Arteta sobre o jogo com o Manchester City: “Este nível exige uma perfeição absoluta em cada bola”
Duelo entre Arsenal e Manchester City tem cara de final, mas técnico diz que o resultado não irá decidir o título

O Arsenal chega ao duelo contra o Manchester City pela Premier League, nesta quarta-feira, com cinco pontos de vantagem. É uma vantagem ilusória, porém. Isso porque o City tem dois jogos a menos, os comandados de Pep Guardiola podem ultrapassar os rivais se vencer os dois jogos. O técnico Mikel Arteta não acredita que o jogo definirá a Premier League, mas contou o quanto considera que é importante o jogo.
“Obviamente a crença está aqui. Quando vejo como eles treinaram, com eles reagiram depois disso, o clima no vestiário, como eles estavam defendendo um ao outro em todos os momentos”, afirmou Arteta. “Nós realmente queremos isso e iremos mostrar isso amanhã à noite. Então, você tem que entregar desempenho no momento certo, o desempenho certo e tem que ser perfeito, porque é isso que este nível exige, uma perfeição absoluta em cada bola”, explicou o treinador.
Arteta deve ter problemas para escalar o time. Granit Xhaka é dúvida no meio-campo, depois de ficar fora do empate por 3 a 3 com o Southampton na última sexta-feira. William Saliba deve perder os dois próximos jogos também. Ele tem uma lesão nas costas que tem sido difícil de recuperar.
“Não houve uma real melhora no caso dele, então ainda estamos esperando. Ainda estamos esperançosos, mas outra semana passou e ele não foi capaz de treinar com o time. Deixarei para os médicos explicarem”, informou Arteta. “No momento, não o temos disponível. Estamos nos preparando para o jogo sem ele e provavelmente no próximo jogo que virá também. Vamos semana a semana no momento”.
Dois dos jogadores que Arteta mais confia para trazer experiência a um elenco muito jovem são Oleksandr Zinchenko e Gabriel Jesus, que mesmo ainda sendo jovens, com 26 e 25 anos, respectivamente, vem de um clube com experiência em vencer, que é justamente o adversário da semana, Manchester City. O próprio Arteta vem do Manchester City, onde foi auxiliar de Guardiola.
“De uma forma muito natural. Quando eles vieram, porque por estarem onde ele estavam, depois de duas ou três semanas, eles disseram: ‘Podemos ganhar esta liga’. Não é algo que nós começamos a sentir ou eles tentaram transmitir a ideia, está acontecendo desde agosto. Não é algo que você só possa confiar a eles agora, esse processo está acontecendo por um longo tempo”, disse Arteta.
O Arsenal não estava cotado para brigar pelo título. Mesmo assim, tem liderado a disputa há muito tempo e se estabeleceu como um candidato forte, ainda que esteja titubeando nas últimas rodadas. “Sabíamos desde o começo que o City era o time a ser batido, junto com o Liverpool, por causa do que esses times fizeram nos últimos anos. Eles merecem totalmente o crédito por estarem no topo. Queríamos diminuir a diferença o quanto pudéssemos e estamos cabeça a cabeça com eles”, analisou o técnico do Arsenal.
“Sabíamos que teríamos que ir ao Etihad, sabemos que depois disso teremos mais cinco jogos difíceis. Sabemos que será um jogo enorme. Isso irá definir a temporada? A resposta é não. Se vencermos amanhã à noite, não teremos já vencido. Mudaria a porcentagem um pouco, mas cinco jogos nesta liga, com os jogos que ainda temos que jogar, ainda seria complicado”, explicou o treinador dos Gunners.
Mesmo tendo trabalhado com Guardiola por três anos, Arteta não acha que tem alguma vantagem nesse duelo. Ele só venceu uma vez o Manchester City em nove duelos com o rival, na semifinal da Copa da Inglaterra de 2020.
“Obviamente estamos trabalhando nas suas qualidades e fraquezas e sabemos onde elas estão. A questão é que um time como o City, isso começa com o goleiro. Ele é uma ameaça quando a bola está com ele. Você tem que controlar cada um deles”, afirmou.
“Apenas focamos em nós. Sabemos o que eles querem fazer e tentarão fazer. Eles podem fazer diferentes coisas. Eles jogam com uma caixa interna, podem jogar com um diamante, eles podem construir o jogo com três, eles podem ser assimétricos de um lado, eles podem colocar Bernardo na direita e jogar com um diamante com Kyle Walker mais à frente. Eles podem fazer muitas coisas que você tem que ser capaz de se adaptar e focar em certos princípios para levar o jogo onde você quer”.
Um dos pontos de destaque do time de Pep Guardiola é Erling Haaland. O centroavante se tornou um dos mais letais do mundo e com números que são assustadores: são 48 gols em 42 jogos em todas as competições, sendo 32 gols em 28 jogos só na Premier League.
“Quando você olha para os números, não há comparação com ninguém mais. Ele é capaz de produzir isso porque o time está armado do jeito certo para ele, os jogadores que ele tem ao seu redor, o modo como ele é treinado, as qualidades que têm. Há muitas coisas que tem que estar no lugar certo”.
“Com ele, eles têm a capacidade de jogar de formas diferentes, quando você joga realmente longe do seu gol, eles têm a capacidade de explorar os espaços abertos e quando eles estão atacando blocos mais recuados eles têm uma abordagem diferente porque eles são um time muito físico agora”, afirmou ainda Arteta.
Manchester City e Arsenal se enfrentam nesta quarta-feira, dia 26 de abril, às 16h, com transmissão da ESPN e Star+. Confira a prévia do jogo e veja a Programação de TV para mais jogos.