Premier League

Zagueiro japonês do Borussia Mönchengladbach pode pintar na Premier League; veja os interessados

Ko Itakura chamou a atenção de gigantes da Premier League, que terão que pagar multa milionária para tê-lo

O zagueiro Ko Itakura, de 26 anos, disputa a Copa da Ásia pela seleção do Japão e tem chamado a atenção do Tottenham e do Liverpool, que podem disputar a sua contratação nesta primeira janela de 2024. O jogador pertence ao Borussia Mönchengladbach, mas perdeu parte da atual temporada devido a uma lesão em seu tornozelo, que o fez ser utilizado apenas em sete jogos na Bundesliga. Mesmo assim, o defensor deve sair da Alemanha na próxima temporada e ter como destino a Premier League segundo informações da Sky Sports alemã.

Itakura é um sonho antigo do técnico australiano Ange Postecoglou do Tottenham. Durante sua passagem pelo Celtic, entre 2021 e 2023, o comandante gostaria de contar com o trabalho do zagueiro, mas o negócio não deu certo. Agora, Jürgen Klopp entra na jogada pela contratação do atleta para tentar levá-lo aos Reds. O zagueiro tem contrato com o Mönchengladbach até junho de 2026 e sua multa rescisória está na casa dos 15 milhões de euros (algo em torno de R$ 80 milhões de reais).

Caso o negócio seja concretizado, esta será a segunda passagem de Itakura pelo futebol inglês, já que em 2019 o jogador foi contratado pelo Manchester City vindo do Kawasaki Frontale. Entre indas e vindas dos Citizens, o defensor passou pelo Schalke 04 e pelo Groningen por empréstimo, até foi contratado em definitivo pelo Borussia Mönchengladbach em 2022.

Times da Premier League sofrem com lesões e vão em busca de reforços

A possível chegada de Itakura ao futebol inglês pode ser um alento ao Liverpool e também ao Tottenham, que sofrem com lesões de jogadores importantes e precisam de reforços exatamente para o setor defensivo. No caso dos Spurs, a recente lesão de Cristian Romero deixou uma lacuna no sistema defensivo do time londrino, enquanto nos Reds, a ausência de Matip por lesão também foi um dos motivos do técnico Jürgen Klopp começar a observar o zagueiro japonês com um pouco mais de afinco.

O Tottenham inclusive correu atrás do holandês Micky van de Ven para amenizar os problemas defensivos do time na janela de verão e sofreu um pouco quando o jogador se lesionou em novembro. Ter mais uma peça para a posição será importante para manter o equilíbrio defensivo do time, que se acostumou a jogar com uma linha defensiva mais alta, devido ao estilo de jogo do treinador australiano.

Por conta do vasto calendário e do nível de disputa apresentado, vários times da Premier League enfrentam problemas relacionados a lesões e vão utilizar a janela de janeiro para reforçar seus times para o restante da temporada. Alguns times, entretanto, prometem não fazer investimentos tão pesados nesta primeira janela de 2024 e vão esperar até a metade do ano para investir em novos reforços.

É o caso do United, que não deve fazer muitas contratações em janeiro, pois segundo o técnico Erik Ten Hag, a primeira janela é o momento no qual os times estão no meio da temporada e os melhores jogadores de cada liga não estão muito interessados em mudar de time com as ligas no meio do caminho. Entretanto, o treinador frisou a necessidade dos dirigentes estarem atentos a novas possibilidades de negócio, caso apareça alguma oportunidade.

“Como clube, você tem que buscar melhorias, então se você conseguir encontrar algo melhor e for realista financeiramente, acho que o clube tem que concordar (em contratar). Mas normalmente, em relação ao mercado, na maioria das vezes não se atraem os melhores jogadores no inverno. Os melhores jogadores não deixarão seus clubes no inverno. São jogadores que estão desapontados, lesionados ou simplesmente não estão em forma”, afirmou Ten Hag a um veículo de Manchester.

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Existe um ditado que diz que o bom filho a casa retorna não é? Pois bem, sou Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia, de volta ao site após quatro anos, e agora redator do Trivela, um dos maiores portais de futebol do Brasil. Sou jornalista, especializado em Marketing digital e narrador do Portal Futebol Interior e também da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo