Premier League 2026/27

Kanté joga com Sarri? Não só jogou, como fez gol na estreia do novo Chelsea

O Chelsea começou a mostrar sua nova cara para a Premier League. Neste sábado, contra o Huddersfield, com quem o empate na penúltima rodada praticamente encerrou suas esperanças de classificação para a Champions League, os Blues venceram por 3 a 0, com gol de um dos jogadores que esteve no centro das conversas sobre o time de Maurizio Sarri.

LEIA MAIS: Clube a clube, este é o Guia Trivela da Premier League 2018/19

A qualidade de N’Golo Kanté é indiscutível. Mas como suas características seriam aproveitadas dentro da filosofia de Sarri? O Napoli atuava sem um grande roubador de bolas no meio-campo, preferindo passadores e jogadores que chegam bem à área. O francês até pode fazer isso, mas não com a mesma eficiência com que desarma, intercepta e bloqueia.

Seu posicionamento foi diferente contra o Huddersfield. O primeiro volante foi Jorginho, que Sarri fez questão de trazer do Napoli para facilitar a implementação do seu estilo de jogo. Kanté atuou um pouco mais à frente e, aos 34 minutos do segundo tempo, estava na área para completar o cruzamento de Willian. Não pegou muito bem na bola, mas a colocou onde o goleiro Ben Hamer não poderia alcançar. Foi o quarto gol do francês pelo Chelsea.

 

Outra novidade no meio-campo foi Ross Barkley, como meia mais avançado. Depois de jogar apenas duas vezes na Premier League anterior, o ex-jogador do Everton foi titular tanto na Supercopa da Inglaterra, contra o Manchester City, quanto neste sábado. No fim do primeiro tempo, ele emendou o passe de Jorginho com o calcanhar para Marcos Alonso, derrubado dentro da área. Jorginho cobrou o pênalti e fez 2 a 0.

O Huddersfield, com os reforços Ramadan Sobhi e Adama Diakhaby no banco de reservas, não conseguiu demonstrar muita evolução ofensiva em relação à temporada passada, quando passou 21 das 38 rodadas sem fazer gol e foi um dos times que menos finalizou. Até colocou uma bola na trave, com Philip Billing, mas fez Kepa Arrizabalaga trabalhar apenas uma vez.

É interessante observar alguns números que ilustram a diferença entre a maneira como o Chelsea jogou em comparação com a temporada passada. A equipe teve 63% de posse de bola, mesmo atuando fora de casa, e trocou 659 passes. Finalizou 13 vezes – seis bloqueadas. Com Antonio Conte, a posse média da última Premier League foi de 54,4%, com média de 16 chutes a gol e 559 passes trocados.

A 15 minutos do fim, Eden Hazard entrou no lugar de Willian e puxou o contra-ataque. Deu um lindo passe para Pedro fazer o terceiro, com uma cavadinha, e fechar o placar da primeira vitória do novo Chelsea na Premier League.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo