Chelsea fez um jogo para vencer, mas o Everton brigou até o fim para arrancar o empate
Mesmo sendo melhor a maior parte do jogo, o Chelsea não conseguiu vencer em Stamford Bridge em uma partida de muita raça do Everton

O Chelsea fez um bom jogo contra o Everton, diferente do que vimos a maior parte da Premier League, mesmo assim não conseguiu vencer um rival que teve brio e lutou até o último minuto. O empate por 2 a 2 em Stamford Bridge deixou o Chelsea com gosto de frustração, porque o time fez o bastante para vencer e certamente sentiu isso. O Everton saiu com um empate saboroso, que permite respirar um pouco em uma voraz luta contra o rebaixamento.
O primeiro tempo teve o Chelsea melhor em campo, criando mais, mas tendo dificuldades para concluir em gol. Mesmo com os 72% de posse de bola, o time saiu de campo na primeira etapa sem balançar as redes. Isso até o começo do segundo tempo, quando, enfim, o placar mudou.
Eram sete minutos do segundo tempo quando Enzo Fernández fez o lançamento e a bola veio para o lado esquerdo, onde João Félix recebeu, ajeitou rápido e chutou de pé esquerdo, no cantinho. A bola não foi forte, mas foi incrivelmente precisa: tocou na trave e entrou para colocar 1 a 0 no placar.
Perdendo o jogo, o Everton não teve medo de se jogar ao ataque, liberando mais jogadores para o campo de ataque e fazendo o Chelsea precisar fazer força para marcar. O Everton arrancou o empate aos 24 minutos. Em um escanteio que James Tarkowski desviou de cabeça, Abdoulaye Doucouré apareceu para tocar e igualar tudo: 1 a 1.
Ainda em meio à empolgação do Everton, o Chelsea conseguiu um pênalti a seu favor. Eram 27 minutos quando Reece James tabelou com João Félix e, dentro da área, e Ben Godfrey James Jarkowski derrubam o lateral do Chelsea. O árbitro hesitou por um momento, mas apontou a marca da cal. Ainda houve a checagem sobre a posição de Reece James, que poderia estar impedido. A posição era legal e o pênalti foi confirmado.
Quem assumiu a cobrança, como sempre no Chelsea, foi Kai Havertz. Com a precisão que nos acostumamos a ver, o canhoto alemão cobrou com categoria, deslocou o goleiro Jordan Pickford e saiu para o abraço: 2 a 1. Pela segunda vez no jogo, parecia que o Chelsea tinha encontrado o caminho da vitória em um jogo que era claramente melhor.
Só que o Everton não desistiu e foi buscar novamente o empate. E ele veio de forma catastrófica para os Blues, quando havia pouco tempo para se recuperar. Aos 44 minutos, Abdoulaye Doucouré deu um passe de primeira para Ellis Simms, que foi esperto para tirar da marcação e bater colocado. O goleiro Kepa Arrizabalaga ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol: 2 a 2.
Frustração em Stamford Bridge. O Chelsea ainda foi para cima nos minutos finais, tentando um milagre que ainda rendesse os três pontos. Não conseguiu. O empate foi mesmo o resultado final, comemorado pelos Toffees, que chegaram a 26 pontos e abrem dois da zona do rebaixamento, ainda que os outros times ainda joguem na rodada. O Chelsea fica com 38 pontos, em um 10º lugar que é certamente decepcionante também.
Chelsea

Everton

# | Seleção | J | V | E | D | +/- | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 |
![]() Liverpool |
14 | 11 | 2 | 1 | 18 | 35 |
2 |
![]() Chelsea |
15 | 9 | 4 | 2 | 17 | 31 |
3 |
![]() Arsenal |
15 | 8 | 5 | 2 | 14 | 29 |
4 |
![]() Man City |
15 | 8 | 3 | 4 | 6 | 27 |
5 |
![]() Nottm Forest |
15 | 7 | 4 | 4 | 1 | 25 |
6 |
![]() Aston Villa |
15 | 7 | 4 | 4 | 0 | 25 |
7 |
![]() Brighton |
15 | 6 | 6 | 3 | 3 | 24 |
8 |
![]() Bournemouth |
15 | 7 | 3 | 5 | 3 | 24 |
9 |
![]() Brentford |
15 | 7 | 2 | 6 | 3 | 23 |
10 |
![]() Fulham |
15 | 6 | 5 | 4 | 2 | 23 |
11 |
![]() Tottenham |
15 | 6 | 2 | 7 | 12 | 20 |
12 |
![]() Newcastle |
15 | 5 | 5 | 5 | -2 | 20 |
13 |
![]() Man Utd |
15 | 5 | 4 | 6 | 1 | 19 |
14 |
![]() West Ham |
14 | 4 | 3 | 7 | -9 | 15 |
15 |
![]() Everton |
14 | 3 | 5 | 6 | -7 | 14 |
16 |
![]() Leicester |
15 | 3 | 5 | 7 | -9 | 14 |
17 |
![]() Crystal Palace |
15 | 2 | 7 | 6 | -6 | 13 |
18 |
![]() Ipswich |
15 | 1 | 6 | 8 | -13 | 9 |
19 |
![]() Wolverhampton |
14 | 2 | 3 | 9 | -14 | 9 |
20 |
![]() Southampton |
15 | 1 | 2 | 12 | -20 | 5 |