Premier League
Tendência

Arteta diz que o Arsenal aceitaria estar nessa posição da Premier League se fosse oferecido antes da temporada

Segundo colocado, um ponto atrás do Manchester City com um jogo a mais disputado, Arteta pediu que não se perca de perspectiva o que o clube está fazendo na temporada

O Arsenal vive com um sentimento contraditório na temporada. Por um lado, extremamente frustrado por sentir que o título parece escapar das mãos depois de meses parecendo que poderia ser campeão. Por outro lado, a campanha do time é histórica e já leva os Gunners à Champions League com sobras. O técnico Mikel Arteta foi perguntado sobre isso e fez questão de ressaltar o quanto o time tem ido bem nesta temporada.

Perguntado se aceitaria estar na posição que está hoje na liga, em segundo lugar, um ponto atrás do Manchester City e com um jogo a mais disputado, se fosse oferecido em maio do ano passado, o técnico não teve dúvidas. “Sim e acho que na próxima temporada faríamos o mesmo. Aceitaríamos isso na próxima temporada, todos nós, para estar na mesma posição. É por isso que não podemos perder isso de perspectiva”.

“Muitas pessoas fizeram um trabalho incrível para estarmos na posição que estamos agora. Com seis jogos para acabar, já estamos classificados para a Champions League. Isso não aconteceu por uma década neste clube. Somos o elenco mais jovem da liga”.

“Ainda estamos chateados [pela derrota ao Manchester City] e não estamos aceitando isso. Queremos mais. Esse é o melhor mantra que podemos ter, ir atrás do que queremos e terminar a temporada para tentar ganhar a Premier League”, continuou o técnico.

“Esta é a liga mais competitiva que eu vi em 22 anos, sem dúvida, e estamos na disputa. Estou muito orgulhoso do clube e todo mundo que está contribuindo a cada dia para fazer o que fazemos. Mas ainda não podemos aceitar onde estamos. Temos que fazer muito melhor porque o nível é o que é”, continuou.

“Aprendi muito nos últimos 10 meses sobre elenco. Outro dia [contra o Manchester City], se tratava mais do nível que podemos produzir no dia, o nível que ainda temos que subir nessas ocasiões, e o que é necessário para vencer essas partidas. “Mas também ter orgulho do que a equipe fez e de como estamos lidando, ficar lá por 10 meses frente a frente com eles”, disse o treinador do Arsenal.

Arteta também foi perguntado sobre possíveis decisões difíceis que terá que tomar na próxima temporada, com saídas e contratações. “São sempre decisões difíceis. Seja para contratar ou outras decisões. Alguns jogadores às vezes não querem continuar conosco, alguns funcionários. É sempre duro, especialmente quando você tem bons relacionamentos com esses indivíduos, mas estamos aqui para vencer”.

“Esse é o propósito de todo mundo no clube. Temos que vencer e para vencer temos que fazer do nosso jeito e para fazer isso, temos que tomar decisões”, afirmou o treinador. O time tomou algumas decisões no meio da temporada, como a contratação de Leandro Trossard do Brighton vindo do Brighton, Jakub Kiwior do Spezia e Jorginho do Chelsea, em um total de £59 milhões gastos.

“Estamos muito felizes com o que fizemos. Tentamos maximizar o que poderíamos fazer. Temos que nos esforçar o tempo todo para buscar o melhor e temos que continuar a fazer isso. Temos que realmente sermos humildes em reconhecer que temos que fazer melhor, mas sabendo quem nós somos, os recursos que temos, o time que temos, o potencial que temos. Se fizermos isso, estaremos no lugar certo”.

O Arsenal enfrenta o Chelsea nesta terça-feira, às 16h, com transmissão na ESPN e Star+. Confira a prévia do jogo e veja onde assistir todos os jogos da semana na Programação de TV.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo