Premier League
Tendência

Esta festa virou um enterro: Brighton acaba com chances de título do Arsenal ao vencer no Emirates

Arsenal perdeu por 3 a 0 em casa e título pode ser decidido já na próxima rodada, enquanto o Brighton mostra mais uma vez o quanto é perigoso

O Brighton foi até o Emirates e estragou o domingo do Arsenal. Em jogo difícil, a vitória por 3 a 0 veio com uma ousadia incrível de um time que sonha alto com uma vaga em competições europeias, algo inédito na história do clube do sul da Inglaterra. Para o Arsenal, a derrota é um adeus à briga pelo título. Ainda que matematicamente continue possível, o que os Gunners precisam é um milagre: três tropeços do Manchester City nas três últimas rodadas, além de duas vitórias do próprio Arsenal. Parece improvável. Por isso, a sensação nas arquibancadas era de desolação, ainda que a campanha ainda seja muito boa.

Mikel Arteta escalou o time com o que tinha de melhor. Colocou em campo Jorginho no lugar de Thomas Partey, como tem sido comum, dando mais qualidade ao meio-campo. Também teve o ataque titular, com Bukayo Saka, Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli. Esse trio, porém, acabou não durando muito. Martinelli teve uma dividida com Moisés Caicedo que sentiu, depois tentou descontar em Kaoru Mitoma e acabou saindo minutos depois, lesionado. Eram 20 minutos quando Leandro Trossard, ex-Brighton, entrou em campo.

Foi um primeiro tempo que nenhum dos dois times conseguiu impor o seu jogo. Bons lances de lado a lado, com o Arsenal melhor, como em um chute de Trossard que levou perigo, de fora da área, e tocou no travessão. Só que as coisas mudariam muito no segundo tempo.

Eram cinco minutos do segundo tempo e o Brighton abriu o placar. Depois de duas tentativas de Pervis Estupiñan, na segunda ele colocou na área para Julio Enciso tocar de cabeça e marcar 1 a 0. Um gol que mexeria com o jogo, inevitavelmente. O Arsenal teria que partir para o tudo ou nada, o que significava espaços que o Brighton sabe como aproveitar.

O Arsenal tentava. Colocou Reiss Nelson no lugar de Granit Xhaka, colocou Partey no lugar de Jorginho, Edward Nketiah no lugar de Gabriel Jesus e Emile Smith Rowe no lugar de Martin Odegaard. Nada disso fez diferença. Com a entrada de Deniz Undav no lugar de outro destaque do time, Julio Enciso, veio então um golpe ainda mais duro. Aos 40 minutos, o Arsenal saiu jogando errado em um passe ruim de Leandro Trossard, interceptado pelo Brighton. A bola chegou em Undav, que tocou por cobertura, deixando o goleiro Aaron Ramsdale sem ter o que fazer: 2 a 0.

Depois do segundo gol, uma grande parte dos torcedores do Arsenal já começaram a deixar o estádio. Um movimento que ficou visível até mesmo na transmissão. Os lugares vazios foram aumentando, enquanto o Brighton desfilava em campo. O Arsenal lutava, mas o desânimo era evidente. Não parecia haver mais forças, ao mesmo tempo que o Brighton tocava a bola e fazia o Arsenal de bobo.

Quando a vaca já tinha deitado, como dizem, veio o golpe de misericórdia. Eram 50 minutos do segundo tempo quando Deniz Undav chutou de fora da área, exigiu ótima defesa de Aaron Ramsdale, mas chegou Pervis Estupiñán pegar de primeira e balançar as redes: 3 a 0. Um gol que aumentou o fluxo de torcedores do Arsenal deixando o estádio. O jogo acabou com muitos lugares vazios na própria transmissão.

O Arsenal fica com 81 pontos em 36 jogos. Só tem mais seis a disputar e está a quatro do Manchester City, que tem um jogo a menos, 35. Isso significa que o Manchester City poderá até ser campeão na próxima rodada, caso o Arsenal perca novamente no sábado diante do Nottingham Forest. Caso o Arsenal empate, o título pode vir no domingo, caso o City vença o Chelsea. Na prática, o título já está nas mãos do Manchester City e agora é uma questão de tempo e saber qual rodada o time poderá comemorar.

O Brighton, por sua vez, está vivíssimo na disputa por uma vaga europeia. O time soma 58 pontos, em sexto lugar, deixando o Tottenham para trás, com 57. Disputa uma posição que leve à Liga Europa ou mesmo uma Conference League. Como as duas vagas de Copas devem ser de clubes que estão no top 4, sexto e sétimo colocado devem ir para a Liga Europa e o sétimo deve ir para a Conference League. Para o Brighton, será um grande prêmio.

Arsenal
14/05/23 - 12:30

Finalizado

0

-

3

Brighton

Arsenal - Brighton

England Premier League - Emirates Stadium

Arsenal

Arsenal
4-3-3
1
Aaron Ramsdale
gb
4
Ben White
gb
15
Jakub Kiwior
pl
6
Gabriel Magalhaes
br
3
Kieran Tierney
gb
8
Martin Odegaard
no
20
Jorginho
it
34
Granit Xhaka
ch
7
Bukayo Saka
gb
9
Gabriel Jesus
br
11
Gabriel Martinelli
br
Substitutos
14
Edward Nketiah
gb
30
Matt Turner
us
10
Emile Smith-Rowe
gb
24
Reiss Nelson
gb
16
Rob Holding
gb
5
Thomas Partey
gh
19
Leandro Trossard
be
21
Fabio Vieira
pt

Brighton

Brighton
4-2-3-1
5
Lewis Dunk
gb
30
Pervis Estupinan
ec
25
Moises Caicedo
ec
27
Billy Gilmour
gb
20
Julio Enciso
py
10
Alexis Mac Allister
ar
22
Kaoru Mitoma
jp
28
Evan Ferguson
ie
Substitutos
42
Odeluga Offiah
gb
40
Facundo Valentin Buonanotte
ar
26
Yasin Abbas Ayari
se
44
Cameron Peupion
au
49
Andrew Moran
ie
38
Tom McGill
ca
Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo