Premier League

Lukaku: “Não me compare com Cristiano Ronaldo, ele é um dos três maiores da história”

Lukaku se incomodou com questões que o colocavam como um possível desafiante ao recorde de Ronaldo em gols por seleções

Romelu Lukaku possui uma média de gols excepcional pela seleção da Bélgica. Neste domingo, o centroavante disputou seu centésimo jogo pela equipe nacional e chegou aos 67 gols marcados. Tais números o credenciam como um possível sucessor de Cristiano Ronaldo no recorde de tentos por seleções, embora ainda exista um longo caminho e tal marca dependa bastante da longevidade do atacante de 28 anos. Lukaku, entretanto, se incomodou com as comparações. Preferiu exaltar os feitos de Ronaldo, antes de se colocar como um concorrente.

“Não me compare com Cristiano Ronaldo, nunca. Cristiano Ronaldo é, para mim, um dos três melhores jogadores da história do futebol. Não vou listar que são os três primeiros, mas ele está ali. O que ele conquistou no futebol atual é algo excepcional para os jogadores da minha geração”, salientou Lukaku, durante coletiva de imprensa. Lukaku marcou o primeiro gol na vitória por 3 a 0 sobre a República Tcheca neste domingo.

Lukaku foi uma das principais figuras do recente mercado de transferências na Premier League. Até por isso, o novo atacante do Chelsea também foi comparado com Cristiano Ronaldo, após o retorno do português ao Manchester United. O belga, todavia, preferiu exaltar a maneira como a volta de CR7 beneficia a competição como um todo: “Fui sortudo o suficiente por jogar contra ele na Itália e, agora que ele está de volta à Premier League, é ótimo para o futebol inglês. Quanto ao resto, comparar estatísticas e tudo mais, isso é inútil”.

Lukaku, entretanto, já salientou como acredita que pode superar seus próprios limites. Segue o exemplo de Ronaldo, assim como de Lionel Messi e de Robert Lewandowski, para quebrar barreiras em sua própria carreira: “Sou um dos cinco melhores atacantes do mundo. Não posso fazer nada de errado do ponto de vista tático e nem mesmo de movimentação. Se Cristiano Ronaldo, Messi ou Lewandowski ultrapassaram seus limites, por que não posso fazer isso também?”.

Lukaku ocupa o 26° lugar entre os maiores artilheiros do futebol de seleções. A média de gols do belga, em compensação, é a segunda maior entre os atletas que continuam na ativa. Cristiano Ronaldo chegou a 111 gols na última quinta-feira, mas possui uma média inferior à de Lukaku – 0,62 contra 0,67 tentos por jogo. Independentemente da marca mundial, Lukaku já é o maior goleador da Bélgica com sobras. O centroavante mais que dobrou as marcas de Bernard Voorhoof e Paul van Himst, que permaneceram como recordistas por décadas. O atual segundo colocado da lista, Eden Hazard, possui 32 gols – 35 a menos que Lukaku.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo