A garantia do City para Guardiola renovar em meio a julgamento por 115 acusações da Premier League
O clube está sendo julgado por supostamente infringir regras financeiras da liga e não contribuir com as investigações
O Manchester City anunciou a tão esperada renovação de contrato com Pep Guardiola na última quinta-feira (21). O treinador assinou uma extensão de dois anos do vínculo com o clube.
De acordo com o jornal britânico “Mirror”, Guardiola recebeu novas garantias de que o Manchester City vencerá sua batalha legal com a Premier League antes de assinar o novo acordo.
Os atuais tetracampeões ingleses passaram as últimas 10 semanas enfrentando um tribunal independente que foi criado para julgar as 115 acusações de infrações financeiras da Premier League e de não cooperarem com a investigação.
O Manchester City insiste que tem todas as evidências necessárias para provar sua inocência e Guardiola optou por acreditar em seus chefes. Inclusive, pessoas de dentro do clube acreditam que o novo acordo é uma forte indicação de que o clube está vencendo a batalha judicial.
A decisão do julgamento está prevista para sair entre março e junho de 2025. O gigante do norte da Inglaterra está sujeito a punições fortes caso seja considerado culpado das infrações financeiras, como multas volumosas e até mesmo ter o rebaixamento decretado.
Em entrevista coletiva dada nessa sexta-feira (22), Guardiola insistiu que honraria seu contrato mesmo se seu clube fosse considerado culpado e subsequentemente rebaixado.
— Eu disse isso há seis meses. Vocês têm minhas entrevistas. Eu disse que quando todos os clubes nos acusaram de fazer algo errado e as pessoas disseram “o que acontece se formos rebaixados?” Eu estarei aqui.
Crise do Manchester City de Guardiola
O Manchester City foi goleado por 4 a 0 pelo Tottenham nesse sábado (23) no Etihad Stadium, em jogo válido pela 12ª rodada da Premier League. Foi a quinta derrota seguida dos Citizens, algo inédito no clube desde a chegada de Guardiola.
— Fugir? De jeito nenhum. Nós temos que nos levantar mais do que nunca. O que vai nos definir é quando falhamos, nos levantamos e enfrentamos. Não sei o que vai acontecer nesta temporada, mas nem por um segundo deixarei de acreditar nesses jogadores. Não há time no mundo que sustente o sucesso por oito, nove, dez anos consecutivos — disse o treinador em entrevista após a partida.
O Manchester City não perdia em casa há 52 jogos e foi a primeira vez que Guardiola sofreu uma goleada por quatro gols de diferença no comando do Manchester City.
O time comandado por Pep não sofria com mais de duas derrotas consecutivas desde 2018, quando os Citizens perderam três partidas seguidas — para Liverpool duas vezes na Champions League e Manchester United na Premier League.