Champions LeaguePremier League

Klopp: “Sabemos que a prioridade para os torcedores do Liverpool é a Premier League”

Ganhar a Premier League pode ser uma prioridade para um time que está no mata-mata da Champions League? Se fizermos um paralelo com o Brasil, é difícil pensar que qualquer clube diga, publicamente, que vale mais ser campeão brasileiro do que da Libertadores enquanto o time está vivo em ambos os torneios. Foi isso que o técnico Jürgen Klopp, do Liverpool, falou nesta véspera de jogo de ida das oitavas de final da Champions League, contra o Bayern. O motivo é simples: os Reds não ganham um título da língua inglesa desde a temporada 1989/90.

LEIA TAMBÉM: Diretor do Bayern, Salihamidzic ressalta a atmosfera do estádio do Liverpool: “Anfield é algo especial”

“Para todos os torcedores do Liverpool, [a prioridade] é a Premier League, está claro”, afirmou Klopp. “Mas agora nós jogamos a Champions League e todos vocês esperam o nosso melhor. Graças a Deus nós não precisamos tomar essa decisão hoje. Nós não sabemos hoje ou amanhã”.

Um dos pontos mais fortes do Liverpool na campanha que levou o time de Klopp à final da Champions League na temporada passada foram seus jogos em casa. Em Anfield, os Reds chegaram a vencer o Manchester City por 3 a 0 nas quartas de final, o que foi crucial para eliminar o então líder da Premier League. O técnico diz que já viveu os torcedores do Liverpool empurrarem o time a 100%, 120%, 140% em múltiplas ocasiões. “Há muito poder nisso”, afirmou o alemão.

Klopp confirmou que chegou a ter duas ligações com o Bayern em 2008 sobre o trabalho no clube. Ele era, então, técnico do Mainz, onde estava desde 2001, ano que se aposentou como jogador depois de 11 anos defendendo o clube. Não fechou como técnico do Bayern e foi para o Borussia Dortmund, onde ficou até 2015. Conquistou dois títulos da Bundesliga consecutivos, em 2010/11 e 2011/12, além da Copa da Alemanha de 2011/12. Foi finalista da Champions League em 2012/13, quando perdeu a final em Wembley para o Bayern.

Contratado pelo Liverpool em 2015, depois da saída de Brenda Rodgers, mas ainda não conquistou nenhum título. Chegou a três finais pelo clube, mas perdeu todas: foi vice da Copa da Liga em 2015/16, perdendo a decisão para o Manchester City; perdeu a final da Liga Europa em 2015/16 para o Sevilla; e foi derrotado pelo Real Madrid na temporada passada, 2017/18.

“O melhor que nós fizemos juntos é que nós somos competidores, isso não é suficiente”, afirmou Klopp. “É um passo muito importante nesta liga muito importante e uma Champions League muito importante. Não apenas ser parte da competição, mas as pessoas pensando que nós podemos vencer o Bayern, então isso é algo grande. Nós temos que provar isso”, disse o treinador do Liverpool. “A história até agora é boa, mas ainda não acabou”.

O Liverpool está em segundo lugar neste momento na Premier League, com o mesmo número de pontos que o Manchester City e com saldo de gols pior. Os Reds, porém, possuem um jogo a menos e igualará o City em jogos no próximo fim de semana, quando irá até Old Trafford enfrentar o seu maior rival, o Manchester United. Se vencer, o Liverpool abre três pontos de vantagem.

Nesta terça-feira, o jogo é com o Bayern de Munique, pela Champions League. O jogo de ida é em Anfield, às 17h desta terça-feira.

NA TV
Liverpool x Bayern de Munique
Terça-feira, 17h (horário de Brasília) – Facebook, EI Plus

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo