Clubes da Premier League querem Manchester City rebaixado se clube for considerado culpado
Para clubes da Premier League, tirar os títulos do City, caso o clube seja condenado, não faz sentido, mas multa também é uma punição pequena demais

Clubes da Premier League querem que o Manchester City seja rebaixado caso seja considerado culpado nas acusações divulgadas nesta segunda-feira. As infrações do clube vão desde não colaborar com a Premier League, até questões de contratos e violações do Fair Play Financeiro. Na avaliação dos clubes ouvidos pela Sky Sports, retirar os títulos do clube teria um efeito negativo e uma multa seria insuficiente. Por isso, querem que o City seja expulso da Premier League e, assim, seria rebaixado.
O City é acusado de irregularidades entre 2008 e 2018, além de não colaborar com investigações de 2018 até aqui, o que inclui violações do Fair Play Financeiro. O clube se disse surpreso com a acusação, afirmou que colaborou integralmente com a Premier League e celebrou o fato que o julgamento será feito por uma comissão independente.
A punição máxima estabelecida pela Premier League no caso das acusações serem aceitas e as punições serem as mais severas é que o clube seria expulso da Premier League e teria que recomeçar nas ligas inferiores, como a English Football League (que comanda da segunda à quarta divisão inglesa). A EFL, porém, não teria nenhuma obrigação de aceitar o clube.
Segundo a Sky Sports, há um sentimento entre os clubes que retirar os títulos conquistados pelo City, retrospectivamente, não faria sentido algum e ainda causaria confusão. Porém, uma multa é considerada uma pena leve demais e não teria muito efeito.
Os clubes têm pressionado por uma ação mais forte até segunda-feira incluíam membros do chamado Big Six, formado por Manchester United, Liverpool, Arsenal, Chelsea e Tottenham, além, claro, do Manchester City.
Não haverá muita simpatia pelo City, que ganhou a Premier League seis vezes no período investigado, em 11 anos, se o clube for considerado culpado. Os clubes da Premier League não querem se envolver no processo, que estará nas mãos de uma comissão independente. Resta saber como se desenvolverá essa investigação e como será o julgamento, que será realizado em sigilo e só será divulgado o resultado.