Eliminatórias: Kendry Páez faz história na vitória do Equador por 2 a 1 sobre a Bolívia
Aos 16 anos, Kendry Páez se tornou o mais jovem a marcar um gol nas Eliminatórias da Copa na América do Sul. Do banco, assistiu o Equador bater a Bolívia no fim

A altitude de 3600m do estádio Hernando Siles, em La Paz, costuma ser um obstáculo e tanto para os adversários da Bolívia nas Eliminatórias. Mas não tanto para o Equador, também acostumado com os jogos acima do nível do mar. Ainda mais agora, com Kendry Páez, de 16 anos. O jovem fez história ao abrir o placar e viu, do banco, Kevin Rodríguez aos 51 minutos do segundo tempo, coroar a linda página do futebol equatoriano com uma vitória no fim.

Finalizado
1
-2

Bolívia - Equador
South America – Copa do Mundo Qualifying - Estadio Hernando Siles
3rd Turno
Páez se tornou o jogador mais jovem da história a marcar um gol nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo. Já vendido ao Chelsea, o menino de 16 anos mostrou porque é considerado uma joia em seu país.
Kendry Páez (16 anos e 6 meses de idade) pela Seleção do Equador:
• Jogador mais jovem da história a estrear, dar assistência e marcar gol nas Eliminatórias da CONMEBOL.
• Jogador mais jovem a marcar gol em um Mundial Sub-20.
• Jogador mais jovem da história a fazer sua… pic.twitter.com/05RPB5z0Wu
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) October 13, 2023
Kendry Páez brilha e muda atuação ruim do Equador
O primeiro tempo era modorrento e a atuação dos equatorianos, de quem se esperava mais, era bem ruim no Hernando Siles. Mas há momentos em que a magia aparece em um piscar de olhos. E foi isso que fez Kendry Páez.
Na ponta-direita, o canhotinho via o jogo de frente enquanto La Tri tentava lhe deixar em condições de disparar. Ainda com cara de menino e aparelho no dente, ele parecia tímido quando a bola rolou em La Paz. Mas isso não durou nem 45 minutos.
Kendry Paez first international goal vs Bolivia pic.twitter.com/0JmnfKqHnE
— TB (@BussmannT24) October 12, 2023
Aos 16 anos, o menino recebeu um bolão de Moisés Caicedo, aos 44, avançou como quis pela defesa da Bolívia e chapou no canto, de canhota, sem chance nenhuma para Viscarra. A dupla do Chelsea mostrou porque o Equador sonha e muito em voar ainda mais alto em 2026.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Bolívia melhora, mas Equador vence no fim nas Eliminatórias
O segundo tempo foi de muitas tentativas dos bolivianos. Vontade não falta, mas a geração não ajuda muito. Fraco tecnicamente, o time se lançou ao ataque e abriu espaços para os equatorianos, que quase ampliaram com Chávez, em impedimento, no primeiro lance após o intervalo.
A primeira boa chance da Bolívia foi em um foguete de fora da área de Henry Vaca, em cobrança de falta, que explodiu no travessão do Equador.
— Cristhian (@golsparaodiario) October 13, 2023
Extremamente dependente do veteraníssimo Marcelo Moreno, que não teve grande atuação, o time do técnico Gustavo Costas terminou o jogo com quatro atacantes e dois meias, e pressionava os equatorianos. Ramallo, que entrou bem na partida, recebeu na área aos 37, girou sobre a marcação e bateu forte para vencer Ramírez e levantar o Hernando Siles.
Quando pressionava e era melhor no jogo, entretanto, o pecado boliviano foi crer na vitória e se mandar para a frente. Se os contra-ataques equatorianos não encaixavam, bastou um, no fim do jogo, para mudar tudo. Caicedo, de novo ele, achou lindo passe, e Kevin Rodríguez, aos 50 do segundo tempo, bateu firme para desempatar e dar a vitória para o Equador.
Equador entra zona de classificação nas Eliminatórias
Com a vitória no fim, o Equador agora é o quinto colocado na tabela. A equipe do técnico espanhol Félix Sánchez conquistou sua segunda vitória, mas soma apenas três pontos, já que começou a competição com três a menos por sanção imposta pela Corte Arbitral do Esporte, em decorrência da escalação indevida do jogador Byron Castillo na última edição. La Tri segue sua trajetória nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 em casa, contra a Colômbia, na terça (17), às 20h30 (de Brasília), no Casa Blanca, em Quito.
Bolívia perde mais uma e segue lanterninha das Eliminatórias
A derrota no fim manteve a Bolívia na lanterninha das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 na América do Sul. O time do técnico argentino Gustavo Costas marcou apenas dois gols e sofreu 10. Nem a altitude têm ajudado a seleção, que agora enfrenta o Paraguai, no Defensores del Chaco, na terça (17), às 19h30.
Estatísticas de Bolívia 1 x 2 Equador – Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026
- Posse de bola: Bolívia 46% x 54% Equeador
- Chutes: Bolívia 12 x 8 Equador
- Chutes a gol: Bolívia 5 x 4 Equador
- Gols: Equador – Kendry Páez (44′) e Kevin Rodríguez (95′); Bolívia – Rodrigo Ramallo (82′)