Premier League
Tendência

Arsenal desperdiça mais uma vantagem de dois gols e West Ham arranca empate que complica o líder

Com um jogo a mais, Arsenal fica com quatro pontos de vantagem e a disputa pelo título fica ainda mais acirrada, com o Manchester City rondando o líder

Parece um filme repetido, mas o Arsenal mais uma vez abriu 2 a 0 no placar e viu a vantagem desmoronar no segundo tempo. Desta vez, os Gunners começaram bem contra o West Ham, conseguiram dois gols e, aos poucos, perderam o controle do jogo, viram o West Ham empatar e ainda correram o risco de perder o jogo. O empate complica os Gunners na disputa pelo título, já que a diferença agora é de quatro pontos, com os Gunners com um jogo a mais – e com o confronto direto entre os dois ainda pendente.

O West Ham vinha de vitória na última rodada, contra o Fulham, o que deu um respiro ao time na luta contra o rebaixamento. O Arsenal vinha de um empate contra o Liverpool que o time tinha aberto 2 a 0. E sob a pressão de saber que o Manchester City venceu o Leicester no sábado.

O Arsenal começou bem a partida, atacante e em cima do West Ham e rapidamente fez 1 a 0. Aos seis minutos, Martin Odegaard fez um excelente passe para Ben White, que foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro. Gabriel Jesus, na segunda trave, só empurrou para o gol vazio, quase em cima da linha.

O melhor momento do Arsenal rendeu outro gol. Aos nove minutos, Gabriel Martinelli tentou cruzar duas vezes e, na segunda, encontrou Odegaard na segunda trave. O norueguês completou de primeira, com o pé esquerdo, e marcou 2 a 0.

O jogo parecia tranquilo e controlado. Assim como na semana anterior. E, como na semana anterior, tudo mudou rapidamente. O West Ham cresceu no jogo, passou a criar chances e, aos 32 minutos, teve um pênalti a seu favor. Said Benrahma cobrou com tranquilidade e categoria: 2 a 1. O gol, evidentemente, animou o West Ham, que pressionou nos minutos finais do primeiro tempo.

No segundo tempo, o Arsenal voltou mais elétrico e, logo a cinco minutos, em um chute de Odegaard na entrada da área, a bola foi bloqueada por Michail Antonio com o braço. O árbitro imediatamente marcou o pênalti. Bukayo Saka foi para a cobrança e… bateu para fora.

O West Ham aproveitou o impulso emocional de ver o rival perder um pênalti para empatar o jogo. Após cobrança de lateral para a área, Gabriel Magalhães afastou a bola, Thilo Kherer colocou na área de novo e Jarrod Bowen aproveitou para finalizar de primeira e marcar: 2 a 2 no London Stadium.

O jogo virou uma troca de chances. Os dois times se abriram um pouco mais. O West Ham passou a acreditar na virada. O Arsenal sabendo que precisava dos três pontos na disputa pelo título.

Aos 20 minutos, Mikel Arteta fez duas mudanças: sacou Gabriel Jesus e Thomas Partey e colocou Leandro Trossard e Jorginho. Uma mudança estranha, porque Jesus estava bem no jogo. Para além do gol, participava bem da partida, mostrava boa presença ofensiva. Saka não ia bem no jogo, mas tirar o jovem atacante poderia parecer jogar o peso do empate nas costas do jogador. Então, Arteta sacou Jesus.

Com posse de bola e tentando manter a cabeça no lugar, o Arsenal insistia. Tinha mais a bola, buscava os espaços no meio da fechada defesa do West Ham. Os Hammers sabiam que batalhar pela posse de bola era difícil, então se postavam para tentar acelerar o jogo quando recuperassem a bola.

Sempre em ataques rápidos, o West Ham assustou. Primeiro, com Bowen, que arrancou pela esquerda, chutou e acabou bloqueado pela defesa. Aos 36, em uma jogada de insistência de Benrahma, ele cruzou para a área e Michail Antonio cabeceou, mas a bola tocou na trave e saiu. Por muito pouco, a virada não veio.

No fim, o empate prevaleceu. O 2 a 2 é pior pelo aspecto psicológico, mais até do que pelos pontos perdidos. O time parece ter problemas para controlar os jogos e as próprias emoções. O time precisará se reerguer pensando nas próximas rodadas. Na próxima sexta, dia 21, o Arsenal volta a campo para enfrentar o lanterna Southampton. Depois, no dia 26, uma quarta, pega o Manchester City, em um jogo que pode ser determinante para a disputa do título.

O West Ham, por sua vez, consegue um ponto que não é o ideal, mas dá moral à equipe. Com 31 pontos, abriu quatro das equipes que estão na zona do rebaixamento. O Nottingham Forest, atual ocupante da 18ª posição, tem 37 pontos.

West Ham
16/04/23 - 10:00

Finalizado

2

-

2

Arsenal

West Ham - Arsenal

England Premier League - London Stadium

West Ham

West Ham
4-2-3-1
1
Lukasz Fabianski
pl
5
Vladimir Coufal
cz
4
Kurt Zouma
fr
24
Thilo Kehrer
de
3
Aaron Cresswell
gb
28
Tomas Soucek
cz
41
Declan Rice
gb
20
Jarrod Bowen
gb
11
Lucas Paqueta
br
22
Said Benrahma
dz
9
Michail Antonio
jm
Substitutos
14
Maxwel Cornet
ci
10
Manuel Lanzini
ar
13
Alphonse Areola
fr
49
Joseph Anang
gb
18
Danny Ings
gb
2
Ben Johnson
gb
12
Flynn Downes
gb
33
Emerson
it
8
Pablo Fornals
es

Arsenal

Arsenal
4-3-3
1
Aaron Ramsdale
gb
4
Ben White
gb
16
Rob Holding
gb
6
Gabriel Magalhaes
br
3
Kieran Tierney
gb
8
Martin Odegaard
no
5
Thomas Partey
gh
34
Granit Xhaka
ch
7
Bukayo Saka
gb
9
Gabriel Jesus
br
11
Gabriel Martinelli
br
Substitutos
21
Fabio Vieira
pt
20
Jorginho
it
19
Leandro Trossard
be
15
Jakub Kiwior
pl
30
Matt Turner
us
10
Emile Smith-Rowe
gb
14
Edward Nketiah
gb
24
Reiss Nelson
gb
97
Reuell Walters
gb
Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo