome da equipe em sua estreia na Premier League. Com seis gols e quatro assistências no Campeonato Inglês até agora, Carlton Morris vai se tornando um dos ídolos da torcida por sua entrega em campo e diferença que tem feito nas partidas.
Nas últimas três partidas que participou na Premier League, ele fez dois gols e deu duas assistências. Ajudou na goleada por 4 a 0 contra o Brighton, colaborou para o empate maluco contra o Newcastle em 4 a 4 e, por fim, não conseguiu evitar a derrota para o lanterna Sheffield United, que complicou o Luton, na última rodada. Agora, quer colocar sua boa fase individual para trabalhar pelo time e dar cabo à boa fase coletiva que o Manchester United vive desde o começo do ano.