Premier League

Chelsea reforça seu setor mais carente ao contratar Wesley Fofana, do Leicester, por £ 70 milhões

Zagueiro francês de 21 anos, Fofana é um reforço importante para um setor que tinha uma clara lacuna no elenco comandado por Tuchel

O Chelsea confirmou a contratação do zagueiro Wesley Fofana, de 21 anos, que chega do Leicester por £ 70 milhões, além de £ 5 milhões variáveis por desempenho. Ele chega para reforçar o setor mais carente do elenco, a defesa. Era muito claro que a equipe sentia falta de mais nomes de peso no setor, que hoje é composto por Thiago Silva e Kalidou Koulibaly. Fofana assinou contrato de sete anos com o Chelsea, até junho de 2029.

Com 1,90 metro de altura, Fofana era jogador do Leicester desde 2020, quando foi contratado do Saint-Étienne, clube que o formou como jogador. Jogou pela seleção sub-17 e sub-21 da França, pela qual jogou em junho deste ano, em jogos das eliminatórias do Europeu Sub-21. É um jogador promissor, Jogou nos dois primeiros jogos do Leicester na Premier League e foi muito bem. Entre suas principais características está a alta capacidade de interceptação de bolas, além de ser ótimo no jogo aéreo.

O Leicester recusou três propostas por Fofana antes de aceitar a quarta. Duas propostas foram de cerca de £ 60 milhões, com pequenas variações sobre as cláusulas adicionais, e a terceira de cerca de £ 60 milhões e mais £ 10 milhões em adicionais. O Leicester só aceitou quando a proposta de pagamento inicial subiu para £ 70 milhões, reduzindo o valor dos adicionais.

O Chelsea venceu o Leicester por 2 a 1 no último sábado, quando as negociações tinham se intensificado. O técnico Brendan Rodgers tinha afastado Fofana, que treinava separado depois de pedir para ser negociado com o Chelsea. Rodgers comentou sobre a situação do jogador após a derrota diante dos Blues.

“Acho que é o mesmo com qualquer jogador. Se eles decidem que querem se transferir e eles veem seu futuro em outro lugar, é sempre melhor fazer isso o mais rápido possível. Você trem que preparar o time para substituir aquele jogador. É apenas normal, todo técnico te dirá o mesmo. Não acho que beneficia ninguém que isso se arraste”, comentou.

O anúncio nesta quarta-feira encerra essa janela, que já durava algumas semanas. O acordo foi fechado no próprio sábado e Fofana viajou até os Estados Unidos na segunda-feira para fazer exames médicos e assinar o seu contrato.

Wesley Fofana é anunciado pelo Chelsea (divulgação)

“Os últimos dois dias foram realmente grandes dias para mim. Estou muito feliz. Treinei nesta manhã com o time e é um sonho para mim. Estou muito empolgado para começar a jogar para os torcedores e para o clube. Estou aqui para ganhar títulos, a Champions League, Premier League, Copa da Inglaterra, Copa da liga, tudo. Vim aqui para ganhar e o clube está construído para ganhar troféus, então estou aqui para continuar isso”, afirmou Wesley Fofana ao site do Chelsea.

Fofana é a sétima contratação do Chelsea na temporada e é o terceiro jogador a chegar por £ 50 milhões ou mais, depois de Raheem Sterling e Marc Cucurella. Ainda há negociações do clube para a contratação de Josko Gvardiol, outro zagueiro, este de 20 anos e que é do RB Leipzig. Se fechado, deve ser a última contratação do clube para fechar a sua defesa e ter nomes jovens para assumirem a titularidade, já que seus dois zagueiros titulares são mais experientes.

Com as saídas de Antonio Rüdiger para o Real Madrid e Andreas Christensen para o Barcelona deixaram a defesa com poucos nomes. A chegada de Kalidou Koulibaly foi uma boa contratação, mas ainda faltavam mais jogadores, já que um dos titulares é Thiago Silva, prestes a completar 38 anos. Além de Koulibaly e Thiago Silva, os Blues tinham Trevoh Chalobah e Ethan Ampadu, ambos especulados para sair ainda nesta janela. César Azpilicueta pode atuar como zagueiro quando o time atua com três zagueiros.

Com a contratação de Fofana, o Chelsea chega a um total de £ 250 milhões em gastos na janela de transferências. O clube ainda arrecadou £ 40 milhões em saídas do clube nesta janela.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo