Premier League

Depois de muitas lesões, Jay Rodriguez recomeça no West Brom com um golaço na Ásia

Você lembra de Jay Rodriguez? O atacante, de 27 anos, foi contratado pelo West Bromwich para esta temporada, vindo do Southampton, onde brilhou intensamente nos seus primeiros anos, antes de começar a sofrer muito com lesões. Ele passou 20 dos últimos 36 meses lesionado. Os Baggies apostaram no atacante e ele começou bem no novo clube. Nesta quarta-feira, marcou o gol do time no empate por 1 a 1 com o Leicester no Premier League Asia Trophy, em Hong Kong. O Leicester venceu nos pênaltis por 7 a 6 e vai decidir o torneio amistoso.

LEIA TAMBÉM: Mourinho mira Sir Alex: “Estou pronto para continuar no United pelos próximos 15 anos”

Formado pelo Burnley, estreou em 2007, quando o time estava na segunda divisão. Demorou a explodir e chegou a ser emprestado duas vezes. Foi vendido ao Southampton em 2012 por £ 5 milhões (€ 8,65 milhões), que tinha acabado de subir para a Premier League. Atuou na ponta esquerda, mostrando explosão, velocidade e boa finalização. Fez 37 jogos na temporada, nove gols e oito assistências.

O bom desempenho na temporada 2013/13 o levou à seleção inglesa, com o técnico Roy Hodgson. Na época, foi convocado junto com outros dois companheiros de clube, Adam Lallana e Rickie Lambert. O desempenho era ótimo e o jogador era visto como um talento para brilhar não só na Premier League, como na seleção inglesa que se preparava para a Copa do Mundo. Só que vieram as lesões. E não foram simples.

Rodriguez fazia a sua melhor temporada pelo Southampton em 2013/14, com 39 jogos disputados e 17 gols marcados, além de três assistências. Em um jogo com o Manchester City, no dia 5 de abril de 2014, rompeu os ligamentos cruzados do joelho. A recuperação levou mais tempo do que se esperava e ele ficou mais de um ano parado. Precisamente, 413 dias, perdendo 50 jogos dos Saints – o que significou toda a temporada 2014/15.

A sua volta em maio de 2015 o animou para a temporada seguinte. Começou a temporada novamente como titular, na ponta esquerda que tinha brilhado. Pouco tempo depois, no dia 17 de outubro, mais uma lesão. Desta vez, no tornozelo. E foi preciso uma cirurgia no local, o que o deixou afastado por quase cinco meses, ou 148 dias, precisamente.

Na temporada passada, 2016/17, foi muito discreto. Dos 35 jogos que fez, 18 deles foram vindo do banco de reservas. Foram seis gols e duas assistências. As atuações oscilaram e não tiveram o brilho que levou outros companheiros a clubes maiores, como Lallana e Lambert, que foram ao Liverpool. O West Brom, então, resolveu apostar nele. Pagou € 13,70 milhões pelo atacante. E na sua estreia, um belíssimo gol de fora da área.

Ainda é só um começo e um jogador com um histórico de lesões como o de Jay Rodriguez naturalmente causa desconfiança. Se conseguir recuperar um pouco do futebol, será um reforço de muito valor para os Baggies. O gol deve animar os torcedores.

Veja como foi:

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo