Maguire esperou quieto um ano e meio e calou críticos ao ganhar jogador do mês da Premier League
Após 18 meses sendo criticado e motivo de chacota, Harry Maguire se recuperou e foi eleito o melhor do mês na Premier League; entenda como

Nesta sexta-feira (8), Harry Maguire foi eleito o melhor jogador do mês de novembro na Premier League. O zagueiro foi peça fundamental nas três vitórias em três jogos do Manchester United no período. Mais do que isso, o defensor de três anos deu um verdadeiro exemplo de superação dentro de campo após passar 18 meses sendo criticado e até mesmo motivo de chacota.
Maguire ajudou os Red Devils a saírem de campo sem levar gols em novembro na Liga Inglesa. Depois de ficar afastado por lesão, o zagueiro foi titular na vitória por 1 x 0 sobre o Fulham, fora de casa. À época, o técnico Erik ten Hag elogiou a boa atuação do camisa 5:
– Harry mostrou liderança (e) ele foi muito bom com e sem a posse de bola. Estou muito satisfeito com esse desempenho dele.
Na sequência, Harry Maguire também começou jogando no triunfo do United por 1 x 0 contra o Luton Town, em Old Trafford, mantendo as coisas em ordem lá atrás. Por fim, o zagueiro jogou os 90 minutos da vitória sobre o Everton por 3 x 0, fora de casa. Para ganhar o prêmio de melhor jogador de novembro da Premier League, ele superou a concorrência de Jeremy Doku (Manchester City), Anthony Gordon (Newcastle), Thomas Kaminski (Luton Town), Raheem Sterling (Chelsea), e Marcus Tavernier (Bournemouth).
Além da defesa dos Red Devils não ser vazada no último mês, o defensor de 30 anos também registrou a melhor marca de bloqueios no campeonato no mês passado, com seis. Harry Maguire também foi o segundo jogador com mais duelos aéreos ganho, com 16, e o quinto melhor em afastar o perigo de gol, com 20. Mas o que explica o renascimento do zagueiro no Manchester United?
Richly deserved, @HarryMaguire93 ??#MUFC || #PL
— Manchester United (@ManUtd) December 8, 2023
O calvário de Harry Maguire
Harry Maguire foi o 17º defensor na história a ganhar o prêmio de melhor jogador do mês na Premier League, sendo o terceiro do Manchester United. A título de curiosidade, o último da posição a ter a honraria nos Red Devils foi Nemanja Vidic, em janeiro de 2009. O primeiro foi Rio Ferdinand. Mas qual o segredo do camisa 5 em novembro após ser perseguido na mídia?
Em 2022/23, o camisa 5 se tornou a quinta opção do técnico neerlandês para a posição. Sua falta de velocidade o afastou de ser uma escolha plausível para o plano de ten Hag em jogar com uma linha de defesa alta. Maguire também pareceu ter perdido seu timing na hora de realizar desarmes no Manchester United, tanto que terminou a última temporada com nove cartões amarelos. Para piorar, os erros constantes fizeram o zagueiro ser crucificado.
Nesse cenário, foi duramente criticado pela imprensa e pelos torcedores, se tornando alvo de piadas. Dentro de campo, o defensor de 30 anos perdeu a braçadeira de capitão e quase foi parar no West Ham. A estreia pelos Red Devils em 2023/24 aconteceu somente em outubro, mas ele não precisou de muito tempo para dar a volta por cima.
? – Harry Maguire’s November Stats! pic.twitter.com/QywURYDi44
— ??? ???’? ???? ✍??? (@TenHagBall_) December 8, 2023
O segredo para a recuperação
O que explica o sucesso de Harry Maguire em novembro é a simplicidade. Segundo o The Athletic, a maioria das ações defensivas do zagueiro no último mês na Premier League aconteceu dentro da área. Ou seja, a versão de 2022/23 do camisa 5 que deixava a linha de defesa de forma desesperada e realizava faltas ao errar o tempo de bola foi deixada para trás.
Erik ten Hag também apontou como a disputa interna com Raphael Varane desencadeou uma evolução do defensor inglês. O que Maguire apresentou em novembro na Premier League se aproximou das boas atuações que ele teve no auge da carreira.
Mais prêmios para Manchester United
Além de Harry Maguire, o Manchester United recebeu mais prêmios na Premier League em novembro. Erik ten Hag foi nomeado como o melhor técnico do último mês no campeonato, enquanto Alejandro Garnacho ganhou como gol mais bonito. O técnico colocou os Red Devils na 6ª posição da tabela com 27 pontos. Já o argentino marcou um golaço de bicicleta contra o Everton, que lembrou e muito a pintura de Wayne Rooney em 2011.
Problemas internos à parte, o United espera que a boa fase do zagueiro, do atacante e do treinador signifiquem uma retomada na Premier League. O time de Manchester enfrenta o Bournemouth neste sábado (9), às 12h (horário de Brasília), em Old Trafford, pela 16ª rodada do campeonato.
Premier League awards for November:
? Player of the Month: Harry Maguire
? Manager of the Month: Erik ten Hag
? Goal of the Month: Alejandro GarnachoManchester United ? pic.twitter.com/O5nAgA61XH
— B/R Football (@brfootball) December 8, 2023