Premier League

Maguire esperou quieto um ano e meio e calou críticos ao ganhar jogador do mês da Premier League

Após 18 meses sendo criticado e motivo de chacota, Harry Maguire se recuperou e foi eleito o melhor do mês na Premier League; entenda como

Nesta sexta-feira (8), Harry Maguire foi eleito o melhor jogador do mês de novembro na Premier League. O zagueiro foi peça fundamental nas três vitórias em três jogos do Manchester United no período. Mais do que isso, o defensor de três anos deu um verdadeiro exemplo de superação dentro de campo após passar 18 meses sendo criticado e até mesmo motivo de chacota.

Maguire ajudou os Red Devils a saírem de campo sem levar gols em novembro na Liga Inglesa. Depois de ficar afastado por lesão, o zagueiro foi titular na vitória por 1 x 0 sobre o Fulham, fora de casa. À época, o técnico Erik ten Hag elogiou a boa atuação do camisa 5:

– Harry mostrou liderança (e) ele foi muito bom com e sem a posse de bola. Estou muito satisfeito com esse desempenho dele.

Na sequência, Harry Maguire também começou jogando no triunfo do United por 1 x 0 contra o Luton Town, em Old Trafford, mantendo as coisas em ordem lá atrás. Por fim, o zagueiro jogou os 90 minutos da vitória sobre o Everton por 3 x 0, fora de casa. Para ganhar o prêmio de melhor jogador de novembro da Premier League, ele superou a concorrência de Jeremy Doku (Manchester City), Anthony Gordon (Newcastle), Thomas Kaminski (Luton Town), Raheem Sterling (Chelsea), e Marcus Tavernier (Bournemouth).

Além da defesa dos Red Devils não ser vazada no último mês, o defensor de 30 anos também registrou a melhor marca de bloqueios no campeonato no mês passado, com seis. Harry Maguire também foi o segundo jogador com mais duelos aéreos ganho, com 16, e o quinto melhor em afastar o perigo de gol, com 20. Mas o que explica o renascimento do zagueiro no Manchester United?

O calvário de Harry Maguire

Harry Maguire foi o 17º defensor na história a ganhar o prêmio de melhor jogador do mês na Premier League, sendo o terceiro do Manchester United. A título de curiosidade, o último da posição a ter a honraria nos Red Devils foi Nemanja Vidic, em janeiro de 2009. O primeiro foi Rio Ferdinand. Mas qual o segredo do camisa 5 em novembro após ser perseguido na mídia?

Em 2022/23, o camisa 5 se tornou a quinta opção do técnico neerlandês para a posição. Sua falta de velocidade o afastou de ser uma escolha plausível para o plano de ten Hag em jogar com uma linha de defesa alta. Maguire também pareceu ter perdido seu timing na hora de realizar desarmes no Manchester United, tanto que terminou a última temporada com nove cartões amarelos. Para piorar, os erros constantes fizeram o zagueiro ser crucificado.

Nesse cenário, foi duramente criticado pela imprensa e pelos torcedores, se tornando alvo de piadas. Dentro de campo, o defensor de 30 anos perdeu a braçadeira de capitão e quase foi parar no West Ham. A estreia pelos Red Devils em 2023/24 aconteceu somente em outubro, mas ele não precisou de muito tempo para dar a volta por cima.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

O segredo para a recuperação

O que explica o sucesso de Harry Maguire em novembro é a simplicidade. Segundo o The Athletic, a maioria das ações defensivas do zagueiro no último mês na Premier League aconteceu dentro da área. Ou seja, a versão de 2022/23 do camisa 5 que deixava a linha de defesa de forma desesperada e realizava faltas ao errar o tempo de bola foi deixada para trás.

Erik ten Hag também apontou como a disputa interna com Raphael Varane desencadeou uma evolução do defensor inglês. O que Maguire apresentou em novembro na Premier League se aproximou das boas atuações que ele teve no auge da carreira.

Mais prêmios para Manchester United

Além de Harry Maguire, o Manchester United recebeu mais prêmios na Premier League em novembro. Erik ten Hag foi nomeado como o melhor técnico do último mês no campeonato, enquanto Alejandro Garnacho ganhou como gol mais bonito. O técnico colocou os Red Devils na 6ª posição da tabela com 27 pontos. Já o argentino marcou um golaço de bicicleta contra o Everton, que lembrou e muito a pintura de Wayne Rooney em 2011.

Problemas internos à parte, o United espera que a boa fase do zagueiro, do atacante e do treinador signifiquem uma retomada na Premier League. O time de Manchester enfrenta o Bournemouth neste sábado (9), às 12h (horário de Brasília), em Old Trafford, pela 16ª rodada do campeonato.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo