Premier League

Arsenal teve os nervos no lugar para levar a melhor sobre um valente Leeds

Gol de Saka abriu os caminhos para os Gunners, que ainda viram Bamford desperdiçar um pênalti

O Arsenal suou frio em vários momentos neste domingo (16), mas saiu com a vitória e a liderança de Elland Road. Em um duríssimo jogo contra o Leeds, que incomodou até o minuto final, os Gunners venceram o Leeds pela margem mínima e com algum sofrimento por conta de lances capitais.

Logo de partida, o jogo foi interrompido por falta de energia aos cinco minutos. Durante meia hora, nada aconteceu no gramado. Quando as coisas normalizaram, os dois times entregaram entretenimento de qualidade, com muitas trocas de passe e chances de gol. Ainda que o placar fosse de 0 a 0, teria sido um bom espetáculo.

Disposto a trocar socos com o Arsenal a todo momento, o Leeds não se intimidou com os líderes e fez uma partida agressiva, sempre empurrando a defesa dos Gunners contra a parede. Enquanto isso, o ataque de Mikel Arteta parecia fora de forma e tomando decisões erradas no último terço. Nessa toada, Gabriel Jesus teve uma boa chance na primeira metade, mas de cara para Illan Meslier, chutou por cima do travessão.

O placar saiu do zero na genialidade de Martin Odegaard e na inteligência de Bukayo Saka: o norueguês fez um passe zíper pelo chão e achou Saka infiltrando pela ponta. Com muita qualidade, ele arrematou no canto superior e não deu chances a Meslier. Belo gol de um time que semana após semana continua sendo bastante convincente em sua proposta.

O Leeds sufocou com uma marcação alta e chegou com muita frequência. Mas na hora de finalizar, errava o alvo da meta de Aaron Ramsdale. O goleiro dos Gunners fez quatro defesas e assegurou o resultado em mais uma boa rodada debaixo das traves. Ele teve muito mérito, de fato, mas a melhor chance do Leeds foi desperdiçada por Patrick Bamford, na segunda etapa: o atacante dos Peacocks tirou demais de Ramsdale e chutou rente à trave, quando poderia ter deixado tudo igual em Elland Road, na metade do segundo tempo.

Não pense que acabou aí o sofrimento do Arsenal. Passou o filme na cabeça da torcida, de tantos outros jogos que estavam favoráveis e viraram tragicamente para os rivais. O jogo se encaminhava para o final, no último dos 95 minutos previstos, quando o zagueiro Gabriel Magalhães protagonizou um lance pitoresco. Empurrado por Bamford dentro da área, o brasileiro caiu e, do chão, raspou a sola da chuteira no braço do oponente.

Bamford valorizou o lance e se atirou, para a marcação do pênalti contra o Arsenal. E Gabriel viu o cartão vermelho. Parecia bem óbvio que Gabriel havia agredido Bamford, mas na revisão do VAR, Chris Kavanagh constatou que na verdade, o atleta do Arsenal foi arremessado ao solo pelo adversário, que posteriormente simulou ter sido atingido. Kavanagh anulou o pênalti e retirou o cartão vermelho a Gabriel, punindo-o apenas com o amarelo. Como ficou configurado que o defensor sofreu falta antes, a atitude anti-desportiva não foi suficiente para que o Leeds fosse beneficiado com a penalidade.

Foi de raspão, mas deu tudo certo. O Arsenal segue na liderança e torcendo por um tropeço do Manchester City contra o Liverpool, no jogo que encerra a rodada de domingo na Premier League. É a velha máxima: times campeões precisam vencer mesmo quando não fazem partidas geniais. Nisso, os comandados de Arteta estão tirando nota 10.

O interessante Leeds de Jesse Marsch, com um jogo a menos do que a maioria dos rivais, está rondando a zona de descenso, em 15o lugar, mas pode respirar com mais tranquilidade na próxima rodada, caso vença o Leicester.

Foto de Felipe Portes

Felipe Portes

Felipe Portes é zagueiro ocasional, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo