Premier League

Arsenal exorciza fantasma, vence Aston Villa e mostra que está pronto para ‘sair da fila’

Após sofrer na mão do Villa em 2023/24, clube londrino dá resposta e triunfa na casa do adversário

Se o Arsenal não venceu o título da Premier League na última temporada, isso se deu muito por conta do Aston Villa. Afinal, a equipe comandada por Unai Emery foi a única que bateu os Gunners duas vezes (turno e returno) na competição.

Neste sábado (24), as equipes se enfrentaram de novo, pela 2ª rodada, e o clima de revanchismo tomou conta do lado londrino antes da bola rolar.

Para alívio dos torcedores dos Gunners, o fantasma de Birmingham foi exorcizado.

Em seu primeiro toque na bola ao entrar em campo, o ‘talismã' Trossard venceu Dibu Martínez e abriu o placar no Villa Park. Pouco depois, Thomas Partey fechou a conta: 2 a 0.

O 2023/2024 de Arsenal e Aston Villa na Premier League

Bastava o Arsenal ter vencido uma das partidas contra o Aston Villa para que encerrasse a seca de duas décadas sem título na Premier League. A diferença em relação ao campeão Manchester City foi de dois pontos.

No primeiro turno, os Gunners perderam por 1 a 0 no Villa Park, com gol de McGinn. Já no returno, triunfo de Unai Emery e companhia por 2 a 0, em plano Emirates Stadium — Leon Bailey e Ollie Watkins anotaram os tentos.

Antes do duelo deste sábado (24), Arteta elogiou o adversário e justificou os reveses de 2023/2024. A equipe londrina terminou com o vice-campeonato inglês em 2023/2024, enquanto o Villa assegurou a quarta colocação do certame.

— É simples: eles marcaram e nós não. Nas duas partidas, tivemos uma imensa quantidade de chances. Eles são um time muito bom, muito bem treinado. Dominam todos os aspectos do jogo. Você dá espaço para correrem e eles são fenomenais quando não têm espaços.

Apesar do retrato ruim da última temporada, a realidade é que o Arsenal leva a melhor nos confrontos diretos diante do Aston Villa. Em 205 partidas disputadas na história (incluindo a de hoje), foram 88 vitórias dos londrinos contra 71 do time de Birmingham, além de 45 empates.

Arsenal ‘arame liso' no 1º tempo

Estudo, cautela e marcação forte. O início de Aston Villa x Arsenal foi marcado por ligações diretas e poucas triangulações. Com mais posse de bola, os Gunners tentavam ditar o ritmo da partida, enquanto a equipe de Birmingham procurava jogar na sua característica: explorando o erro do adversário e atacando o espaço.

A verdade é que o Arsenal dominou as ações no 1º tempo, mas foi o Villa quem teve a chance mais clara de abrir o placar. Após erro de Gabriel Magalhães na saída de bola, Watkins recebeu na pequena área, e cara a cara com Raya, chutou para fora.

Ao time de Arteta, faltou contundência e capricho no terço final. Os londrinos controlaram a posse e jogaram majoritariamente no campo de ataque. Entretanto, só colocaram Dibu Martínez para trabalhar uma vez — o goleiro argentino espalmou finalização venenosa de Saka.

Gabriel Magalhães em disputa de bola com Leon Bailey
Gabriel Magalhães em disputa de bola com Leon Bailey (Foto: IMAGO Images)

Trossard e Partey garantem vitória dos Gunners

Veio o 2º tempo, e as propostas de ambos os times continuaram as mesmas: Arsenal com jogo propositivo e Aston Villa no modo reativo, talhado para surpreender nos contra-ataques.

Com menos de 10 minutos na etapa complementar, Onana acertou o travessão e Raya fez milagre ao salvar cabeçada à queima-roupa de Watkins. Os donos da casa levavam mais perigo e pareciam perto do gol.

Bom, só pareciam. Porque quem abriu o placar mesmo foi o Arsenal. Acionado na linha de fundo, Saka cruzou para a área, a defesa do Villa bateu cabeça e Trossard, de primeira, finalizou no cantinho. Vendido no lance, Dibu Martínez nada pôde fazer.

Baqueada, a equipe mandante passou a conceder espaços na defesa. E os Gunners aproveitaram. Em mais uma assistência de Saka, Thomas Partey marcou o segundo e assegurou o triunfo londrino.

Trossard e Partey, os autores dos gols do Arsenal
Trossard e Partey, os autores dos gols do Arsenal (Foto: IMAGO Images)

Próximos jogos de Arsenal e Aston Villa

Villa

  • Leicester City x Aston Villa — Premier League — 31/08
  • Aston Villa x Everton — Premier League — 14/09
  • Aston Villa x Wolverhampton — Premier League — 21/09

Arsenal

  • Arsenal x Brighton — Premier League — 31/08
  • Tottenham x Arsenal — Premier League — 15/09
  • Manchester City x Arsenal — Premier League — 22/09
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo