Premier League

[It’s A Goal] Sólido, sólido Arsenal: os 50 anos da histórica dobradinha dos Gunners

Arsenal conquistou o Campeonato Inglês e a Copa da Inglaterra, em temporada emblemática em Highbury

Há 50 anos o Arsenal completava um feito lendário do futebol inglês ao longo daquele século: a chamada “dobradinha”, conquista do campeonato e da FA Cup numa mesma temporada. Tida como algo quase impossível, diante dos gigantescos esforços físico e de foco necessários, ela encerrou um jejum de 18 anos do clube londrino em conquistas nacionais. E foi levantada em grande estilo: na liga, os Gunners empreenderam uma arrancada para alcançar e, no fim, superar o Leeds de Don Revie. Na copa, em Wembley, tiveram força mental para vencer o Liverpool de Bill Shankly de virada na prorrogação.

Naquele 8 de maio de 1971, o Arsenal se tornava apenas o segundo time a alcançar o feito no século, dez anos depois do rival Tottenham. E se a trajetória dos Gunners não transcorreu com o mesmo futebol exuberante e dominante de ponta a ponta daqueles Spurs, tendo de conviver por um bom tempo com as críticas da imprensa, que considerava o Arsenal uma equipe mecânica e entediante, ela premiou um grupo sólido de jogadores, de muito caráter e personalidade e que soube jogar de acordo com as circunstâncias.

Leia o texto completo no It’s A Goal, site do jornalista Emmanuel do Valle sobre a história do futebol inglês

Mostrar mais

Emmanuel do Valle

Além de colaborações periódicas, quinzenalmente o jornalista Emmanuel do Valle publica na Trivela a coluna ‘Azarões Eternos’, rememorando times fora dos holofotes que protagonizaram campanhas históricas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo