‘Pessoalmente, eu amo’: Arteta defende comemoração do Arsenal após polêmica com Liverpool
Arteta usou sua coletiva para explicar que o Arsenal não provocou o Liverpool, e sim apenas ficou feliz com a vitória na Premier League

O Arsenal bagunçou a briga pelo título da Premier League ao vencer o Liverpool por 3 x 1 no último domingo (4), no Emirates Stadium, pela 23ª rodada. O triunfo foi o mais importante da temporada dos Gunners, pois o resultado diante de um adversário direto pelo campeonato pode dar um ânimo a mais. Não à toa, isso foi muito comemorado dentro de campo.
Martin Odegaard was loving life after Arsenal beat Liverpool ?? pic.twitter.com/9BBwifQCex
— Mail Sport (@MailSport) February 4, 2024
O problema é que, quase uma semana depois, a partida ainda tem sido motivo de debate por conta de uma polêmica. Isso porque as celebrações do Arsenal – sobretudo de Martin Odegaard e Mikel Arteta – irritaram parte da imprensa britânica, que enxergou essa postura como uma forma de provocação aos Reds. Por conta disso, o técnico dos Gunners usou sua entrevista coletiva para sair em defesa de seu grupo.
Tudo começou quando Arteta foi comemorar com a torcida do Arsenal a vitória sobre o Liverpool após o apito final. Diante das arquibancadas, o treinador mexeu os braços para inflamar os torcedores. Contudo, a celebração foi entendida como uma ‘cutucada' a Jürgen Klopp, pois os gestos do espanhol se assemelhavam aos do alemão quando ele vai para a frente dos fãs dos Reds.
Mikel Arteta pumping up the crowd after a BIG home win! ? #ARSLIV pic.twitter.com/9PTpqbxCAo
— NBC Sports Soccer (@NBCSportsSoccer) February 4, 2024
Como resposta, Mikel Arteta deixou claro que não sabia da repercussão negativa de sua comemoração no Arsenal. O treinador espanhol também reforçou que não “celebrou demais”, apenas ficou feliz com o importante triunfo dos Gunners na caça ao líder da Premier League – o próprio Liverpool, que tem dois pontos a mais:
“Eu não sabia nada sobre isso (as críticas). Mas eu adoro isso (comemorar). Pessoalmente, eu amei porque traz muita paixão e emoção ao jogo quando é feito de uma forma natural e única. Eu acho ótimo, mas é minha opinião e outras pessoas podem pensar algo diferente”.
Arteta vai além na polêmica entre Arsenal-Liverpool na Premier League
Arteta ainda foi além na polêmica entre Arsenal x Liverpool na Premier League. O técnico relembrou que já viu outros treinadores “ajoelhados dentro de campo” após uma vitória no campeonato, ou invadindo a linha lateral para comemorar um gol. Em meio a esse cenário, o espanhol explicou que sua alegria nos Gunners diante dos Reds se dá devido à dificuldade em vencer na competição:
“No ano passado tivemos muitos jogos com treinadores e equipes comemorando muito. É tão difícil vencer nesta liga. Com certeza foi um grande jogo para nós e já dá para perceber o quanto isso significou desde o (primeiro) apito. O estádio e o ambiente já eram muito diferentes. Foi um grande dia”.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Arteta explica comemoração de Odegaard
Outra comemoração que deu o que falar na última rodada da Liga Inglesa foi a de Odegaard. O capitão do Arsenal pegou a máquina fotográfica do fotógrafo oficial da equipe para registrar algumas imagens após o triunfo sobre o Liverpool. A ação do meia norueguês foi mal vista por alguns comentaristas, principalmente Jamie Carragher – que é ídolo dos Reds:
“Vai para o túnel, simplesmente. Ganhou um jogo, três pontos, esteve brilhante. De volta à corrida pelo título, vai para o túnel. Estou falando sério, honestamente (…) Aproveita de todas as maneiras, mas aproveita sendo disciplinado”, reclamou o comentarista da Sky Sports.
Martin Odegaard chegou a se justificar após a reação negativa, argumentando que sua celebração não teve nada de mais. Arteta acompanhou o capitão dos Gunners e explicou a comemoração do meia. O treinador do Arsenal apontou a relação de amizade do jogador com o fotógrafo, que está no clube desde 2001. Para acabar com a polêmica, o espanhol disse – de novo – que a atitude não foi para provocar o Liverpool:
“Isso é algo que acontece porque eles têm uma relação que vem do que fazem todos os dias aqui no centro de treinamento”.