Brighton confia em mais um talento sul-americano: João Pedro, do Watford, vira a contratação mais cara da história do clube
Após gerar muitas expectativas quando surgiu no Fluminense, João Pedro ganhou rodagem no Watford e agora terá perspectivas muito melhores no Brighton

Uma das chaves para o sucesso do Brighton na Premier League é a maneira como o time observa bem o mercado sul-americano. Moisés Caicedo e Alexis Mac Allister estão entre os protagonistas das Gaivotas, enquanto Julio Enciso e Facundo Buonanotte ganham espaço. A legião equatoriana, em particular, ainda conta Pervis Estupiñán e Jeremy Sarmiento. Se nem todos eles vieram diretamente dos clubes da América do Sul, há uma consciência sobre potencial e sobre aquilo que esses talentos podem aportar. E uma aposta para a próxima temporada é brasileira. Nesta sexta-feira, o Brighton oficializou a contratação de João Pedro. O atacante revelado pelo Fluminense estava no Watford desde 2020 e volta à primeira divisão inglesa. Custará um valor estimado em €34 milhões, no que é a contratação mais cara da história do clube.
Em seu anúncio, o Brighton apontou que João Pedro chegará na próxima temporada, com um contrato assinado por cinco anos. Diretor técnico das Gaivotas, David Weir comentou: “João é um alvo do nosso planejamento de longo prazo e também atraiu muito interesse de toda a Europa. Estamos muito satisfeitos pelo acordo com um alvo chave do clube antes da abertura da janela. Isso é ótimo para que João possa se concentrar na nova temporada, com seu futuro definido. Ele é um jovem talento brilhante, tecnicamente muito bom, rápido e com um faro de gol. Complementará muito bem nossa linha de ataque. Também se adaptou bem, com uma boa experiência tanto na Premier League quanto na Championship. Estamos realmente ansiosos por trabalhar com ele”.
Depois de estourar com a camisa do Fluminense em 2019, com algumas atuações de gala em suas primeiras aparições pelo clube, João Pedro se transferiu para o Watford em janeiro de 2020. Custou €11,5 milhões, com a aproximação entre os clubes desde a venda de Richarlison. O garoto teve papel importante na conquista do acesso à Premier League em 2020/21, com nove gols na Championship, mas perdeu espaço na elite e teve destaque esporádico em 2021/22 – em especial, numa ótima exibição contra o Manchester United. Já a temporada atual é a melhor do atacante em números, com 11 gols e quatro assistências pelos Hornets na segundona. O ponto é que o Watford não faz uma boa campanha, no meio da tabela, e não briga pelo acesso.
Ao longo desses últimos três anos, o Watford teve méritos ao segurar João Pedro e investir no desenvolvimento do atacante. Contudo, sem a perspectiva de voltar à Premier League de imediato, o clube prefere ganhar dinheiro e reinvestir no elenco. Além do mais, o atacante também tinha a ambição de retornar à elite. Vai para um ambiente excelente, diante do trabalho que o Brighton faz nas últimas temporadas. É um time com um futebol ofensivo, atrativo e que dá minutagem para os mais novos – tudo o que João Pedro precisa para realmente emplacar na Inglaterra. Mais do que isso, as Gaivotas ainda têm grandes chances de se classificar às copas europeias secundárias – a Liga Europa ou a Conference.
O Brighton perdeu alternativas para o ataque com a saída de Leandro Trossard, após entrar em rota de colisão com o técnico Roberto De Zerbi. A saída do belga não fez necessariamente falta nos últimos meses, mas opções eram bem-vindas. João Pedro chega como um jogador de mobilidade, que pode atuar em diferentes posições no ataque, tanto centralizado quanto aberto como ponta. De certa maneira, supre Trossard e chega como um investimento para o futuro, diante de sua capacidade de se valorizar aos 21 anos. Une-se a uma coleção de figuras promissoras, como Evan Ferguson, centroavante visto com muitas expectativas no Estádio Amex, mas que deve ser lançado com calma aos 18 anos.
João Pedro é o segundo brasileiro que passa pelo Brighton. O zagueiro Bernardo também defendeu as Gaivotas de 2018 a 2021, com 50 partidas pelo clube. O investimento em João Pedro, contudo, indica que o atacante poderá se tornar uma figura central ao time de Roberto De Zerbi. Também mostra como as ambições crescem pelos sucessos recentes. Caberá ao brasileiro corresponder e também aproveitar a vivência de quem já tem mais de três anos de experiência no futebol inglês.