Premier League

Decisão natural diante do alto nível apresentado, Chelsea renova com Thiago Silva por mais um ano

Thiago Silva assinou mais um ano de contrato com o Chelsea, o que garante sua presença no time até 2022/23, quando completará 38 anos

Quando Thiago Silva chegou ao Chelsea, uma certa dose de desconfiança girava ao redor da contratação. A qualidade do zagueiro nunca entrou em questionamento, mas a idade pesava contra e muita gente duvidava do veterano dentro da intensidade da Premier League. Em poucos meses, o camisa 6 provou como seria um dos melhores em atividade também na Inglaterra e se firmou como um dos pilares dos Blues na conquista da Champions League. Na atual temporada, aos 37 anos, Thiago permanece como um nome intocável no time de Thomas Tuchel. E sabe que seguirá em Stamford Bridge por mais tempo. Nesta segunda-feira, os londrinos renovaram com o brasileiro até o fim da temporada 2022/23.

O trabalho de Thiago Silva fala por si, muito mais do que a idade. A excelência apresentada antes na Europa, com as camisas de Milan e PSG, se repete também no Chelsea. O beque era um dos melhores do time nos tempos de Frank Lampard e a chegada de Thomas Tuchel, com quem tinha ótima relação no Parc des Princes, reforçou a preponderância com a guinada da equipe. A liderança e a experiência do brasileiro são diferenciais, mas o que conta mesmo é a maneira como ele segue se impondo por seu alto nível de jogo. A instabilidade recente na Premier League atrapalha um pouco a percepção ao redor dos Blues, mas o rendimento defensivo do time foi ótimo em vários momentos da temporada. Contar com a presença do camisa 6 é um fator-chave dentro disso.

Assim, a renovação de Thiago Silva com o Chelsea soa como um processo natural. Ano após ano, a confiança é reiterada com contratos curtos, que ainda garantem a presença do zagueiro enquanto ele se apresentar em alto nível. E o próprio veterano não parece disposto a deixar a primeira prateleira do futebol mundial em breve, pela forma como se empenha e supera as limitações da idade.

“Jogar aqui no Chelsea é um verdadeiro prazer. Nunca pensei que jogaria durante três anos nesse grande clube, então estou muito feliz por permanecer por mais uma temporada. Também gostaria de agradecer à minha família, ao clube, a Marina Granovskaia e a Roman Abramovich por essa oportunidade. Continuarei a dar tudo por este clube e pelos torcedores, que sempre estiveram ao meu lado desde que cheguei. É incrível ter essa relação com a torcida e não só com eles, mas também com os jogadores, a comissão técnica e todo o clube. Darei tudo para continuar jogando neste nível na liga mais importante do mundo”, afirmou Thiago Silva.

Já a diretora Marina Granovskaia salientou: “A experiência, a liderança e as atuações de Thiago Silva foram e continuam sendo muito importantes para esse time, então estamos extremamente satisfeitos por estender seu contrato por mais um ano. Esperamos seguir vendo sua influência contínua, enquanto buscamos títulos nessa temporada e na próxima, e mais das qualidades que o levaram a ter um grande impacto no nosso clube, dentro e fora de campo”.

Thiago Silva soma 56 partidas pelo Chelsea, com quatro gols anotados. Pela importância na campanha da Champions, o brasileiro tem assegurado seu lugar na história dos Blues. Mas é também a maneira como se apresenta em campo e continua fazendo grandes partidas que vale a idolatria. É um capítulo tardio, mas brilhante, em sua condecorada trajetória no futebol europeu.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo