Premier League

Arsenal aproveita raros erros de Van Dijk e Alisson para, enfim, derrotar o Liverpool de Klopp

O Liverpool não tem mais chance de chegar aos 100 pontos do Manchester City de 2017/18, recorde do Campeonato Inglês, depois de perder para o Arsenal, nesta quarta-feira, por 2 a 1, cortesia de erros dos dois pilares da sua defesa, Virgil Van Dijk e Alisson.

Ambos foram decisivos para impulsionar o Liverpool aos títulos europeu, mundial e inglês nos últimos dois anos e são considerados por muitos os melhores de suas posições, mas falharam claramente nos dois gols do Arsenal.

Considerando que os dois chutes dos gols foram os únicos que os donos da casa deram na partida, e no total foram apenas três, podemos dizer que os erros foram determinantes ao placar e também são mais uma evidência de que o Liverpool não tem encarado os jogos seguintes à conquista do título com 100% de concentração.

Ao Arsenal, foi a primeira vitória contra o Liverpool desde a chegada de Klopp. A última havia sido por 4 a 1, em abril de 2015. Eram cinco derrotas e cinco empates. Chegou a 53 pontos, a dois do Tottenham e a três do Wolverhampton, na briga por vaga na Liga Europa.

Antes e depois, o Liverpool atuou em alto nível, sufocou o Arsenal, como é sua característica, finalizou 24 vezes e exigiu sete defesas de Emiliano Martínez, embora a maioria não tenha sido fruto de situações muito claras.

Ironicamente, o placar quase foi aberto a favor dos visitantes graças a um erro de Martínez, que carimbou Firmino em uma tentativa de sair jogando e, aliviado, viu a bola bater na sua trave direita antes de sair.

Aos 20 minutos, o Liverpool recuperou a bola no meio-campo e tranquilamente construiu a jogada do seu gol. Firmino rolou para Robertson, que cruzou rasteiro para Mané completar.

Os erros vieram no final do primeiro tempo. Pressionado na saída de bola por Reiss Nelson, Van Dijk, reclamando de falta, rolou para Alisson, mas seu passe ficou curto. Lacazette interceptou, driblou o goleiro e empatou.
Depois, Robertson cobrou lateral na direção de Alisson, que saiu jogando errado à esquerda. Lacazette, novamente, interceptou e cruzou para Nelson virar.

O Liverpool deve ter tomado uma sonora bronca de Jürgen Klopp no intervalo porque voltou perto da intensidade que o levou a ser campeão inglês e, logo anos nove minutos, quase empatou a partida. Van Dijk lançou para Arnold, cujo centro rasteiro encontrou Salah. Um drible seco deixou David Luiz com o bumbum no chão, mas Martínez fez a defesa.

A pressão foi se intensificando, ao ponto de o Liverpool ter tido um período de 10 minutos com 90% de posse de bola (terminaria a etapa com 79%), cercando a área do Arsenal perigosamente e com muito volume de cruzamentos.

Chances claras mesmos se limitaram a um chute rasteiro de Minamino perto da trave, uma cabeçada sem força de Salah e, já nos minutos finais, em meio a uma sequência de escanteios, uma boa defesa de Martínez em chute desviado de Alexander-Arnold.

Desde que se sagrou campeão, o Liverpool perdeu do Manchester City, empatou com o Burnley e agora perdeu para o Arsenal, um relaxamento até normal, mas que lhe retirou a possibilidade de bater os recordes do City de dois anos atrás, embora ainda possa igualar o número de vitórias (32).

.

.

Classificações

.

.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo