Premier League
Tendência

Chelsea fez um jogo para vencer, mas o Everton brigou até o fim para arrancar o empate

Mesmo sendo melhor a maior parte do jogo, o Chelsea não conseguiu vencer em Stamford Bridge em uma partida de muita raça do Everton

O Chelsea fez um bom jogo contra o Everton, diferente do que vimos a maior parte da Premier League, mesmo assim não conseguiu vencer um rival que teve brio e lutou até o último minuto. O empate por 2 a 2 em Stamford Bridge deixou o Chelsea com gosto de frustração, porque o time fez o bastante para vencer e certamente sentiu isso. O Everton saiu com um empate saboroso, que permite respirar um pouco em uma voraz luta contra o rebaixamento.

O primeiro tempo teve o Chelsea melhor em campo, criando mais, mas tendo dificuldades para concluir em gol. Mesmo com os 72% de posse de bola, o time saiu de campo na primeira etapa sem balançar as redes. Isso até o começo do segundo tempo, quando, enfim, o placar mudou.

Eram sete minutos do segundo tempo quando Enzo Fernández fez o lançamento e a bola veio para o lado esquerdo, onde João Félix recebeu, ajeitou rápido e chutou de pé esquerdo, no cantinho. A bola não foi forte, mas foi incrivelmente precisa: tocou na trave e entrou para colocar 1 a 0 no placar.

Perdendo o jogo, o Everton não teve medo de se jogar ao ataque, liberando mais jogadores para o campo de ataque e fazendo o Chelsea precisar fazer força para marcar. O Everton arrancou o empate aos 24 minutos. Em um escanteio que James Tarkowski desviou de cabeça, Abdoulaye Doucouré apareceu para tocar e igualar tudo: 1 a 1.

Ainda em meio à empolgação do Everton, o Chelsea conseguiu um pênalti a seu favor. Eram 27 minutos quando Reece James tabelou com João Félix e, dentro da área, e Ben Godfrey James Jarkowski derrubam o lateral do Chelsea. O árbitro hesitou por um momento, mas apontou a marca da cal. Ainda houve a checagem sobre a posição de Reece James, que poderia estar impedido. A posição era legal e o pênalti foi confirmado.

Quem assumiu a cobrança, como sempre no Chelsea, foi Kai Havertz. Com a precisão que nos acostumamos a ver, o canhoto alemão cobrou com categoria, deslocou o goleiro Jordan Pickford e saiu para o abraço: 2 a 1. Pela segunda vez no jogo, parecia que o Chelsea tinha encontrado o caminho da vitória em um jogo que era claramente melhor.

Só que o Everton não desistiu e foi buscar novamente o empate. E ele veio de forma catastrófica para os Blues, quando havia pouco tempo para se recuperar. Aos 44 minutos, Abdoulaye Doucouré deu um passe de primeira para Ellis Simms, que foi esperto para tirar da marcação e bater colocado. O goleiro Kepa Arrizabalaga ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol: 2 a 2.

Frustração em Stamford Bridge. O Chelsea ainda foi para cima nos minutos finais, tentando um milagre que ainda rendesse os três pontos. Não conseguiu. O empate foi mesmo o resultado final, comemorado pelos Toffees, que chegaram a 26 pontos e abrem dois da zona do rebaixamento, ainda que os outros times ainda joguem na rodada. O Chelsea fica com 38 pontos, em um 10º lugar que é certamente decepcionante também.

Chelsea

Chelsea
3-4-3
1
Kepa Arrizabalaga
es
33
Wesley Fofana
fr
26
Kalidou Koulibaly
sn
4
Benoit Badiashile
fr
24
Reece James
gb
5
Enzo Fernandez
ar
8
Mateo Kovacic
hr
21
Ben Chilwell
gb
10
Christian Pulisic
us
29
Kai Havertz
de
11
Joao Felix
pt
Substitutos
31
Noni Madueke
gb
32
Marc Cucurella
es
15
Mykhailo Mudryk
ua
23
Conor Gallagher
gb
14
Trevoh Chalobah
gb
30
Carney Chukwuemeka
gb
7
N'Golo Kante
fr
12
Ruben Loftus-Cheek
gb
13
Marcus Bettinelli
gb

Everton

Everton
4-3-2-1
1
Jordan Pickford
gb
23
Seamus Coleman
ie
5
Michael Keane
gb
2
James Tarkowski
gb
22
Ben Godfrey
gb
16
Abdoulaye Doucoure
ml
27
Idrissa Gueye
sn
8
Amadou Onana
be
17
Alex Iwobi
ng
7
Dwight McNeil
gb
11
Demarai Gray
gb
Substitutos
50
Ellis Reco Simms
gb
37
James Garner
gb
19
Vitaliy Mykolenko
ua
4
Mason Holgate
gb
26
Tom Davies
gb
13
Yerry Mina
co
20
Neal Maupay
fr
30
Conor Coady
gb
15
Asmir Begovic
ba
Premier League
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Liverpool

Liverpool

14 11 2 1 18 35
2 Chelsea

Chelsea

15 9 4 2 17 31
3 Arsenal

Arsenal

15 8 5 2 14 29
4 Man City

Man City

15 8 3 4 6 27
5 Nottm Forest

Nottm Forest

15 7 4 4 1 25
6 Aston Villa

Aston Villa

15 7 4 4 0 25
7 Brighton

Brighton

15 6 6 3 3 24
8 Bournemouth

Bournemouth

15 7 3 5 3 24
9 Brentford

Brentford

15 7 2 6 3 23
10 Fulham

Fulham

15 6 5 4 2 23
11 Tottenham

Tottenham

15 6 2 7 12 20
12 Newcastle

Newcastle

15 5 5 5 -2 20
13 Man Utd

Man Utd

15 5 4 6 1 19
14 West Ham

West Ham

14 4 3 7 -9 15
15 Everton

Everton

14 3 5 6 -7 14
16 Leicester

Leicester

15 3 5 7 -9 14
17 Crystal Palace

Crystal Palace

15 2 7 6 -6 13
18 Ipswich

Ipswich

15 1 6 8 -13 9
19 Wolverhampton

Wolverhampton

14 2 3 9 -14 9
20 Southampton

Southampton

15 1 2 12 -20 5
Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo