Premier League

Konaté é uma excelente aposta para a defesa do Liverpool, mas histórico de lesões preocupa

Depois de temporada com problemas na zaga, Reds pagaram £ 36 milhões pelo defensor francês do RB Leipzig

No que espera ser a solução definitiva para seus problemas na defesa, o Liverpool anunciou oficialmente nesta sexta-feira (28) a contratação de Ibrahima Konaté, do RB Leipzig. O zagueiro chega aos Reds por um valor de £ 36 milhões, segundo o jornal inglês The Guardian, e tem tudo para formar uma defesa sólida e de enorme qualidade técnica ao lado de Virgil van Dijk.

Jovem, com um grande potencial, mas já em altíssimo nível, Ibrahima Konaté, aos 22 anos, está entre os zagueiros mais célebres da Europa em seu grupo de idade. Embora tenha acabado ofuscado pelo crescimento de Dayot Upamecano, que parte para o Bayern de Munique, Konaté sempre foi considerado por muitos que acompanham o RB Leipzig um defensor ainda melhor que o recruta bávaro.

Em seu comunicado oficial sobre a contratação, o Liverpool não informou o tempo de contrato do francês, apenas descrevendo o acordo como “de longa duração”. Em entrevista ao site do clube, Jürgen Klopp comemorou a chegada de alguém que acompanha há pelo menos quatro anos, de seus tempos de Sochaux, onde foi revelado.

“É alguém que sempre admirei, há muito tempo, desde que ouvi falar de seu potencial pela primeira vez, quando estava no Sochaux. (…) Seus atributos físicos são muito impressionantes. Ele é rápido, muito forte e dominante pelo ar”, descreveu Klopp.

“Ele chega depois de jogar mais de 90 vezes pelo Leipzig na Bundesliga e em competições europeias. Tenho certeza de que este número teria sido ainda maior se não fosse por algumas lesões. (…) Ele também jogou na Champions League, em partidas de alta pressão, por um time que tem uma visão de futebol parecida com a nossa”, destacou o treinador dos Reds.

“Estou confiante de que estamos contratando um jogador que pode jogar imediatamente, mas é também um garoto de 22 anos de idade, com espaço para crescer por causa de seu imenso potencial”, continuou.

Durante a temporada 2020/21, o Liverpool sofreu para escalar sua defesa. Van Dijk, referência do setor, perdeu praticamente toda a campanha devido a uma lesão em outubro de 2020, e Joe Gomez seguiu o mesmo caminho a partir de novembro, forçando o técnico a improvisar meio-campistas no setor e a apostar em nomes da base.

Ao mesmo tempo em que destacou o trabalho feito por Nat Phillips, Rhys Williams e Ozan Kabak para preencher as lacunas na defesa em meio a uma temporada de tantas lesões que afetaram a profundidade de elenco, Klopp ressaltou a carência evidenciada na temporada e a importância da chegada de Konaté: “Depois dos problemas que tivemos com lesões na zaga na temporada passada, não há dúvidas de que era uma área que precisávamos reforçar”.

Curiosamente, a única ressalva que poderíamos fazer sobre a contratação de Konaté é o seu histórico recente de lesões. O jogador atuou em 95 partidas com a camisa do RB Leipzig e, como apontou Klopp ao site do Liverpool, poderia ter feito muito mais se não tivesse sofrido tantas contusões. Na temporada 2019/20, perdeu 30 jogos dos Touros Vermelhos devido aos problemas físicos, e em 2020/21 foram 15 os compromissos perdidos.

Mantendo-se em forma, Konaté é uma excelente adição à defesa. Confiante e dono de uma qualidade técnica inesperada para alguém tão grande e forte, é um reforço não apenas à fase defensiva do time de Klopp, mas também uma peça capaz de fazer o jogo funcionar a partir de passes entre as linhas na saída de jogo e com lançamentos de longa distância para os velozes jogadores de frente dos Reds.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo