Premier League

Renovação de Bernardo garante estabilidade a um Manchester City em leve mutação

Com contrato renovado até 2026, Bernardo encerra especulações sobre uma possível saída do City e alegra Guardiola

O que um clube que ganhou tudo faz no dia seguinte? O Bayern de Munique, por exemplo, trouxe Pep Guardiola para tentar continuar vencendo de outra maneira, uma artimanha que obviamente não está disponível para o Manchester City. O risco é o elenco cair na complacência, o que o atual campeão da Tríplice Coroa tenta evitar trocando algumas peças, mas manter a espinha dorsal ainda é primordial. E poucos foram mais importantes  nos últimos anos do que Bernardo Silva, que rechaçou especulações recentes renovando contrato até 2026.

A extensão acrescenta apenas uma temporada à permanência de Bernardo Silva no Etihad Stadium, mas é relevante porque ele parecia à espera de uma boa proposta há pelo menos dois mercados. Houve rumores fortes de Barcelona e até uma história de que o PSG ofereceria Neymar em troca do meia-atacante português. O Manchester City não costuma dificultar quando jogadores querem ir embora, mesmo alguns importantes, como Raheem Sterling e Gabriel Jesus que reforçaram rivais ano passado.

Em agosto de 2022, Silva deu entrevista à ESPN quase confirmando que não queria necessariamente ir embora, mas estava aberto a novas experiências.

– Sempre disse que estou feliz aqui, mas não faço ideia do que acontecerá. Vamos ver, sinceramente. Minha relação com o clube é honesta. Fui aberto com eles e ele sabem o que eu quero. Se eu ficar, estou muito feliz e sempre respeitarei este clube e darei meu melhor. Se não ficar, é o futebol e vamos ver o que acontece – disse.

No começo do mês, Guardiola disse que “faria todo o possível” para manter Bernardo Silva e não é difícil entender por quê.

Um dos grandes do Manchester City

Bernardo Silva foi contratado no segundo mercado de Pep Guardiola, depois de uma temporada brilhante pelo Monaco que contava com Kylian Mbappé. Desde então, até teve momentos em que não atuava todos os fins de semana, mas apenas uma vez não disputou pelo menos 34 rodadas de Premier League. Um meia versátil, extremamente técnico e inteligente, é menos um cara de números assustadores e mais aquele jogador que faz várias coisas muito bem, ocasionalmente sendo decisivo.

Guardiola sabe que pode confiar nele para atuar em mais de uma posição. Chegou como um meia aberto pelos lados e foi bastante utilizado nas pontas, mas também como meia central, primeiro volante e até centroavante quando Guardiola jogou sem um de ofício. Na temporada da Tríplice Coroa, teve um papel importantíssimo ao equilíbrio coletivo como um ala-direito com funções defensivas e ofensivas.

– Tive seis anos incríveis no Manchester City e estou feliz por estender meu tempo aqui. Conquistar a Tríplice Coroa na última temporada foi extremamente especial e estou empolgado por fazer parte de um time que tem tanta fome e paixão. Sucesso significa que você quer ainda mais e este clube me dá a oportunidade de continuar vencendo. Eu amo o treinador, meus companheiros e os torcedores e espero que possamos compartilhar ainda mais memórias nos próximos anos – afirmou.

Bernardo Silva esteve presente em todas as conquistas da Era Guardiola – com exceção da Supercopa da Europa, na qual foi desfalque por lesão.

  • Premier League (2017/18, 2018/19, 2020/21, 2021/22, 2022/23)
  • 
Champions League (2022/23)
  • Copa da Inglaterra (2018/19, 2022/23)
  • 
Copa da Liga Inglesa (2017/18, 2018/19, 2019/20, 2020/21)
  • Supercopa da Inglaterra (2018, 2019)

Uma leve reformulação

O City estava preparado para perder Ilkay Gündogan, capitão da Tríplice Coroa e cujo contrato chegava ao fim. Riyad Mahrez recebeu a famosa proposta irrecusável da Arábia Saudita e também foi embora, deixando um vácuo pelos lados – que já não estavam muito abastecidos. Mateo Kovacic foi uma barganha, aproveitando a liquidação do Chelsea, para reforçar o meio-campo. Josko Gvardiol custou caro, mas é um dos melhores jovens do mundo e encaixa perfeitamente no novo sistema tático de Guardiola, que conta com a versatilidade de seus defensores para atuarem por dentro ou como laterais.

Mais dois jogadores ainda devem chegar. Lucas Paquetá estava na lista de interessados antes de começar a ser investigado por violações de regras de aposta. O City desistiu do negócio e estaria de olho em Matheus Nunes, do Wolverhampton, ou Eberechi Eze, do Crystal Palace. Jérémy Doku deve chegar em breve para ocupar a vaga nas pontas deixada por Mahrez. Provavelmente serão quatro novas caras, a maioria cheia de juventude, para energizar o campeão da Tríplice Coroa que continua sedento.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo