Julio Enciso ajudou o Brighton a somar o pontinho que faltava para a Liga Europa com um lindo gol
As Gaivotas se garantiram matematicamente em sexto lugar, após empatar com o Manchester City por 1 a 1

O paraguaio Julio Enciso colocou a cereja no bolo de sua excelente temporada de estreia no Campeonato Inglês nesta quarta-feira, ao anotar um golaço no empate por 1 a 1 com o Manchester City, que também rendeu ao Brighton o pontinho que faltava para garantir classificação à Liga Europa pela primeira vez em sua história.
Foi o único resultado prático da partida, porque o City garantiu o seu tricampeonato inglês no último fim de semana, antes mesmo de entrar em campo, e ainda nem foi tão prático assim: o Aston Villa precisaria ganhar seus últimos dois jogos, torcer para que o Brighton perdesse duas vezes e ainda tirar 16 gols de saldo para tirá-lo da sexta posição.
O Brighton já havia garantido, pela primeira vez na história, classificação às competições europeias. Faltava descobrir qual, embora a Liga Europa sempre fosse a mais provável. Não há mais chance de terminar em quinto lugar, mas o sexto ainda é um ótimo prêmio a um dos projetos mais sólidos da Inglaterra que se destaca justamente pelo desenvolvimento de jovens como Enciso.
Enciso é um prodígio que estreou no time principal do Libertad aos 15 anos e havia feito 11 gols em 17 partidas pelo clube paraguaio antes de fechar a transferência para o Brighton, no começo desta temporada. Ele demorou para começar a ganhar chances, com apenas duas partidas de Premier League antes da Copa do Mundo. Desde meados de março, porém, virou figurinha carimbada nos jogos do Brighton, saindo do banco de reservas.
Nas últimas nove rodadas, porém, foi titular em seis e nesta quarta-feira chegou ao seu quarto gol, após marcar contra Bournemouth, Chelsea e Arsenal. Ele também começou jogando a semifinal da Copa da Inglaterra contra o Manchester United, na qual as Gaivotas perderam nos pênaltis.
De olho em finais consecutivas nos dois sábados posteriores ao próximo, Pep Guardiola colocou quase força máxima para enfrentar o Brighton, o que deve indicar um time bem reserva na rodada final da Premier League contra o Brentford, no próximo domingo. Haaland teve as primeiras chances para o campeão inglês, com uma cabeçada para fora e depois abafado pelo goleiro Jason Steele, e Danny Welbeck acertou o travessão em cobrança de falta.
Aos 25 minutos, Haaland recebeu o lançamento nas costas da defesa e, cara a cara com o goleiro, preferiu servir o companheiro Phil Foden, que dominou e bateu em cima de Jan Paul van Hecke, que não conseguiu o corte em cima da linha. O Brighton achou que havia empatado com Kaoru Mitoma, em gol anulado por toque de mão, mas o fez, aos 38 minutos, quando Enciso recebeu com liberdade fora da área e mandou um chute preciso no ângulo de Stefan Ortega.
O Brighton teve mais um gol anulado no primeiro tempo, por impedimento de Welbeck, e o City também se frustrou após achar que havia voltado à frente com uma cabeçada de Haaland, que fez falta em Levi Colwill no lance anterior. O time de Pep Guardiola chegou aos 89 pontos e tem mais uma chance de superar a barreira dos 90 no fim de semana. A prioridade, porém, é a decisão da Copa da Inglaterra contra o Manchester United, em 3 de junho, e a final da Champions League com a Internazionale, uma semana depois.

Finalizado
1
-1

Brighton - Man City
England Premier League - American Express Community Stadium
Brighton

Man City
