Premier League

Camarões concede liberação e Onana defenderá United na véspera da estreia na Copa Africana de Nações

Onana fica à disposição de Erik Ten Hag para o jogo contra o Tottenham, em Old Trafford, pela Premier League

Convocado pela Seleção Camaronesa para disputa da Copa Africana de Nações (CAN), André Onana viverá uma verdadeira maratona antes da estreia de seu país na competição. Isso porque, o goleiro do Manchester United defenderá os Red Devils no jogo contra o Tottenham, pela Premier League, no dia 14 de janeiro, 24 horas antes do primeiro jogo de Camarões no torneio de seleções, diante de Guiné.

Manchester United e Onana chegaram a um acordo junto à Federação Camaronesa de Futebol (Fecafoot) com intuito de adiar a liberação do goleiro para Copa Africana. O acordo permitirá que o arqueiro de 27 anos fique à disposição do técnico Eric Ten Hag na terceira rodada da Copa da Inglaterra, diante do Wigan, na próxima segunda-feira (8), e no confronto contra o Tottenham, em Old Trafford. Após o duelo de Premier League, ficou decidido que Onana voe imediatamente para a Costa do Marfim, país sede da competição de seleções.

Ser flexível com Onana estava nos planos da Fecafoot depois que a federação conseguiu persuadir o goleiro a deixar a aposentadoria internacional e ajudar Camarões na campanha de qualificação da Copa Africana de Nações, em setembro de 2023. Vale lembrar que o arqueiro havia encerrado sua carreira na seleção em 2022, após atritos com o presidente da Federação Camaronesa, Samuel Eto'o. Meses se passaram, e Onana não esperava estar envolvido na AFCON quando foi contratado pelo Manchester United, em julho do ano passado.

O desejo de Onana de defender clube e seleção falou mais alto. O goleiro poderia perder seis partidas do United sem o adiamento da liberação. Mas, como citado, convenceu Camarões a aceitar sua chegada tardia à Costa do Marfim.

Os desafios de Camarões na Copa Africana

Camarões integra o Grupo C da Copa Africana de Nações, ao lado de Gâmbia, Guiné e Senegal. A estreia do time comandado por Rigobert Song está marcada para o dia 15 de janeiro, às 14h (horário de Brasília), contra Guiné, no Estádio de Iamussucro, localizado na cidade de Iamussucro, antiga capital da Costa do Marfim.

Vale lembrar que os dois líderes de cada um dos seis grupos da competição avançam para as oitavas de final, bem como os quatro melhores terceiros colocados. Abaixo, confira o calendário de Camarões no torneio:

  • 1ª rodada – Camarões x Guiné – 15/01
  • 2ª rodada – Senegal x Camarões – 19/01
  • 3ª rodada – Gâmbia x Camarões – 23/01

Próximos compromissos do Manchester United

No último sábado (30), o Manchester United sofreu mais uma derrota na Premier League. Perdeu para o Nottingham Forest, por 2 a 1, fora de casa. Com 31 pontos conquistados, os Red Devils ocupam a oitava colocação do certame. Em 20 rodadas disputadas, são 10 vitórias, um empate e nove reveses.

Antes de voltar à carga pela Premier League, a equipe de Eric Ten Hag debuta na Copa da Inglaterra. Na próxima segunda-feira (8), a partir das 17h15 (horário de Brasília), o United encara o Wigan, no JJB Stadium, casa do adversário. Depois disso, terá Tottenham e Wolverhampton pela frente.

  • Wigan x Manchester United – Copa da Inglaterra – 08/01
  • Manchester United x Tottenham – Premier League – 14/01
  • Wolverhampton x Manchester United – Premier League – 01/02
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo