Premier League

Guardiola: “Será incrível que Bielsa esteja na Premier League na próxima temporada”

Marcelo Bielsa estará na Pep Guardiola, badalado técnico do Manchester City. O catalão não esconde o apreço pelo trabalho do argentino e mais do que isso: acredita que o baixo número de títulos na carreira do colega importa menos do que a influência que ele exerce no futebol.

[foo_related_posts]

“Eu não fui seu jogador, então é difícil para mim falar sobre ele, mas eu o conheço como a referência e a influência de milhares de milhões de jogadores que estiveram com ele. Eu tenho sorte de às vezes ter a oportunidade de falar com ele e vê-lo. Ele é um técnico autêntico porque nenhum outro técnico pode jogar da maneira como ele joga. Ninguém pode imitá-lo e isso o torna muito especial”, comentou Guardiola.

“Para o futebol inglês será incrível que ele esteja na Premier League na próxima temporada e aprender sobre ele”, declarou ainda o treinador do Manchester City. O título da Championship, a segunda divisão da Inglaterra, é o primeiro que Bielsa conquista desde 2004, quando ganhou a medalha de ouro com a seleção da argentina na Olimpíada de Atenas.

Bielsa é conhecido como um técnico influenciador, mas que não tem um cartel grande de títulos. Além desses dois, ele conquistou também o título argentino em 1991 e 1992, pelo Newell’s, e em 1998, pelo Velez. Para Guardiola, o reconhecimento de outros treinadores em relação à influência de Bielsa é maior até que os títulos.

“Isso significa mais que os títulos. Ganhar os títulos é que ajuda você a ter mais empregos, mas no fim da sua vida, o que você é lembrado não é os títulos que você conquistou. O que você lembra são as memórias. Eu tenho memórias como jogador de futebol do que o técnico me ensinou, não dos títulos que eu venci”, contou Guardiola.

“Nós passamos uma noite ruim depois do jogo contra o Arsenal, mas no dia seguinte está esquecido. Quando você ganha o título é a mesma coisa. O que nós lembramos são as experiências, as memórias, os bons momentos. Eu acho que Marcelo está no topo da lista para isso”, analisou ainda o técnico do Manchester City.

“O conhecimento que você tem como técnico não depende dos resultados. A imprensa e outras pessoas te julgam pelos resultados, os jogadores julgam o técnico pelo conhecimento que ele tem. Não há dúvidas sobre a qualidade de Bielsa”, comentou ainda Guardiola.

Na terça-feira, o Manchester City de Guardiola volta a campo para enfrentar o Watford, que demitiu o técnico Nigel Pearson na desesperada luta contra o rebaixamento. Em setembro, quando os dois times se enfrentaram pelo primeiro turno, o Manchester City atropelou e goleou por 8 a 0 no estádio Etihad.

“Foi há um século. É impossível replicar isso. Não há inclusive nenhuma referência sobre aquele jogo. O técnico era diferente. Nós estávamos jogando para ganhar a Premier League, mas agora já acabou. Eles estão jogando para sobreviver, mas naquele momento, era diferente. Nós não podemos comparar isso”, declarou o treinador.

A demissão de Nigel Pearson e a chegada dos interinos Hayden Mullins e Graham Stack facilitou para sua comissão técnica. “Isso torna o nosso trabalho mais fácil porque nós não temos que assistir jogos. Eu não sei qual sistema que eles usarão”, afirmou o técnico.

“Nós não temos como ajudar os jogadores, eles têm que resolver a situação por si mesmos. Depois de cinco, 10, 15 minutos, nós saberemos exatamente o que eles pensaram para jogar contra nós. Nós iremos focar na qualidade individual que os jogadores do Watford, especialmente no ataque, têm”, continuou Guardiola.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo