Em meio à guerra vivida no Equador, Chelsea investe na segurança de Kendry Páez
Por conta da onda de violência no país, clube inglês quer garantir a integridade de seu mais novo contratado
Kendry Páez, de apenas 16 anos, é uma das maiores revelações do futebol equatoriano dos últimos anos. Atleta do Independiente del Valle, a joia foi contratada pelo Chelsea, mas só poderá se transferir definitivamente para os Blues em 2025, quando alcançar a maioridade. Até lá, os Blues estão investindo na proteção e segurança de seu mais novo ativo, já que o Equador vive uma de suas maiores crises dos últimos anos e passa por uma intensa e triste onda de violência.
Há mais de uma semana, o país tem passado por um momento muito conturbado após a fuga do criminoso José Adolfo Macías, também conhecido como “Fito”, chefe da “Los Choneros” uma das facções criminosas mais perigosas do Equador. Neste sentido, o presidente Daniel Noboa decretou “conflito armado interno” convocando o exército e a polícia para conter a onda de violência. Cenário de guerra civil já deixou ao menos 13 mortos e 70 presos.
Diante deste caótico cenário, informações do portal The Telegraph afirmam que a diretoria do Chelsea resolveu investir na segurança particular de Kendry Páez e seus familiares até que a situação se resolva no Equador, o mesmo foi feito para Moisés Caicedo, volante titular do time treinado por Mauricio Pochettino, que ainda conta com integrantes de sua família morando no país sul-americano.
Kendry Páez quebrou recordes pela seleção do Equador
Aos 16 anos, a joia do Independiente del Valle foi convocado pela primeira vez para defender seu país nas Eliminatórias para a Copa de 2026. Na ocasião, Kendry Páez deu uma assistência para um dos gols de sua equipe na vitória sobre o Uruguai pelo placar de 2 x 1 pela 2ª rodada do torneio e mesmo tão jovem e diante de um adversário tão tradicional, pareceu não sentir o peso da partida e jogou com muita personalidade. Tal estreia rendeu ao jovem a quebra de três recordes.
O jogador se tornou o mais jovem a vestir a camisa da seleção equatoriana, além de ter se tornado o mais novo a ser titular pelo Equador em um jogo de Eliminatória e ser o mais jovem do país a dar uma assistência em um jogo oficial. Kendry Páez tem 1,77 de altura e é um autêntico meia que joga de área a área, ou simplesmente um box-to-box na nomenclatura moderna. Rápido, habilidoso e com um controle de bola diferenciado, a joia do futebol equatoriano disputou 29 partidas como profissional e marcou cinco gols.
O Chelsea vinha acompanhando a trajetória do jovem a um tempo, desde as categorias de base e ganhou a concorrência do Manchester United, que também tinha interesse na contratação do meia. A carreira de Kendry Páez como profissional começou bem cedo e logo aos 15 anos e em sua primeira partida jogando no time principal marcou um gol, se tornando também o atleta mais novo a marcar no Campeonato Equatoriano.
Kendry Páez foi fundamental na campanha do Equador que culminou com o vice-campeonato do Sul-Americano Sub-17, disputado em abril de 2023 e vencido pela seleção brasileira. Com dois gols e seis assistências na competição, o jogador subiu de categoria e disputou o Mundial Sub-20 no início de julho, marcando um gol e dando duas assistências na campanha que ajudou o Equador a chegar até as oitavas de final, sendo eliminado pela Coreia do Sul.