Esta festa virou um enterro: Brighton acaba com chances de título do Arsenal ao vencer no Emirates
Arsenal perdeu por 3 a 0 em casa e título pode ser decidido já na próxima rodada, enquanto o Brighton mostra mais uma vez o quanto é perigoso
O Brighton foi até o Emirates e estragou o domingo do Arsenal. Em jogo difícil, a vitória por 3 a 0 veio com uma ousadia incrível de um time que sonha alto com uma vaga em competições europeias, algo inédito na história do clube do sul da Inglaterra. Para o Arsenal, a derrota é um adeus à briga pelo título. Ainda que matematicamente continue possível, o que os Gunners precisam é um milagre: três tropeços do Manchester City nas três últimas rodadas, além de duas vitórias do próprio Arsenal. Parece improvável. Por isso, a sensação nas arquibancadas era de desolação, ainda que a campanha ainda seja muito boa.
Mikel Arteta escalou o time com o que tinha de melhor. Colocou em campo Jorginho no lugar de Thomas Partey, como tem sido comum, dando mais qualidade ao meio-campo. Também teve o ataque titular, com Bukayo Saka, Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli. Esse trio, porém, acabou não durando muito. Martinelli teve uma dividida com Moisés Caicedo que sentiu, depois tentou descontar em Kaoru Mitoma e acabou saindo minutos depois, lesionado. Eram 20 minutos quando Leandro Trossard, ex-Brighton, entrou em campo.
Foi um primeiro tempo que nenhum dos dois times conseguiu impor o seu jogo. Bons lances de lado a lado, com o Arsenal melhor, como em um chute de Trossard que levou perigo, de fora da área, e tocou no travessão. Só que as coisas mudariam muito no segundo tempo.
Eram cinco minutos do segundo tempo e o Brighton abriu o placar. Depois de duas tentativas de Pervis Estupiñan, na segunda ele colocou na área para Julio Enciso tocar de cabeça e marcar 1 a 0. Um gol que mexeria com o jogo, inevitavelmente. O Arsenal teria que partir para o tudo ou nada, o que significava espaços que o Brighton sabe como aproveitar.
O Arsenal tentava. Colocou Reiss Nelson no lugar de Granit Xhaka, colocou Partey no lugar de Jorginho, Edward Nketiah no lugar de Gabriel Jesus e Emile Smith Rowe no lugar de Martin Odegaard. Nada disso fez diferença. Com a entrada de Deniz Undav no lugar de outro destaque do time, Julio Enciso, veio então um golpe ainda mais duro. Aos 40 minutos, o Arsenal saiu jogando errado em um passe ruim de Leandro Trossard, interceptado pelo Brighton. A bola chegou em Undav, que tocou por cobertura, deixando o goleiro Aaron Ramsdale sem ter o que fazer: 2 a 0.
Depois do segundo gol, uma grande parte dos torcedores do Arsenal já começaram a deixar o estádio. Um movimento que ficou visível até mesmo na transmissão. Os lugares vazios foram aumentando, enquanto o Brighton desfilava em campo. O Arsenal lutava, mas o desânimo era evidente. Não parecia haver mais forças, ao mesmo tempo que o Brighton tocava a bola e fazia o Arsenal de bobo.
Quando a vaca já tinha deitado, como dizem, veio o golpe de misericórdia. Eram 50 minutos do segundo tempo quando Deniz Undav chutou de fora da área, exigiu ótima defesa de Aaron Ramsdale, mas chegou Pervis Estupiñán pegar de primeira e balançar as redes: 3 a 0. Um gol que aumentou o fluxo de torcedores do Arsenal deixando o estádio. O jogo acabou com muitos lugares vazios na própria transmissão.
O Arsenal fica com 81 pontos em 36 jogos. Só tem mais seis a disputar e está a quatro do Manchester City, que tem um jogo a menos, 35. Isso significa que o Manchester City poderá até ser campeão na próxima rodada, caso o Arsenal perca novamente no sábado diante do Nottingham Forest. Caso o Arsenal empate, o título pode vir no domingo, caso o City vença o Chelsea. Na prática, o título já está nas mãos do Manchester City e agora é uma questão de tempo e saber qual rodada o time poderá comemorar.
O Brighton, por sua vez, está vivíssimo na disputa por uma vaga europeia. O time soma 58 pontos, em sexto lugar, deixando o Tottenham para trás, com 57. Disputa uma posição que leve à Liga Europa ou mesmo uma Conference League. Como as duas vagas de Copas devem ser de clubes que estão no top 4, sexto e sétimo colocado devem ir para a Liga Europa e o sétimo deve ir para a Conference League. Para o Brighton, será um grande prêmio.
Finalizado
0
-3
Arsenal - Brighton
England Premier League - Emirates Stadium